A Utilidade dos QR Codes
A utilidade dos QR Codes na transformação digital das organizações não tem sido plenamente aproveitada, apesar da sua versatilidade e baixo custo de implementação.
Os QR Codes são códigos de barras bidimensionais facilmente lidos por aplicações gratuitas que se instalam nos telemóveis ou tabletes, desde que estes tenham câmara embutida.
Algumas Utilizações dos QR Codes
Sem pretendermos esgotar a infinidade de aplicações dos QR Codes, apresentamos, de seguida, algumas áreas em que são particularmente bem sucedidos.
QR Codes no Marketing e Publicidade
No marketing e publicidade são usados em promoções, ofertas especiais e como forma de disponibilizar conteúdos exclusivos aos utilizadores de produtos e serviços de uma empresa.
Os QR Codes no marketing poderão assegurar a ligação entre a posição offline (ex: flyers, outdoors, anúncios em jornais e revistas) e a posição online das organizações (ex: fichas de produto, encomendas, website, redes sociais).
QR Codes na Indústria
Na indústria, de onde são originários, podem ser colocados junto aos equipamentos fabris para remeter, após serem lidos, para manuais de procedimentos, informações sobre a produção, ou fichas de manutenção do equipamento.
QR Codes nas Embalagens de Produtos
Nas embalagens podem incluir informação adicional destinada aos consumidores, sobre a origem dos produtos, recomendações, composição, entre outras.
QR Codes em Cartões de Visita
Em cartões de visita permitem descarregar todos os contactos para o telemóvel que efectuou a leitura, caso seja dada autorização para o efeito, aumentando exponencialmente a presença em lista pessoais.
Outras funções disponibilizadas após leitura de um QR code Vcart, serão o envio de sms ou email, ou a realização de chamada telefónica, a partir da página disponibilizada.
QR Codes na Venda de Produtos
Podem ser usados em comunicações publicitárias, em espaços públicos, ou em montras, possibilitando a compra online dos produtos anunciados.
Em alguns países asiáticos é normal a existência de placards de produtos, nas estações de Metro, para permitir a encomenda de produtos enquanto se espera pelo transporte.
QR Codes no Acesso a Redes WIFI
Ainda nos espaços públicos, podem ser usados para permitir o acesso a redes wifi, quando existam, tornando os utilizadores independentes e libertando os empregados dessa tarefa.
Esta possibilidade existe mesmo que não haja acesso à rede wifi no momento da leitura, uma vez que rede e password ficam registadas no telemóvel que fez a leitura do QR Code.
QR Codes nas Redes Sociais
Se afixados em outdoors, flyers, jornais e revistas, montras e outros locais físicos da empresa, podem contribuir para o aumento dos seguidores nas redes sociais.
Será também possível aumentar as partilhas, se for esse o objectivo da empresa, recorrendo ao mesmo método.
QR Codes na Realização de Eventos ou Espectáculos
Podem ser enviados, via email, para quem se inscreve num evento, possibilitando descarregar a informação essencial no calendário do participante, caso este dê autorização para o efeito, reduzindo-se o espaço para esquecimentos.
Com desenvolvimentos adicionais, o controlo de presenças nos eventos poderá ser feito através da leitura dos códigos enviados a cada participante, eliminando-se o suporte papel e reduzindo-se carga administrativa.
QR Codes nas Imobiliárias
As placas exibidas pelas imobiliárias nas propriedades que possuem para venda ou arrendamento, podem possuir um QR Code que após ser lido remete para um vídeo sobre o imóvel, com informação mais detalhada, para além de permitir o agendamento de visita.
Estes pedidos de agendamento são muito mais efetivos, porque o interessado conhece a zona e os detalhes da propriedade.
QR Codes para Pagamentos
Em regra o QR Code será impresso nas facturas e o cliente, após leitura do mesmo, receberá os valores a pagar no seu telemóvel. Se os confirmar será encaminhado para o Portal do respectivo banco para autenticação e efectivação do pagamento.
Este pagamento é muito cómodo, porque só é preciso o telemóvel e é normalmente realizado utilizando apps fornecidas pelas instituições financeiras.
Conclusão
A eficácia dos QR Codes é enorme na ligação de comunicações offline a online, porque não necessitam de equipamentos especiais para leitura, bastando um telemóvel que possua câmara incorporada e aplicação grátis instalada.
A sua adopção pelas organizações pode contribuir para a:
- transformação digital das organizações;
- otimização de processos;
- redução da carga administrativa;
- redução de erros de digitação;
- promoção de produtos e serviços;
- venda online.
Se pretender saber mais sobre como pode usar os QR Codes na sua empresa, solicite‑nos auditoria gratuita clicando no banner abaixo.
Artigos relacionados: