As 7 Tarefas Diárias no Facebook
Manter uma posição empresarial no Facebook exige conhecimento da plataforma e também regularidade e consistência nas publicações, para que os objetivos que traçámos na nossa estratégia de marketing, possam vir a ser atingidos.
Conjugando a necessidade de consistência e regularidade, com as melhores práticas para obter clientes, negócios e contactos nesta rede social, elaborámos a seguinte lista de tarefas diárias no Facebook, para o ajudar nessa tarefa.
Uma lista de tarefas diárias no Facebook
A sua empresa não terá certamente um mau desempenho no Facebook, se executar diariamente as seguintes tarefas:
1. Convide/aceite amigos até atingir o limite de 5000
Enquanto não atingir os 5000 amigos na sua página de perfil, convide todos aqueles que entende pertencerem à sua audiência desejada.
Esta tarefa não é fácil, porque consome tempo e porque algumas das contas não passam a informação necessária, à sua tomada decisão, nas respetivas páginas sobre.
2. Convide amigos a fazer Gosto à sua Página de Fãs
Sem prejuízo das tarefas envolvendo a Página de Perfil da sua empresa, todo o seu esforço deve ser colocado na Página de Fãs.
Assim, convide diariamente os novos amigos, conseguidos na Página de Perfil da sua empresa, a fazer gosto à sua Página de Fãs.
Apesar de ter custos, não deverá afastar a possibilidade de promoção da Página de Fãs, recorrendo ao Facebook Ads, porque lhe permitirá alargar a sua audiência com pessoas ou empresas que se encontram no segmento por si desejado.
3. Publique até 4 posts por dia
O número de publicações poderá depender do tipo de negócio, mas se publicar até 4 por dia, estará dentro de parâmetros aceitáveis, podendo seguir a regra de um post novo, outro antigo, uma citação e um outro conteúdo qualquer.
O objetivo deverá ser privilegiar a qualidade e não a quantidade.
4. Consulte e intervenha na Newsfeeds
Um dos objectivos da sua presença no Facebook é conseguir o envolvimento com os seus fãs, pelo que deverá, durante o dia, fazer gosto ou comentar os conteúdos de outros.
Deverá ser sincero e escolher intervir nas publicações dos amigos que melhor se enquadram na sua audiência tipo e nos seus valores e interesses.
Um número aceitável de intervenções andará pelas 10, por dia, mas claro que esse número dependerá da qualidade dos conteúdos que os seus amigos publicam.
5. Reaja aos contactos da sua audiência
Aproveite todas as oportunidades para interagir com a sua audiência, nomeadamente agradecendo gostos e partilhas e principalmente respondendo aos comentários que eventualmente façam sobre os seus conteúdos.
6. Responda a todas as mensagens
Todas as mensagens que lhe são especificamente dirigidas pelos seus fãs deverão ter uma resposta.
Disponibilize algum do seu tempo para interagir com a sua audiência e considere esse tempo como um investimento.
7. Participe em Grupos
Os grupos têm a vantagem de agregar pessoas interessadas num tema, devendo participar naqueles que pensa poder incluir elementos da sua audiência desejada e que estejam alinhados com os seus interesses.
Participar consome algum do seu tempo, mas dá grande visibilidade à sua empresa.
Conclusão
A nossa lista de tarefas a executar diariamente, para manter as contas no Facebook, não inclui tarefas específicas, como sejam a criação de eventos, campanhas e ads, nem tarefas ocasionais, mas que podem ser encaradas como semanais, como a análise aos dados analíticos das suas publicações e a monitorização da sua concorrência.
Por outro lado, se na sua gestão diária da conta do Facebook realizar alguma tarefa relevante, não referida nesta lista, não hesite em fazê-la chegar ao nosso conhecimento, para podermos melhorar o artigo.
Por último, se este assunto é do seu interesse e pretende informação adicional, solicite o envio gratuito do infográfico “18 Passos para Otimizar a Página de Fãs do Facebook”, no banner que apresentamos abaixo.