5 Tipos de Conteúdo para Geração de Leads no Facebook
Estratégia de conteúdos
Quando pretendemos atrair clientes com o Facebook, ou qualquer outra rede social, devemos pensar na estratégia de conteúdos e de geração de leads que teremos que implementar para concretizar esse objetivo.
Se não tivermos uma ideia concreta sobre o que devemos fazer, seguir aquilo que fazem os líderes de mercado, com adaptações a cada caso específico, pode ser uma boa decisão.
De uma maneira geral, o sucesso passa por criar conteúdos que deverão ser entendidos pela nossa audiência como úteis e valiosos.
Isto significa que quando estamos a criar um conteúdo, quer seja um post num blogue, uma apresentação, ou um ebook, devemos pensar acima de tudo na utilidade desse conteúdo para os clientes que pretendemos atrair.
Mas não basta criar conteúdos valiosos para a nossa audiência, para sermos bem sucedidos, é necessário também concentrar-nos na estratégia de geração de leads no Facebook, ou qualquer outra rede social.
Tipos de conteúdo a usar para geração de leads
Para suportar a estratégia, podemos socorrer-nos de diversos meios, ou instrumentos, de geração de leads, entre os quais:
1. Ebooks
2. White Papers, Guias e Templates
Para efeitos empresariais, trata-se de documentos originais usados como a ferramenta de marketing ou de vendas, tendo em vista ajudar a entender como funciona um conceito ou tecnologia.
3. Checklists
As checklists são listas de verificação de tarefas que devem ser lembradas e/ou seguidas pelos clientes, para que estes possam ser bem sucedidos em situações complexas que não dominam completamente.
4. Posts em Blogues
Em termos gerais, um post é uma mensagem que se publica numa página da internet.
Para ser eficaz, um post deve ser criado tendo em vista criar consciência sobre um tema, esclarecer problemas ou dúvidas, atualizar informação relevante, entre outras, mas tendo sempre em vista a sua relevância para um cliente-tipo da empresa.
5. Webinars
Trata-se de um seminário realizado através da web, com comunicadores e assistência e em que a interação entre eles está normalmente limitada a um chat, usado para colocar questões.
Uso dos conteúdos na geração de leads
Todos estes diferentes tipos de conteúdos deverão ser promovidos de forma única e apelativa, nos diferentes mídias sociais, umas vezes desenvolvendo um ponto específico de um conteúdo longo, outras sintetizando esse mesmo conteúdo, mas remetendo sempre para o original.
O aspecto visual é determinante, devendo ser criadas imagens próprias, que fiquem na retina dos visitantes, quando estes nos visitam no Facebook, ou em qualquer outra rede social.
Por último, a mensagem promocional deve abrir o apetite de quem nos visita, para desejar descarregar, para os respectivos computadores, caso preencham um formulário, o conteúdo mais longo e aprofundado.
Se desejar saber mais sobre este tema, solicite o eBook grátis, Como Atrair Clientes com o Facebook: