7 Vantagens do Marketing Automático
Está hoje ao alcance de qualquer empresa reduzir o tempo gasto a idealizar, criar e acompanhar campanhas de marketing online, caso optem por usar plataformas de marketing automático.
Para além desse ganho de competitividade, existem outras vantagens associadas a estas plataformas, como a melhoria do controlo das campanhas, a redução da carga administrativa, a redução da necessidade de intervenção dos técnicos de informática, entre outras.
Neste artigo apresentamos-lhe algumas das vantagens do marketing automático, em detalhe.
Vantagens do Marketing Automático
Confira as 7 vantagens da automatização de marketing, que selecionámos para si:
1. Fazer Mass Personalization
A mass personalization (personalização em massa) é um conceito paradoxal, que o marketing automático permite pôr em prática em qualquer tipo de organização.
Se tudo o que as leads ou clientes fizerem no website de uma empresa, for registado, saber‑se‑á, com precisão, que links clicaram, que ofertas de conteúdo descarregaram, que tópicos mereceram a sua preferência, onde se detiveram mais tempo.
Com base nesse conhecimento único, que não teve qualquer custo administrativo, porque tudo foi registado automaticamente, será possível enviar-lhes os conteúdos que valorizam, alimentando a relação até que exista o desejo da compra.
Este envio, normalmente assegurado por email, também não necessitará de envolvimento humano, uma vez que será garantido por workflow previamente parametrizado.
2. Aumentar a produtividade na criação e acompanhamento das campanhas
Sem uma plataforma de marketing automático, criar e acompanhar as campanhas de marketing online é uma tarefa pesada e sujeita a muitas ineficiências.
É certo que a conceção das campanhas terá que continuar a ser feita, assim como terão que ser produzidos os conteúdos e ofertas, caso os existentes não se adequem, mas as plataformas de marketing online são uma excelente ferramenta para aumento da produtividade na criação de campanhas de marketing online, porque:
- Após estarem parametrizadas, poderão ser reutilizadas, sempre que adequado;
- Podemos criar novas campanhas, clonando as anteriores e introduzindo-lhes as alterações necessárias.
3. Medir o ROI do marketing online
Apesar de também ser possível, nalgumas formas de marketing outbound, conhecer-se com alguma exatidão o ROI da campanha, como acontece, por exemplo, no marketing direto, quando se utilizam plataformas de marketing automático esse conhecimento está sempre presente.
Esta garantia resulta do facto de todas as interações online ficarem registadas, desde o primeiro contacto da lead, até à sua conversão em cliente.
Se não existe na empresa uma estratégia multicanal, poderá até acontecer que o valor do ROI do marketing online fique abaixo da realidade, nos casos em que os clientes forem seduzidos por uma mensagem no website, mas se apresentarem diretamente no estabelecimento físico, para efetivar a compra.
4. Fazer a nutrição de leads
Um visitante do nosso website, quando pela primeira vez for convertido em lead, pode não estar ainda preparado para a compra, o que não significa que não o venha a estar no futuro.
Para que esse valioso contacto não se perca, deveremos iniciar um processo de comunicação tendo em vista manter o seu envolvimento com a nossa organização, até que exista manifestação de disponibilidade para compra, processo que se designa por nutrição de leads.
Este processo, se executado sem recurso a plataforma de marketing automático, apresenta dificuldades difíceis de superar, porque:
- Existe necessidade de entender o que interessa e também o que não interessa ao nosso contacto, para lhe enviar os conteúdos certos;
- O processo de nutrição poderá decorrer durante um período longo e exigir múltiplos contactos.
Com uma solução de automatização de marketing os dois problemas anteriores são facilmente ultrapassados.
5. Tornar as campanhas de marketing online menos dependentes de desenvolvimentos informáticos
As plataformas de marketing automático permitem o lançamento de campanhas sem qualquer intervenção do pessoal do departamento de informática, o que permite:
- Tornar o departamento de marketing independente dos prazos de desenvolvimento do departamento de informática;
- Libertar os recursos do departamento de informática, para as tarefas que só eles podem desenvolver.
Para a organização como um todo, isto representa ganhos significativos de produtividade e eficiência, sendo muitas vezes justificados os investimentos nestas soluções, apenas pela redução de custos informáticos, principalmente nos casos em que as campanhas sejam frequentes e os sistemas de informação pouco flexíveis.
6. Garantir controlo e coordenação de esforços
As campanhas de marketing exigem muita coordenação e controlo para serem bem sucedidas, tarefa facilitada pela existência de plataforma de marketing automático.
A título de exemplo, será necessário saber quando publicar as diferentes peças da campanha, que testes A/B fazer para perceber as que têm melhor desempenho, que respostas e acompanhamento dar às leads conseguidas pela campanha, que emails enviar e quando, que atualizações fazer na base de dados de contactos.
Aliviar alguns dos passos, como por vezes se faz quando não se possui plataforma de automatização de marketing, poderá conduzir ao insucesso das campanhas e ao descrédito do marketing digital.
Com o marketing automático, algumas das tarefas podem ser previamente parametrizadas para serem executadas automaticamente por workflows e as restantes estão muito facilitadas, porque tudo está a ser controlado numa única aplicação.
7. Reduzir trabalho administrativo do Marketing
Algumas tarefas, associadas às campanhas de marketing online, consistem na seleção das listas de destinatários da campanha e em atualizações posteriores à base de dados de contactos, para refletirem o resultado das diferentes ações das leads.
Essas atualizações podem ocupar parte significativa do trabalho da equipa de marketing e vendas, responsável pela campanha, caso não possuam soluções de marketing automático que lhes permitam selecionar as listas desejadas e atualizar automaticamente a base de dados.
Menos carga administrativa para o departamento de marketing e vendas, significa maior foco e mais tempo para idealizar, criar e acompanhar as campanhas de marketing.
Conclusão
Estamos obrigados a fazer crescer os nossos negócios, se queremos assegurar a sobrevivência das organizações que servimos e isso não deixará de ter que ser feito, num qualquer ponto do processo, com o contributo de um marketing equipado com as ferramentas que lhe permitam enfrentar os desafios da era digital.
Como bem sabem todos aqueles que usam, no seu dia a dia, uma qualquer solução de marketing automático, as vantagens são inúmeras e não se esgotam nas 7 que acabámos de apresentar.
Esperamos que, apesar de curta, a nossa seleção tenha despertado o interesse pelo tema, naqueles que não conhecem ainda o poder das soluções de marketing automático.
Para aqueles que pensam que estas plataformas não são aplicáveis ao seu negócio ou setor de atividade, gostaríamos de ter contribuído para uma mudança de opinião, porque todas as evidências apontam para a sua aplicabilidade na maior parte das organizações.
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