A utilidade dos Templates
Muitos empreendedores, principalmente com negócios em ascensão, têm dificuldade em apresentar conteúdos coerentes e com qualidade.
Para resolver esse problema, os templates podem ser a melhor solução, porque são um recurso de uso rápido e de baixo custo, ideais para implementar projetos em pouco tempo.
Para posicionar uma Empresa nas Redes Sociais é necessário ter um design apelativo e funcional uma vez que de nada adianta ter uma boa estratégia se o design não é esteticamente atrativo ou se não reflete a identidade da Marca.
Apesar de ser um recurso poderoso, é preciso ter-se atenção a alguns aspetos antes de escolher um template, seja para criar um website ou para implementação de uma estratégia nas Redes Sociais.
O que são templates?
Um template, também designado de tema, é uma estrutura pronta a usar e genérica que pode ser paga ou gratuita.
Este é usado como base para a criação de publicações para as Redes Sociais, lojas online, websites, e muitos outros conteúdos.
De forma mais simplificada, os templates são layouts pré configurados que agilizam o processo de desenvolvimento, podendo ser personalizáveis de acordo com uma identidade visual da Marca.
No momento de se criar um currículo, vários são os que procuram templates já pré-definidos. Estes vêm com o layout estruturado e composto por elementos visuais e textuais que demonstram onde deve ser substituído por informações pessoais.
Também na criação de websites, os templates são uma ótima ajuda dado que trazem toda a estrutura com layout e código-fonte do website, blog ou loja online.
Nestes templates é dada, aos utilizadores, a possibilidade de completa personalização, seja na alteração de cores, na inclusão de itens e nas informações do negócio.
Quem pode utilizar?
Os templates são indicados para quem não possui nenhum conhecimento de programação ou design. No entanto, qualquer pessoa pode usar templates para o seu negócio.
São a opção ideal para quem pretende agilizar o processo de criação de layouts ou combinação de cores, especialmente para os pequenos negócios que não contam com uma grande verba para investir em Marketing Digital.
Para que servem?
Quando existe necessidade de lançar um projeto, ou um website e o prazo de lançamento é reduzido ou não existem aptidões para tal, adquirir um template pode ser uma boa opção, já que se trata de um modelo onde o utilizador só precisa incluir o próprio conteúdo e logotipo da Empresa.
Assim, a principal utilidade de um template é agilizar o seu trabalho, sendo ainda muito mais barato adquirir um do que contratar um profissional para executar o serviço.
É de salientar que além de ajudar com a qualidade visual, é um recurso valioso para quem não tem conhecimento de linguagens de programação ou design.
Tipos de templates
Há uma vasta variedade de temas para diferentes finalidades, como websites, lojas online, Redes Sociais, vídeos, entre outras.
Contudo, deve-se procurar por aqueles que vão ao encontro do tipo de Negócio que se está a construir.
Landing Pages
Na área do Marketing Digital, uma das principais ferramentas para converter clientes são as landing pages, ou em português, páginas de captura.
Uma landing page consiste, sucintamente, numa página principal em que o lead regista informações importantes que podem ser usadas pela Empresa.
Por norma, para que o utilizador forneça essas informações é necessário oferecer-lhe algo em troca, como por exemplo uma newsletter, um e-book ou qualquer outro conteúdo digital.
Os templates de landing pages devem ser personalizados para transmitir a identidade visual da Empresa e para ficarem alinhadas com as restantes páginas do website.
Temas WordPress
Pense na seguinte situação: quer criar um site para construir uma presença Digital para a sua empresa, mas não quer contratar um profissional.
A melhor estratégia poderá ser usar um template pronto e apenas personalizar as informações, apesar da eventual necessidade de alguns retoques mais técnicos.
Assim, quem pretenda desenvolver o seu website em plataformas como o WordPress, disporá de inúmeros templates com todo o tipo de páginas necessárias, bastando proceder à sua personalização.
No entanto, há templates para websites em HTML puro e, nesse caso, basta editar os arquivos adquiridos e fazer o upload para hospedar o website.
Templates de infografias e imagens
Ideais para as Redes Sociais de Empresas, são uma excelente opção a considerar no momento de criar a estratégia e preparação de conteúdo.
Com templates para Instagram é possível criar publicações com citações de impacto, divulgação de um produto, montagens de fotografias, e muito mais.
Modelos para E-mail Marketing
Apesar do e-mail estar a perder importância para as Redes Sociais, as estratégias de E-mail Marketing continuam a dar muitos e bons resultados.
Na comunicação com as nossas leads e clientes podemos usar diferentes tipos de e-mails com mensagens de felicitação, ofertas de descontos, alertas sobre novas coleções e muito mais.
O problema é que para obter bons resultados com esta estratégia poderosa, é necessário saber dominá-la e ter firmes conhecimentos de Marketing e Copywritting.
A solução, mais uma vez, pode ser o template. Templates já prontos para newsletters, por exemplo, podem ajudar, sendo apenas necessário redigir a comunicação a enviar e o conteúdo que pretende adicionar.
Templates para vídeos
Existem templates de vídeo compatíveis com todas as plataformas, o que permite aos responsáveis pelo marketing e comunicação das organizações focar-se apenas no conteúdo e evitar os problemas de formato e dimensão das diferentes plataformas.
Para além disso, para Empresas que queiram investir em Marketing de Vídeo, ou que tenham canal no YouTube, o uso de templates é fundamental para que todos os vídeos fiquem com um aspeto mais profissional e clean.
Mockups para apresentação
Um mockup é como uma maquete digital. É um tipo de template para apresentação que ilustra como algo irá ficar, antecipando os resultados finais e garantindo que o desenvolvimento não se irá afastar do desejado.
