Aplicações de verificação de plágio
Com o auxílio de aplicações de verificação de plágio é possível detetar a cópia integral ou a similaridade de conteúdos, de forma eficaz e rápida.
Inspirarmo-nos ou até adquirirmos conhecimentos através de fontes secundárias não é errado, mas usarmos, na produção de conteúdos, conhecimentos e ou expressões de outrem, como se fossem da nossa própria autoria, não é ético e pode não ser legal.
Plágio
Associado à cópia literal de expressões e conhecimentos de autores terceiros, o plágio é também conhecido como roubo intelectual.
Existem, no entanto, várias outras ações consideradas como plágio, tais como:
- Utilização de expressões ou ideias de autores sem mencionar a fonte;
- Apresentação de uma ideia como nova e original, mas que deriva de fontes secundárias;
- Alteração de palavras, mas copiando e mantendo a estrutura da frase (mencionando ou não a(s) fonte(s));
- Utilização de informações incorretas na menção de autores;
- Utilização de imagens ou infográficos sem mencionar a fonte;
- Utilização de capturas de vídeo para um vídeo de autoria própria, sem autorização da fonte;
- Por último, utilização de músicas com Direitos de Autor sem a autorização prévia do mesmo.
As múltiplas ações, que originam a prática de plágio, tornam o processo de criação, de conteúdo, mais desafiante.
Felizmente existem no mercado inúmeras aplicações de deteção de plágio, que nos podem ajudar a evitar dissabores futuros.
Segue-se uma lista de alguns softwares de plágio, bem como a explicação sucinta das suas funcionalidades.
Software de Plágio
Quetext
Apesar de não ser necessária a instalação de qualquer software da Quetext, é necessária a criação de uma conta.
Esta é gratuita e permite no próprio website da solução analisar a prática de plágio no texto escrito, até 1.000 palavras.
Também é possível analisar a ocorrência de plágio de ficheiros importados, mas apenas na versão paga.
Quando detetado Plágio a solução refere, de forma precisa, qual o excerto que implica a cópia de conhecimento de outrem.
Consequentemente, a solução refere também qual a fonte encaminhando o utilizador, caso interessado, diretamente para a mesma.
Unicheck
Com uma interface intuitiva e prática, a solução Unicheck, recorrendo às tecnologias, tem a capacidade de detetar a similaridade entre os conteúdos.
Esta aplicação é bastante conhecida e utilizada em contexto académico, por universidades dos Estados Unidos (da América), Bélgica, Espanha e muitos outros países.
No entanto, este não é um software de Plágio direcionado exclusivamente para o contexto académico, mas também para o uso pessoal e até profissional.
A Unicheck permite importar documentos do Google Drive, Dropbox, One Drive, bem como dos próprios dispositivos dos utilizadores.
No entanto, é também possível escrever o conteúdo na própria plataforma, sendo que existe um limite de 100.000 palavras.
Na versão paga, é feita uma análise ao texto destacando assim as similaridades encontradas, isto é, o Plágio, assim como a utilização de citações e referências, sendo identificado a página web – fonte secundária.
Dupli Checker
Ainda que com uma versão paga o Dupli Checker permite aos utilizadores a deteção de Plágio através de múltiplas formas, quando comparados com as soluções anteriores.
Documentos – PDF, DOC, TXT, entre outros – importados dos dispositivos dos utilizadores, páginas web através do URL e a escrita direta na solução são as formas de beneficiar da plataforma.
Na versão gratuita, sem necessidade de registo, existe o limite de 1.000 palavras por pesquisa e a deteção de Plágio é mais eficiente quando os conteúdos são em inglês.
Paralelamente ao Dupli Checker focado para o Plágio, esta solução oferece também a possibilidade de corrigir os conteúdos gramaticalmente.
Esta última está direcionada para múltiplos idiomas, incluído português de Portugal.
Copyleaks
Com vertente de Ensino, mas também para uso profissional, a solução Copyleaks permite a deteção de Plágio após o registo do utilizador.
No período de teste cada utilizador tem a possibilidade de fazer 10 análises, sendo que o poderá fazer a textos, ficheiros, URL’s, imagens, código HTML, entre outros.
Contudo, esta análise apenas é eficiente quando os conteúdos se apresentam em inglês.
À semelhança de outras plataformas anteriores, também a Copyleaks indica a fonte secundária, isto quando detetado similaridade entre os conteúdos.
Plagiarisma
Com uma grande abrangência de idiomas esta plataforma permite analisar e compreender a similaridade com fontes secundárias, seja em documentos importadores da Drive – PDF, DOCX, PPTX, entre outros -, como também URL’s.
Tal como outras, esta plataforma também identifica as fontes secundárias, mas a nível de praticidade e usabilidade, em comparação com outras já referidas, é menos intuitiva.
Ainda assim é eficiente no objetivo primordial que promete – análise da similaridade de conteúdos.
Grammarly
Bastante reconhecida por ser uma solução que ajuda os utilizadores a corrigir os seus erros gramaticais, a Grammarly tem também uma solução focada na deteção de Plágio.
A sua usabilidade e interface são bastante simples, mas a máxima eficácia da plataforma só é atingida quando utilizadores utilizam conteúdos em inglês.
Mesmo que o conteúdo seja escrito diretamente na plataforma ou importado para a solução, esta, ao contrário de outras, não identifica as fontes secundárias em que a informação é similar.
Ainda assim, com a versão gratuita os utilizadores apenas beneficiam da componente gramatical, uma vez que para a análise de Plágio é necessária a versão paga.
PlagScan
Privilegiando a privacidade dos seus utilizadores, ao não partilhar com terceiros não autorizados os documentos analisados e ao emitir relatórios, esta solução tem uma interface intuitiva.
Ao utilizar uma escala de classificação de Plágio e ao emitir relatórios a PlagScan torna-se uma plataforma completa e simples de utilizar e, principalmente, de compreender.
Segundo esta solução o nível médio de Plágio está entre os 1%-5%, e o ideal abaixo de 1%.
No entanto, feitos testes, esta tem maior eficácia quando analisados conteúdos textuais em inglês.
O grau de eficácia nestas plataformas relaciona-se diretamente com a deteção de Plágio.
Com a versão gratuita, no período de teste, é possível analisar 2 documentos, dado os 20 créditos que a solução disponibiliza.
É possível comprar novos créditos, sendo o mínimo 50, por um valor de 4.99€ que dá para aproximadamente 20 páginas.
Por último, uma outra característica desta solução, tal como outras, são as múltiplas possibilidades de analisar os conteúdos, podendo estes serem escritos diretamente na solução, importados do Google Drive ou Dropbox ou ficheiros com formatos comuns – doc., pptx. e/ou PDF.
Conclusão
Com forte auxílio das tecnologias e da Inteligência Artificial, as aplicações de verificação de plágio reúnem grandes Bases de Dados capazes de permitir uma análise eficaz, sendo esta uma exigência e característica destas plataformas.
Inspirarmo-nos e consultarmos fontes secundárias não é crime quando existe ética e uma boa utilização de referências.