Acessibilidade de Conteúdos Web
Em plena era digital torna-se fundamental pensar em acessibilidade de conteúdos web, conjugando as ferramentas e tecnologias (sites, apps) com as reais necessidades de quem as usa.
Neste ambiente, tornar um conteúdo acessível significa criar as condições para que seja facilmente encontrado, bem como assegurar que será entendido pelos seus destinatários.
Em termos práticos tal significa que não bastará apenas otimizar os conteúdos para motores de busca, sendo igualmente importante otimizar os conteúdos para que sejam facilmente lidos e entendidos pela audiência que desejamos.
Dicas para tornar o conteúdo web acessível
Apresentamos de seguida algumas dicas para criação de conteúdos que sejam mais facilmente lidos e interpretados.
Os conteúdos devem ser “arrumados” segundo uma lógica
Nada mais confuso e frustrante do que chegarmos a um website/blogue que tem a informação desorganizada, de tal forma que nunca conseguimos encontrar aquilo que procuramos.
Ao produzirmos um conteúdo digital temos de pensar no seu encadeamento lógico, de modo a que o leitor não se perca e consiga captar a ideia chave do mesmo.
Por isso, antes de começar a escrever estruture o seu conteúdo, garantido que este está organizado claramente e é perceptível a todos os seus leitores.
Usar títulos nos parágrafos é um bom exemplo de “arrumação lógica” do seu conteúdo.
Ponha-se na pele do seu leitor
Este deveria ser o primeiro mandamento da produção de conteúdos digitais. Ao produzir determinado conteúdo, pense “com a cabeça” dos seus leitores.
Lembre-se das necessidades e expectativas deles. Por melhor que seja o seu conteúdo, se este não se encaixar naquilo que os seus leitores procuram, acabará por não cumprir o objetivo.
Um conteúdo acessível é um conteúdo adaptado às necessidades dos seus leitores.
Não escreva apenas para especialistas
Usar uma linguagem simples e clara, sem jargão, nem termos técnicos, é um princípio fundamental para quem quer produzir conteúdos acessíveis.
O uso de linguagem complexa, com recurso a termos que poucos conhecem, torna o conteúdo hermético, afastando assim potenciais leitores, caso estes não sejam especialistas no tema.
Inclua exemplos e analogias
Para garantir um conteúdo acessível é fundamental que o mesmo tenha contexto. Mesmo conteúdos primorosamente escritos, se estiverem descontextualizados, podem confundir o leitor, e assim falhar o seu objetivo.
Uma das formas mais fáceis de contextualizar é através de exemplos e analogias. O contexto é uma excelente forma de captara atenção do seu leitor.
Menos é mais
Um conteúdo acessível é, também, um conteúdo objetivo. Por isso não se esqueça que o seu leitor só dispõe de alguns minutos. O que significa que o terá de “prender” e transmitir-lhe a sua ideia chave nesse curto período tempo.
Assim, evite informação redundante, supérflua e complicada. Vá direto ao assunto. Divida o conteúdo em secções e dê-lhes títulos. Estes, para além de organizarem o texto, também ajudam a fazer uma primeira leitura rápida sobre o assunto.
Opte por frases curtas (com menos de 25-30 palavras) e palavras simples. O seu leitor agradece.
Conclusão
Produzir conteúdos acessíveis, que cumpram os objetivos para que foram criados, implica esforço de simplificação e conhecimento profundo dos destinatários, ie, das personas identificadas na estratégia de marketing.
Para além disso, mesmo que o conteúdo produzido seja de elevada qualidade, se não existir plano de comunicação, não existirá coordenação das comunicações e o resultado poderá também ser pobre.
Caso pretenda mais informações sobre conteúdos acessíveis às suas personas, ou apoio na definição da estratégia de marketing digital ou ainda suporte à definição do plano de comunicação da sua organização, contacte-nos, sem custos nem compromissos, clicando no banner abaixo.