9 Tendências de Marketing para 2016
Tentar antecipar as tendências de uma indústria, ou área de conhecimento, é um exercício que todos fazemos, principalmente no final de cada ano, para tomarmos as medidas que permitam manter a nossa empresa competitiva e para adequarmos o orçamento à sua implementação.
Geralmente o nosso conhecimento, combinado com as opiniões de especialistas e líderes de opinião, é suficiente para identificarmos as tendências futuras.
Mas o que fazer quando as opiniões divergem, nomeadamente em áreas muito dinâmicas, como é o caso do marketing?
Como enfrentámos recentemente o problema, juntamos as 9 tendências de marketing para 2016 que parecem merecer algum consenso entre a comunidade de especialistas de marketing.
9 Tendências Consolidadas
Compreender as tendências de marketing e estar preparado para as acompanhar, pode ajudar a sua empresa a ser melhor sucedida.
Eis a lista de tendências que identificámos:
1. “Uberização” dos Modelos de Negócio
A Uber tornou-se um caso de sucesso, ao permitir chamar um carro com motorista usando uma simples aplicação de telemóvel. O modelo de negócio permite também que qualquer proprietário de um veículo automóvel possa ser motorista (UberX).
Neste momento a empresa está a fazer testes para entregar produtos frescos e comida ao domicílio (Uberfresh), permitir a partilha de um carro para destinos próximos (UberPool) e garantir a entrega rápida de embalagens e documentos (UberRush).
O interessante é que este conceito, em tese, pode ser alargado a muitos negócios, especialmente no setor de serviços de proximidade, como babysitting, tratamento de animais de estimação, cabeleireiros, acompanhamento de idosos, entre outros.
Está a tirar proveito da “uberização” do seu negócio, antes que outros o façam?
2. Canal Mobile
Em 2015 a Google anunciou que as pesquisas feitas a partir de dispositivos móveis tinham ultrapassado as feitas através de computadores desktop e algumas previsões apontam para poderem vir a existir, em 2020, cerca de 6 500 milhões de utilizadores de smartphones em todo o mundo, o que significa a banalização do uso destes dispositivos.
As ferramentas de marketing ao dispor dos profissionais também não param de aumentar e de se tornarem cada vez mais sofisticadas.
Instagram Ads, Mobile Vídeo Ads, MobilePayments, Snapchat, Periscope, entre outras possibilidades, estão a despertar a curiosidade das marcas, fazendo com que as receitas de publicidade, neste canal, não parem de crescer.
Que percentagem do orçamento tem destinado ao canal Mobile?
3. Automatização de Marketing
Existem cada vez mais plataformas de automatização de marketing e o seu uso está a generalizar-se entre empresas de todos os tipos e setores de atividade.
As plataformas de automatização de marketing garantem o rastreamento da relação com o cliente, fácil alimentação de leads, marketing um para um, automatização das tarefas, consistência na comunicação em todos os canais, facilidade de utilização e relatórios detalhados.
A tudo isto acresce a possibilidade de apenas um recurso poder dominar todo o processo, possibilitando grande controlo, numa área até agora muito fragmentada, para além de alguma redução de custos.
Já equacionou introduzir a automatização de marketing na sua empresa?
4. Confluência entre B2B e B2C
No passado, as aproximações B2B e B2C eram diferentes, a primeira orientada para os produtos e emocional e a segunda orientada para as relações e muito informacional.
Com o marketing digital, ambos passaram a ter acesso às mesmas ferramentas e a adoptar estratégias idênticas, dando-se início ao processo de convergência.
Neste processo, o B2C parece ter assimilado do B2B as estratégias de automatização de marketing, alimentação de leads e marketing de conteúdos e transmitiu-lhe a presença nas redes sociais, o email marketing e os programas de lealdade.
Está a sua empresa ainda a ter aproximações diferentes?
5. SLAs entre Marketing e Vendas
Recentes estudos mostram que o estabelecimento de SLAs (acordos de níveis de serviço) entre as funções de Marketing e Vendas tem resultado em melhor ROI (retorno do investimento), no aumento do orçamento de marketing e no reforço da equipa de vendas.
