Corpus Informacional: O Tempo é uma Dimensão?
Poucas ideias científicas tiveram tanto impacto na nossa forma de pensar o Universo como a proposta de que o tempo é uma dimensão.
Hoje, ouvimos frequentemente que vivemos num espaço-tempo de quatro dimensões, onde as três dimensões do espaço se combinam com uma dimensão temporal.
A representação tornou-se tão comum que muitos a aceitam como uma descrição literal da realidade.
Mas será o tempo verdadeiramente uma dimensão fundamental da realidade?
Ou será apenas uma dimensão do nosso modelo, a melhor linguagem de que dispomos para descrever determinados fenómenos?
Através da lente do Corpus Informacional, esta questão merece ser revisitada.
A visão vigente: o tempo como dimensão
Desde a formulação de Minkowski da relatividade, a física descreve o Universo através de um contínuo espaço-tempo.
Nesta perspetiva, o tempo não é tratado como algo separado do espaço: é uma das coordenadas necessárias para localizar um acontecimento.
Se quisermos indicar onde ocorreu um evento, precisamos de dizer:
- onde aconteceu;
- quando aconteceu.
As coordenadas espaciais indicam a posição.
A coordenada temporal indica o momento.
Contudo, o tempo não é uma quarta dimensão espacial.
Na geometria relativística, a coordenada temporal tem um papel e um sinal distintos dos das dimensões espaciais.
É precisamente essa assimetria que permite distinguir intervalos semelhantes a distâncias de intervalos semelhantes a durações.
Esta formulação revelou um enorme poder explicativo.
Permitiu compreender fenómenos como:
- a dilatação temporal;
- a dilatação gravitacional;
- a relatividade da simultaneidade;
- o comportamento dos satélites GPS;
- a evolução do Universo.
A utilidade matemática desta abordagem é indiscutível.
Contudo, existe uma diferença importante entre um modelo útil e uma descrição ontológica da realidade.
Uma coisa é afirmar:
“O tratamento matemático funciona como se o tempo fosse uma dimensão.”
Outra, muito diferente, é afirmar:
“O tempo é literalmente uma entidade fundamental da realidade.”
Nem sempre estas duas afirmações são equivalentes.
O estranho comportamento do tempo
As dimensões espaciais possuem características muito particulares.
Podemos deslocar-nos para a frente ou para trás, para a esquerda ou para a direita, para cima ou para baixo.
Já o tempo parece obedecer a regras diferentes.
Não temos qualquer evidência de que possamos:
- regressar ao passado;
- parar o tempo;
- mover-nos livremente entre instantes.
Mais ainda, enquanto duas pessoas podem ocupar posições espaciais diferentes e observar as mesmas coisas, ninguém consegue observar o futuro da mesma forma que observa uma cidade distante.
O tempo parece comportar-se mais como um processo do que como um lugar.
Esta diferença levanta uma questão simples:
E se o tempo não for uma dimensão semelhante ao espaço, mas a experiência de algo completamente diferente?
A visão do Corpus Informacional
O Corpus Informacional propõe uma inversão conceptual.
Em vez de considerar o tempo uma entidade fundamental, considera que o tempo emerge da evolução e da relação entre estados informacionais.
Por outras palavras:
O Universo não evolui porque o tempo passa.
Nós percebemos o tempo porque o Universo evolui.
A diferença parece subtil, mas é profunda.
Na visão clássica, o tempo é o palco onde os acontecimentos ocorrem.
Na visão informacional, os acontecimentos ou as transformações entre estados, são a realidade fundamental.
A ideia de tempo surge da observação das sucessões ordenadas dessas transformações.
O que sentimos como passagem do tempo corresponderia à atualização contínua das configurações informacionais acessíveis ao observador.
Uma analogia simples
Imagine um livro.
Quando olhamos para o livro fechado, todas as páginas existem simultaneamente.
Mas, quando lemos, apenas experienciamos uma página de cada vez.
Temos então a sensação de sequência:
- antes;
- agora;
- depois.
No entanto, a sequência não está a ser criada pela leitura.
