14 Benefícios da Página de Fãs do Facebook
As empresas, seja qual for a sua dimensão, podem atrair clientes com o Facebook, desde que entendam a plataforma e a usem convenientemente.
O primeiro passo para a sua utilização correta é entender os benefícios da página de fãs do facebook, a melhor forma das empresas tirarem proveito desta rede social onde se encontram 1,5 mil milhões de utilizadores em todo o mundo.
Lista de Benefícios
Para sua avaliação, juntamos uma lista de alguns benefícios:
1. Páginas de Fãs (Fan Pages) são Grátis
É possível criar Páginas de Fãs de forma totalmente gratuita, pelo que não existe obstáculo financeiro à sua criação.
2. Número de Amigos (Friends) é Ilimitado
As páginas pessoais estão limitadas a 5 000 amigos, o que é manifestamente pouco para a dimensão e ambição de algumas empresas. Com as Páginas de Fãs desaparece a limitação ao número de amigos.
3. URL Pode Ser Personalizado
A partir dos 25 fãs (Likes à sua Página de Fãs), pode personalizar o URL da sua página, substituindo o autogerada pelo Facebook, normalmente formado por vários algarismos no final, por um nome com significado para o seu negócio.
4. Resultados nos Motores de Busca São Influenciados
As Páginas de Fãs são indexadas o que lhe permitirá aparecer em determinadas pesquisas.
5. Transmite Imagem mais Profissional
Uma marca que se apresente numa página pessoal, transmite falta de profissionalismo e infringe as boas práticas do facebook, com eventual possibilidade de penalizações futuras.
6. Pode Separar Vida Privada da Profissional
Com uma Página de Fãs separa os assuntos da empresa dos seus assuntos pessoais, podendo inclusive, manter estes últimos privados.
7. Dispõe de Funções de Administração
As Páginas de Fãs permitem que várias pessoas possam nela trabalhar, de acordo com as permissões que lhe forem atribuídas
8. Tem Acesso a Dados Analíticos do Facebook
A informação que o Facebook fornece sobre os posts publicados numa Página de Fãs, permitem-lhe saber quais os que estão a obter melhores resultados e com essa informação melhorar as suas publicações futuras
9. Alarga a Possibilidade de Tagging
O tagging consiste em identificar uma pessoa num post ou fotografia que partilhe. Apenas os amigos podem fazer tagging nas páginas pessoais, enquanto nas Páginas de Fãs, tanto os fãs como outras Páginas de Fãs o podem fazer, o que permite aumentar a exposição.
10. Pode Fazer Promoções
As páginas pessoais não permitem fazer concursos e promoções e estas contribuem para maior envolvimento dos utilizadores com a sua marca/empresa.
11. Pode Usar Ads
Pode-se promover uma Página de Fãs, com anúncios (ads), mas não é possível fazer o mesmo com as páginas pessoais. Os anúncios no facebook são conhecidos por atingirem com precisão a audiência alvo.
12. Torna-o mais Competitivo
Se os seus concorrentes não têm ainda uma Página de Fãs, pode ultrapassá-los e aqueles que já a têm deixarão de beneficiar dessa vantagem.
13. Permite Atingir a News Feed dos seus Fãs
Se actualizar a sua Página de Fãs regularmente, com conteúdos variados, irá atingir a News Feed dos seus fãs.
14. Permite Agendar Posts
Para ter uma cadência regular de publicações, podemos agendar os posts para a data/hora mais adequada.
Conclusão
A lista apresentada não esgota as vantagens das Páginas de Fãs do Facebook, quando comparadas com as páginas de perfil, mas acreditamos ser suficiente para a sua tomada de decisão.
Se está interessado em saber mais sobre este tema, solicite, no banner abaixo, o seu infográfico “18 Passos para Otimizar a Página de Fãs no Facebook da sua Empresa”.