Existem evidências de que à medida que os dois departamentos se aproximam cada vez mais, as equipas de vendas conseguem melhores resultados, para além de se garantir o alinhamento das mensagens de marketing/vendas, critérios de qualificação das leads e troca de dados.
Tem SLAs acordados entre as suas áreas de Marketing e Vendas?
6. Importância da Personalização
Nos últimos anos, a comunicação de um para muitos, passou a um para alguns e a partir de 2015, cada vez mais de um para um, graças ao aparecimento de novas ferramentas de automatização de marketing e comunicação.
No futuro, as equipas de vendas experimentarão cada vez mais a necessidade de serem úteis aos seus clientes e isso implica que tenham que ter ao seu dispor, para além de conteúdos promocionais, cada vez mais conteúdos educativos.
O conhecimento aprofundado de cada um dos clientes irá permitir fornecer o conteúdo certo, na hora certa, para suporte às decisões de compra.
Por outro lado, os clientes estão também à espera de cada vez melhores experiências de compra e que os seus pontos de dor e necessidades sejam entendidos pelos fornecedores.
Conhece as necessidades e os pontos de dor dos seus clientes?
7. Social Selling
Designa-se por Social Selling o processo de desenvolvimento de relações, como parte do processo de venda, normalmente usando redes sociais, mas podendo acontecer noutros canais e também nos espaços físicos das empresas.
Reforçando o que foi anteriormente referido, o social selling é mais concebido tendo em vista facilitar a ação da equipa de vendas, privilegiando relações um para um em vez do envio massivo de mensagens não personalizadas.
Reservou algum orçamento para o social selling?
8. Crescimento de Canais e Dispositivos
Os consumidores possuem cada vez mais dispositivos de comunicação, como smartphones, tablets e computadores pessoais, tanto para uso pessoal, como profissional e a tendência será no sentido de aparecerem os objectos conectados para criar ainda maior diversidade e complexidade.
Em relação aos canais de comunicação, o processo é idêntico, sendo comum a presença de um mesmo indivíduo, ou empresa, em diversos canais.
Isto coloca ao marketing vários desafios, começando pelo de conhecer o percurso do cliente, sem duplicações e acabando na necessidade de fornecimento de conteúdos mais pertinentes e menos intrusivos.
Conhecer o percurso do cliente e ligar todas as diferentes vendas, marketing e sistemas de business intelligence para permitir um fluxo coerente de informação e análise, será um dos desafios mais complexos do marketing, no futuro próximo.
O seu marketing está preparado para lidar com a multiplicidade de canais e dispositivos?
9. Big Data
A quantidade de dados que os responsáveis de marketing têm à sua disposição não pára de crescer, constituindo, muitas vezes, uma vantagem desperdiçada pelas organizações que não estão preparadas para os explorar.
As organizações mais atentas combinam os dados provenientes de diversas fontes, tanto internas, como externas e aplicam-lhes técnicas de inteligência artificial tendo em vista a tomada de decisões em tempo real.
O objetivo será disponibilizar dados para simplificar e apoiar as vendas e os processos de serviço ao cliente, visando aumentar receitas e a satisfação do cliente.
Está a retirar vantagem dos dados existentes na sua empresa?
Conclusão
A previsão das tendências futuras, acompanhada da introdução das medidas que as permitam transformar em vantagem competitiva, constitui condição básica para se assegurar a competitividade e sobrevivência das organizações.
Nos casos em que não existam os recursos humanos e financeiros necessários à adaptação da sua organização a todas as tendências, identifique as prioritárias, ou aquelas que produzirão mais impacto positivo no seu negócio e aposte apenas nessas.
Uma outra possibilidade é avançar para a implementação do inbound marketing, metodologia que por si só permite resolver algumas das tendências identificadas, tais como:
- Automatização de marketing
- Confluência B2B e B2C
- SLAs entre marketing e vendas
- Personalização
- Social Selling
- Integração de canais e dispositivos
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