A Importância da Síntese na Comunicação Escrita
Nos tempos que correm somos bombardeados, a todo o momento, com informação vinda dos mais diversos canais de comunicação, tornando-se evidente a importância da síntese na comunicação escrita.
Tal implica que no momento da elaboração de um conteúdo escrito tenhamos em atenção que “as pessoas não querem utilizar mais que 5 minutos do seu tempo a ler e a tentar compreender o sentido das frases”, sendo decisivo focarmos no essencial, tornando as frases mais simples e objetivas.
8 dicas para uma boa síntese na comunicação escrita
Comprovada que está a necessidade de síntese na comunicação escrita, resta-nos entender o que podemos fazer para que ela seja eficaz, isto é, para que chegue aos destinatários e que seja lida.
Juntam-se, de seguida, algumas sugestões que, quando devidamente usadas, produzem comunicação eficaz e sintética:
Estruturar as ideias
Antes de começarmos a redigir um passo importante é fazer um esboço escrito ou mental com as ideias organizadas.
Por exemplo, na introdução vou abordar o tema X para contextualizar, no desenvolvimento vou fazer 5 parágrafos com um máximo de 5 linhas cada e todos com assuntos diferentes.
Reler o que escrevemos
De forma a verificarmos se existe objetividade num parágrafo, devemos reler o que escrevemos e pensar em formas de reduzir um parágrafo numa frase, com o intuito de percebermos se é possível dizer a frase desenvolvida por outras palavras mais simples.
Reler e rescrever melhora as nossas capacidades de desenvolver a escrita.
Técnica do Tópico Frasal
Esta técnica é aplicada quando no início de um parágrafo escrevemos a ideia central desenvolvida e explicamos nas linhas seguintes.
Assim uma pessoa que faça a leitura apressadamente consegue perceber na primeira frase o assunto abordado em determinado parágrafo.
Destacar Palavras-chave
Quando estamos a redigir um texto se definirmos e destacarmos as palavras que consideramos chave, vamos ter uma orientação para não repetirmos parágrafos com assuntos já abordados anteriormente e ainda vamos promover uma perceção lógica do texto, por parte dos leitores.
Utilizar um Verbo por Oração
Optarmos por utilizar um verbo por oração vai permitir-nos ter mais espaço para redigirmos argumentos interessantes que defendam e expliquem as nossas ideias.
Para além desta vantagem, ao seguirmos esta dica evitamos que o texto fique “poluído” e as frases ao serem lidas vão acabar por soar melhor.
Por exemplo, em vez de escrevermos ”Prefira simplificar o seu texto”, podemos substituir a frase por “Simplifique o seu texto”.
Procurar Sinónimos
Os sinônimos fazem a diferença na nossa escrita, na medida em que existem palavras curtas que substituem expressões e porque há termos que expressam as nossas ideias de forma mais completa.
Esta técnica também ajuda a diminuir a quantidade de texto que compõe a nossa redação.
Metodologia AIDA
Esta metodologia utilizada pelo Marketing também pode ser aplicada quando escrevemos os nossos textos, pois os objetivos de Marketing que envolvem esta expressão também são os nossos objetivos quando escrevemos um texto dirigido a alguém ou a algum determinado público.
Assim, consideramos que ao escrevermos tencionamos chamar a Atenção do leitor, despertar o Interesse nas palavras que ele lê, criar o Desejo de continuar a ler a composição de frases até à sua finalização e por fim que chegue à Ação, que neste caso está relacionada com o principal objetivo da escrita, ficar informado e compreender a mensagem.
Uma maneira de aplicarmos a metodologia AIDA na prática é fazer uma pesquisa do vocabulário utilizado regularmente pelo leitor “alvo” e adaptarmos essas mesmas expressões e palavras ao texto que redigimos.
Conclusão
Através da utilização das oito dicas mencionadas anteriormente será possível construirmos textos sintetizados e impactantes, características que contribuem para despertar o interesse e melhorar a memorização do destinatário.
Algo a considerar quando redigimos um texto é que por vezes “menos é mais” e se queremos captar a atenção por meio da escrita, devemos utilizar poucas palavras que transmitam informação relevante e que tenham sentido lógico de forma a captarem o interesse do leitor.
Tal como Steve Jobs dizia, “a qualidade é mais importante do que a quantidade”.