A Era da Transformação Digital
A era da transformação digital caracteriza-se essencialmente por uma mudança estrutural das empresas através da aplicação das tecnologias existentes e da incorporação de processos digitais que garantam a sua evolução para uma nova época.
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Esta transformação representa uma oportunidade para as empresas melhorarem não só o seu desempenho, como também o modo como se relacionam com os clientes, garantindo assim melhores resultados e tornando-as mais competitivas no mercado.
Sendo um conceito que se tem vindo a impor na sociedade actual, é importante compreender que este consiste num método determinante para a evolução das empresas, que através da tecnologia passam a possuir um recurso para a agilização de processos, permitindo não só analisar o comportamento dos clientes como também direccionar as acções de todos os departamentos.
Neste sentido, a transformação digital assenta sob uma série de pilares e tendências que culminam numa sucessão de práticas cuja compreensão é fundamental para o acompanhamento dos avanços tecnológicos por parte das empresas.
Pilares da Transformação Digital
A adaptação tanto das empresas como dos seus mindsets ao cenário tecnológico emergente consiste numa necessidade primordial para a progressão no mercado e, como tal, esta transformação no seio empresarial fundamenta-se sob três pilares distintos, sendo eles:
Processos Internos
Para que esta transformação seja colocada em prática com êxito é de extrema importância que não só sejam investidos esforços na cultura digital mas também que esta seja implementada e entendida por todos os departamentos das empresas.
Deste modo, a adopção de metodologias ágeis bem como de processos automatizados entre os diferentes sectores, constituem elementos chave para a optimização de tarefas em prol de objectivos comuns, reduzindo custos e tempo.
Experiência do Cliente
Conhecer e compreender o perfil dos clientes é fundamental para que os mesmos se mantenham satisfeitos com os serviços prestados e, paralelamente, para encontrar os canais de interacção mais adequados para o desenvolvimento das empresas em plena era digital.
Neste âmbito, acompanhar os seus percursos desde a fase de atracção, passando pela nutrição e indo até ao momento da decisão de compra, são esforços que permitem não só fidelizar os clientes como também transformá-los em promotores das empresas.
Modelos de Negócio
No processo de transformação digital é importante acompanhar as mudanças ocorridas nos hábitos de consumo actuais, procurando beneficiar dos constantes avanços tecnológicos através do ajuste, da inovação e da reestruturação dos modelos de negócio das empresas.
Analisar quais os canais em que estão inseridos os clientes, quais as formas mais eficazes de os alcançar e quais as ferramentas a utilizar para optimizar o desempenho são aspectos preponderantes rumo à transformação digital.
Tendências da Transformação Digital
Investir na transformação digital e proceder à adaptação das empresas para a realidade do mercado actual exige o conhecimento das várias tendências existentes, sendo as principais apresentadas de seguida:
Big Data
Com base na análise de dados e na sua posterior transformação em planos de acção, o big data possibilita a compreensão de quais os comportamentos e preferências dos clientes para com os canais digitais das empresas, permitindo não só fazer as adaptações necessárias para o sucesso como também alcançar uma posição vantajosa no mercado.
Automatização de Marketing
A automatização de marketing permite melhorar a experiência dos clientes através da recolha de dados relativos aos mesmos, possibilitando a adopção de um contacto individualizado e personalizado por parte das empresas, existindo uma grande diversidade de ferramentas que podem (e devem) ser utilizadas para este fim.
Business Intelligence
Esta estratégia tem como principal objectivo realizar uma análise profunda dos dados de desempenho recolhidos, como por exemplo, no big data, contribuindo para a identificação de padrões comportamentais dos clientes bem como para o acompanhamento dos mesmos em tempo real no funil de vendas.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial aliada à tecnologia de machine learning constitui uma das tendências mais significativas no âmbito da transformação digital, permitindo melhorar a automatização e optimização dos processos de marketing e revolucionando o modo como as empresas implementam as suas estratégias.
Práticas da Transformação Digital
O alcance da transformação digital consiste num processo complexo que exige uma imersão completa nos novos ambientes digitais, sendo por isso importante ter em consciência quais as práticas necessárias para o acompanhamento das exigências globais.
Deste modo, com base tanto nos seus pilares, como nas suas tendências, torna-se exequível delinear um mapa de transformação digital, no qual constam as etapas essenciais para a reconversão das empresas para uma nova era, sendo elas:
Mindset – Analisar qual o impacto da transformação digital.
Ferramentas – Avaliar quais as ferramentas existentes para uma maior eficácia.
Processos – Reestruturar os processos actuais em torno das ferramentas digitais.
Pessoas – Adequar as práticas implementadas de modo a sustentar o mindset.
Digital – Transformar os serviços através da sua digitalização.
Expansão – Utilizar o digital de modo a explorar novos modelos de negócio.
Desempenho – Promover o desempenho comercial através de conteúdo online.
Parcerias – Recorrer aos meios digitais para repensar parcerias estratégicas.
Fidelização – Garantir que os clientes se sentem detentores da marca.
Conclusão
Acompanhar e adoptar as crescentes evoluções tecnológicas num planeta que se encontra cada vez mais globalizado é fundamental para que as empresas se mantenham activas e competitivas no mercado actual. A era da transformação digital não deve ser encarada como uma adopção em massa das novas tecnologias de informação e de comunicação mas sim como uma revolução digital do mundo empresarial.
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