Já estava inscrita na ordem das páginas.
Esta analogia não pretende afirmar que todos os estados futuros já existem num sentido definitivo.
Serve apenas para ilustrar como a experiência de sequência pode surgir da relação entre estados, sem exigir um fluxo temporal independente que corra ao fundo do Universo.
Do ponto de vista informacional, a realidade pode ser entendida como uma sucessão de estados relacionados.
O tempo seria a interpretação consciente dessa sucessão, não necessariamente uma substância cósmica autónoma.
O que medem realmente os relógios?
Esta pergunta raramente é colocada.
Quando um relógio mede um segundo, estará realmente a medir o tempo?
Ou estará apenas a medir uma mudança física repetitiva?
- Um relógio de pêndulo mede oscilações;
- Um relógio atómico mede transições energéticas;
- Um relógio digital conta ciclos eletrónicos.
Nenhum deles mede o “tempo” diretamente.
Todos comparam um processo físico com outro processo físico.
O que chamamos “tempo” pode ser a abstração que construímos para quantificar sequências ordenadas de transformação.
O relógio não deteta uma substância chamada tempo.
Regista mudanças.
O presente existe?
Outro problema surge quando tentamos identificar o presente.
Quanto dura o agora? Um segundo? Um milissegundo? Um nanossegundo?
Quanto mais procuramos o instante presente, mais ele parece escapar-nos.
O agora não possui uma espessura observável.
Na relatividade, a questão é ainda mais complexa: não existe um “agora” universal partilhado por todos os observadores.
Dois acontecimentos separados no espaço podem ser simultâneos num referencial e não simultâneos noutro.
A simultaneidade depende do estado de movimento do observador.
O presente não é, portanto, uma fronteira cósmica comum.
É uma noção ligada à situação física e ao referencial de cada observador.
Na perspetiva do Corpus Informacional, o presente corresponde ao estado informacional atualmente acessível ao observador.
- O passado consiste em estados já registados;
- O futuro consiste em estados ainda não realizados ou ainda não acessíveis;
- O presente é a fronteira entre o registado e o ainda não atualizado.
E a dilatação temporal?
Os defensores da visão tradicional poderão perguntar:
“Mas a relatividade demonstra que o tempo desacelera. Como pode o tempo não ser fundamental?”
A resposta informacional não procura negar os fenómenos observados.
Os efeitos relativísticos são reais e foram confirmados com enorme precisão.
A relatividade mostra que o intervalo próprio entre dois acontecimentos depende da trajectória do sistema e da sua posição num campo gravitacional.
Relógios diferentes podem registar intervalos diferentes.
A questão não é a existência do fenómeno, mas a sua interpretação.
A descrição relativística utiliza a variável tempo para modelar esses efeitos.
Uma descrição matemática eficaz, porém, não obriga necessariamente a concluir que existe uma entidade física autónoma chamada tempo.
A interpretação informacional sugeriria antes que:
O que varia é a taxa com que os estados internos de cada sistema se atualizam em relação aos restantes.
O fenómeno observado permanece o mesmo.
O enquadramento conceptual é que muda.
Importa sublinhar, porém, que esta formulação ainda necessita de uma definição operacional precisa, o que são, exatamente, os “estados informacionais”, o que significa a sua “atualização” e como se mede a sua “taxa” e de previsões quantitativas capazes de reproduzir a dilatação de Lorentz e a dilatação gravitacional.
Sem isso, permanece uma hipótese interpretativa, não uma alternativa física estabelecida.
O tempo pode não ser fundamental?
Esta afirmação costuma provocar desconforto, porque sentimos claramente a passagem do tempo.
Mas também sentimos o nascer e o pôr do Sol, embora saibamos que é a Terra que gira.
A experiência subjetiva nem sempre revela a estrutura profunda da realidade.
O Corpus Informacional não afirma necessariamente que o tempo é uma ilusão.
Afirma algo mais subtil:
O tempo pode não ser um componente fundamental da realidade.
Pode ser uma propriedade emergente da transformação e da relação entre estados informacionais.
