4 Regras para Criar Conteúdos para Uma Audiência no Facebook
1. Tipos de conteúdo para atrair clientes no Facebook
Se pretende atrair clientes com o Facebook para a sua empresa, não pode apenas publicar conteúdos de vendas, por mais estranha que esta nossa afirmação lhe possa parecer.
Toda a estratégia para criar conteúdos para uma audiência no Facebook deve ser baseada na utilidade e no valor do conteúdo para essa audiência e não para falar de si ou dos seus produtos.
Assim, para gerar leads (contatos), pode optar pelas seguintes duas formas:
- Directa: partilhando conteúdos ligados a páginas especiais, com um formulário de recolha dos contatos, tais como:
- Ebooks;
- Whitepapers;
- Templates;
- Checklists.
- Indirecta: partilhando conteúdos, amigavelmente, sem um formulário associado, tais como:
- Fotos;
- Álbuns de fotos;
- Artigos de blogues;
- Vídeos do Youtube;
- Convites para eventos.
2. Definição dos objetivos de comunicação
A chave para gerar leads no Facebook, assim como noutras redes sociais, será fazer publicações de conteúdos variados, que estejam de acordo com os objectivos de comunicação com a nossa audiência, em vez de serem idealizados para gerar contactos ou vendas.
Esses objectivos de comunicação, tão importantes como os de vendas, centram-se no cliente, na sua relação com a nossa empresa e com as questões relacionadas com o nosso negócio e incluem:
- Apoio à tomada de consciência sobre um tema;
- Satisfação do cliente;
- Envolvimento (comentários, likes, partilhas);
- Buzz (disseminação de propaganda de um produto ou serviço através de cadeias de consumidores).
É vital que a nossa audiência interaja com os nossos conteúdos, o que só será possível se eles forem realmente valiosos para ela.
É também necessário balancear entre geração de leads directas e indirectas, para que o objectivo de não sermos intrusivos, ou aborrecidos, seja alcançado, uma vez que sem pessoas a olhar para os nossos conteúdos, não teremos tráfego, nem contactos, o que em última análise significa não termos novos clientes.
3. Conteúdos úteis para os clientes produzem melhores resultados
Para suportar o que acabamos de escrever, existem evidências de que quando publicamos conteúdos focados no produto podemos obter leads qualificadas, mas poucas, ao passo que quando publicamos conteúdos educacionais, aumentamos o número de leads.
É ainda importante distinguir entre objectivos da nossa posição no Facebook, que são a geração de leads e a sua transformação em clientes e objectivos de cada um dos conteúdos, que podem ser:
- Encorajar comentários;
- Conseguir partilhas (shares);
- Espalhar a mensagem.
Com efeito, mais likes, mais comentários e mais partilhas, significam mais possibilidades de obtermos leads e estas são necessárias para a obtenção de novos clientes.
4. Conteúdos visuais são melhor sucedidos
Por último, independentemente do que estamos a tentar comunicar, devemos fazê-lo visualmente e existem evidências de que uma foto será sempre melhor, para esse efeito, do que um vídeo ou um link.
Assim, o ideal para uma publicação no Facebook, por exemplo, será:
- Uma imagem personalizada de 960×960 pixeis;
- Um texto breve no sub-título;
- Um URL curto para uma página.
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