Benefícios dos Webinars
Conhecer os benefícios dos webinars para o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo das organizações, torna-se cada vez mais importante tendo em atenção a rapidez da sua adopção em todo o mundo e a sua eficácia enquanto instrumento de comunicação.
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Os webinars constituem uma inovação na oferta de conteúdos proporcionada pela evolução das tecnologias de informação e comunicação e podem ser definidos como seminários online nos quais podem ser tratados os mais variados temas.
Apesar de serem geralmente transmitidos ao vivo, os webinars podem igualmente ser pré-gravados e posteriormente disponibilizados, possibilitando, em ambas as opções, o seu acompanhamento a partir de qualquer local.
Desta forma os webinars não só permitem a partilha de conteúdos relevantes para os (potenciais) clientes, como também se revelam grandes aliados no que diz respeito ao fortalecimento das marcas e à geração de leads qualificados, constituindo assim uma ferramenta eficaz para a optimização dos negócios.
Alguns Benefícios dos Webinars
Tendo em consideração que o recurso a webinars constitui um meio com elevado potencial para a geração de leads, é importante compreender quais os restantes benefícios ligados à adopção dos mesmos, destacando-se os seguintes:
Aumento do Tráfego
Os webinars constituem uma excelente forma de atrair novos visitantes para os canais digitais das empresas, o que por sua vez aumenta o tráfego dos mesmos, contribuindo significativamente para a amplificação da lista de e-mails, para o crescimento do número de seguidores nas redes sociais ou até mesmo para o aumento do número de vendas.
Aumento do Envolvimento
Os webinars não só permitem uma maior proximidade com a audiência como também contribuem para a estimulação da interacção, uma vez que possibilitam a colocação de dúvidas e/ou questões e o seu respectivo esclarecimento em tempo real, cooperando assim para o aumento do envolvimento do público-alvo.
Aumento da Atenção
Os webinars constituem um meio eficaz no que diz respeito à atracção da audiência, uma vez que esta ao ser convidada para um seminário transmitido online, possuirá uma maior predisposição para assistir ao mesmo, fazendo com que as mensagens pretendidas sejam transmitidas de forma mais eficiente e recebidas pelo público-alvo com uma maior atenção.
Aumento da Autoridade
Os webinars, quando transmitidos ao vivo, não possuem as ferramentas de edição disponíveis, fazendo com que a audiência consiga identificar o domínio das empresas relativamente às diversas temáticas que podem ser abordadas, contribuindo assim não só para o aumento da autoridade como também para um posicionamento de referência no mercado.
Aumento do Conhecimento
Os webinars permitem a análise de informações tais como as interacções ocorridas em tempo real, as taxas de abertura dos materiais disponibilizados ou até mesmo a captura de e-mails aquando do acto de inscrição, permitindo assim o aumento do conhecimento quanto às preferências, necessidades e expectativas do público-alvo.
Aumento de Vendas
Os webinars constituem um excelente meio de demonstração de produtos e serviços cujas características, ao serem exibidas em tempo real, contribuem para o fortalecimento da relação com a audiência e, consequentemente, para o aumento do número de vendas bem como para a aceleração da obtenção de resultados.
Formatos dos Webinars
No mundo dos webinars são vários os formatos existentes e, como tal, é importante possuir conhecimento sobre cada um deles de modo a que no momento de decisão se adopte aquele que melhor se enquadre nos objectivos pretendidos, sendo os principais apresentados de seguida.
Webinars de Apresentação
Formato sob o qual assenta como principal objectivo a informação da audiência relativamente a um produto e/ou serviço, sendo este um estilo que possibilita uma maior eficácia aquando da divulgação da marca das empresas.
Webinars em Entrevista
Formato baseado no debate de determinada temática entre um anfitrião e um convidado cujo nome constitua uma referência de domínio, sendo este um estilo que permite gerar uma maior visibilidade para as empresas e um maior envolvimento do público-alvo.
Webinars de Perguntas e Respostas
Formato no qual, tal como o nome indica, a audiência coloca dúvidas e/ou questões existentes a um anfitrião e o mesmo esclarece-as em tempo real, sendo este um estilo que promove a aquisição de um maior conhecimento acerca do público-alvo das empresas e o desenvolvimento de acções mais assertivas para como o mesmo.
Webinars Summit
Formato destinado à transmissão de uma reunião de especialistas no qual o anfitrião necessita de possuir conhecimentos avançados sobre a temática a ser abordada de modo a poder interagir com os restantes, sendo este um estilo que, uma vez realizado com qualidade, possibilita não só o aumento de leads como também a amplificação da autoridade da marca das empresas.
Webinars em Painel
Formato sob o qual um conjunto de especialistas são convidados para debaterem uma determinada temática relativa ao modelo de negócio das empresas, sendo este um estilo que permite igualmente a intervenção da audiência com os respectivos convidados.
Conclusão
Considerando que os webinars constituem uma das principais tendências no que concerne a estratégias de marketing de conteúdo, estes são igualmente uma das melhores formas de interacção com a audiência, possibilitando o aumento do tráfego, do envolvimento, das vendas e, sobretudo, da satisfação dos (potenciais) clientes.
Os cuidados a ter em consideração aquando da divulgação, da preparação e dos detalhes técnicos associados à criação de webinars, aliados à partilha de conteúdos de qualidade e à adopção de boas estratégias de relacionamento com o público-alvo, são aspectos que serão recompensados com o aumento da reputação da marca ou das empresas.
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