Por exemplo, se um Designer Gráfico pretender fazer uma ilustração para um cliente imprimir e colocar como quadro na parede, devemos usar um mockup de quadro na parede e usá-lo para colocar qualquer ilustração que se queira apresentar nesse quadro.
Dicas para a escolha do template
Seguem-se algumas dicas para escolha de templates:
- Planear o seu website, se for o caso. Uma tarefa a ser feita antes de adquirir um template para website é planear. Afinal, é através do planeamento que irá saber que páginas o website deverá ter e qual a estrutura dele como um todo. Se saltar esse passo, pode ficar dependente da estrutura do template que escolher sem planeamento. Isso poderá obrigar a uma série de alterações ao template e fazer com que tenha mais trabalho;
- Pesquisar para a sua área. Se é esteticista, não faz sentido utilizar um template para site de consultor imobiliário só porque achou a estrutura interessante, pois cada área de negócio tem as suas particularidades;
- Evitar templates multi-purprose. Eles facilitam o trabalho, porém ao escolher um template específico para a sua área de atuação, irá aumentar o seu sucesso, pois como referido acima, cada área tem as suas particularidades;
- Ser preciso e assertivo. Escolha um template que contenha tudo o que necessita, isto é, que não vá precisar de quase nenhuma alteração técnica.
Vale a pena usar um template?
Como foi referido ao longo do artigo, os templates são soluções excelentes para quem tem pouco ou nenhum conhecimento de programação e design e necessita de uma implementação rápida.
Contudo, se a pessoa responsável por personalizar o template adquirido não tiver conhecimentos mínimos na área do Design ou Copywriting, poderá acontecer que o website fique com aspeto pouco profissional.
Por fim, os templates podem ser vistos também como soluções provisórias, apenas para arrancar com uma posição online, mas o ideal será contratar um profissional para fazer algo novo, totalmente personalizado para a Marca e bem otimizado.
Sintetizando, estes são os prós e os contras dos templates:
Prós
- São baratos quando comparados com os custos de contratação de um profissional, tendo em conta que até existem templates grátis;
- São de rápida implementação dado que são modelos com tudo pronto para editar, algo que levaria muito tempo a ser feito por desenvolvimentos técnicos por medida;
- São Fáceis de encontrar, uma vez que existem várias plataformas com diferentes opções de templates para as múltiplas áreas de negócio.
Contras
- Diga adeus à originalidade – a primeira desvantagem da utilização de templates está no facto de ele já estar pronto e ser utilizado por muitas outras pessoas. Isso significa que os templates disponíveis gratuitamente são utilizados por muitos websites, blogs e Empresas nas Redes Sociais, fazendo com que o seu website ou o seu perfil não tenha uma personalidade própria e original;
- O resultado pode ser amador, se não existirem conhecimentos mínimos e sentido estético para personalizar o template, o trabalho pode ficar com aparência amadora.
5 plataformas para encontrar templates
É uma plataforma que oferece templates de todas as categorias e para todas as finalidades, disponibilizando ainda recursos para os editar, como figuras, imagens e formas.
Os templates podem ser editados diretamente na plataforma online, sendo também possível de descarregar para dispositivos Windows ou Mac.
Apesar de ser possível criar um design de raíz, o Canva disponibiliza um catálogo com templates para vídeos, Redes Sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e YouTube) e catálogo com layouts para newsletters.
Na área gráfica contém ainda templates para cartões de visita, apresentações, currículos, infográficos, cartazes e panfletos.
É uma ótima alternativa e oferece um catálogo com mais de 15 mil templates para After Effects, Premier Pro e Final Cut, além de motion graphics.
Também podemos encontrar no Template Monster templates para CMS e templates para E-Commerce.
Focada em templates para WordPress, a Templatic é uma empresa de desenvolvimento extremamente focada na criação de templates únicos e para área de negócio muito específicos.
Nesta plataforma poderemos encontrar templates WordPress para restaurantes, criação de websites de emprego, criação de websites para venda de E-books, entre muitos outros templates únicos e direcionados para as múltiplas áreas de negócio.
Caracterizada como um marketplace para recursos digitais e pessoas criativas, esta plataforma é utilizada por milhões de utilizadores em todo o mundo para comprar e vender os seus templates.
A Envato, para além de templates disponibiliza outros produtos digitais como imagens, gráficos, plug-ins, áudios, vídeos, entre outros produtos de altíssima qualidade.
É possível também comprar arquivos, contratar freelancers, desenvolver capacidades para criar websites (vídeos, aplicações, gráficos e outros) e muito mais.
A última plataforma analisada neste artigo tem um catálogo variado para diversos nichos e plataformas – cerca de 50 mil templates, podendo afirmar-se que se trata da maior plataforma de venda de templates para websites.
A plataforma não se foca num único software, antes pelo contrário, oferece imensos templates para os principais CMS que existem atualmente, como WordPress, Joomla e Drupal, ou templates para E-Commerce, para Magento, OpenCart e PrestaShop.
Conclusão
Com uma adesão cada vez maior, os templates são uma ferramenta bastante eficaz e simples de utilizar, poupando tempo no desenvolvimento e implementação de soluções de comunicação digital.
Os templates têm as suas vantagens e são de facto uma mais-valia para a otimização de conteúdos para Social Media, ajudando a construir uma presença Digital de uma Empresa ou Marca, sem grande necessidade de conhecimentos técnicos.
No entanto, é de salientar que este deve ser um recurso utilizado com cautela e moderação, pois quando usado de forma inadequada, pode originar resultados negativos e problemas.