Da mesma forma que a temperatura emerge do movimento coletivo das partículas, o tempo poderá emergir da dinâmica coletiva dos estados informacionais.
Esta não é uma ideia sem precedentes.
Na gravidade quântica canónica, por exemplo, a equação de Wheeler–DeWitt não contém um parâmetro temporal externo, o que deu origem ao chamado “problema do tempo”.
Algumas abordagens propõem precisamente que o tempo deve ser reconstruído a partir de relações internas entre graus de liberdade físicos.
A hipótese do tempo térmico segue uma direção semelhante: sugere que o fluxo temporal pode emergir da estrutura dos estados e observáveis físicos, e não de um tempo fundamental previamente dado.
O Corpus Informacional insere-se nesse espaço de interrogação, mas com uma proposta própria: o tempo como expressão da atualização relacional da informação.
Uma mudança de pergunta
Talvez a questão mais importante não seja:
“O que é o tempo?”
Mas sim:
“Porque interpretamos a mudança como tempo?”
Ao longo de séculos, habituámo-nos a imaginar o tempo como um rio que corre.
Talvez seja o contrário.
Talvez o rio seja a própria transformação da realidade, e aquilo a que chamamos tempo seja apenas o nome que damos à nossa experiência dessa transformação.
Se assim for, o tempo deixa de ser necessariamente uma dimensão fundamental do Universo para se tornar um fenómeno emergente da dinâmica informacional que sustenta todas as coisas.
E isso conduz-nos a uma pergunta ainda mais inquietante:
Se o tempo emerge da mudança, o que existiria num Universo onde já não ocorresse qualquer atualização informacional?
Haveria ainda tempo… ou apenas existência?
Fontes
GP-B — Einstein’s Spacetime – Gravity Probe B https://einstein.stanford.edu/
Minkowski spacetime https://en.wikipedia.org/wiki/
en.wikipedia.org › wiki › Four-dimensional_spaceFour-dim
Time in the Special Theory of Relativity https://academic.oup.com/edite
5.2 Relativity of Simultaneity – University Physics Volume 3 … https://openstax.org/books/uni
The definition of “now” – Einstein-Online https://www.einstein-online.in
Gravitational time dilation in extended quantum systems: the case of light clocks in Schwarzschild spacetime https://arxiv.org/html/2204.07
Time in Quantum Gravity – Oxford Academicacademic.oup.com › edited-volume › chapter https://academic.oup.com/edite
The Problem of Time in Quantum Gravity http://www2.yukawa.kyoto-u.ac.
1 Time in Physics https://ar5iv.labs.arxiv.org/h
Emergence of time in quantum gravity https://arxiv.org/html/1203.49
Can Quantum Thermodynamics Save Time? | PhilSci-Archive https://philsci-archive.pitt.e
Is the relativity of simultaneity a temporal illusion? – Oxford Academic https://academic.oup.com/analy
The Return of Absolute Simultaneity and its Relationship to Einstein’s Relativity of Simultaneity https://hal.science/hal-033531
The relativity of simultaneity and presentism https://arxiv.org/pdf/1302.260
[PDF] The relativity of simultaneity between eternalism and presentism https://arxiv.org/vc/arxiv/pap
Conventionality of Simultaneity https://plato.stanford.edu/ent
Relativity of simultaneity https://en.wikipedia.org/wiki/
www.fourmilab.ch · documents · RelativityOfSimultaneityThe Relativity of Simultaneity – Fourmilab https://www.fourmilab.ch/docum
Discovering the Relativity of Simultaneity – University of Pittsburgh https://sites.pitt.edu/~jdnort
Special Relativity Simultaneity – University of Pittsburgh https://sites.pitt.edu/~jdnort
The Relativity of Simulatneity https://www.marxists.org/refer
Special Relativity Simultaneity https://sites.pitt.edu/~jdnort
Nota do Autor
Este artigo foi desenvolvido no quadro do Corpus Informacional, teoria original do autor, e não recebeu financiamento externo. A análise das implicações teóricas é da responsabilidade exclusiva do autor.
Correspondência: vitor.lima@crivosoft.pt

