Como Atrair Clientes com as Redes Sociais
Devem as PMEs estar presentes nas redes sociais?
Existem várias razões para as PMEs não terem ainda aderido em força às redes sociais, com a honrosa excepção das sediadas nos países mais avançados na economia digital, das quais destacamos:
- Algum desconhecimento do seu real benefício;
- Falta de recursos internos com disponibilidade para as tarefas associadas à gestão das contas;
- Mito sobre a inadequação das redes sociais para as empresas.
No entanto, atrair clientes com as redes sociais parece ser um modelo a seguir pelas pequenas e médias empresas, tendo em atenção:
- O baixo custo da presença nas redes sociais, quando comparado com o marketing tradicional;
- O facto das pessoas e das empresas estarem cada vez mais presentes e por mais tempo, nestas redes;
- A possibilidade de chegar a clientes em qualquer ponto do mundo, desde que se tenha possibilidade de comunicar em várias línguas.
Outros benefícios para as PMEs
Os benefícios das redes sociais, para as PMEs, não se resumem à capacidade para encontrar novos clientes, existindo outros fortes argumentos para a presença, nomeadamente:
- Capacidade para recompensar os seguidores, oferecendo descontos e vouchers que podem ser rebatidos nas lojas físicas, aproveitando-se esta ocasião para os tornar clientes;
- Forma da empresa a ser falada e conhecida a um custo muito reduzido, quando comparado com os mídias tradicionais;
- Uso da geolocalização para atrair clientes, o que é particularmente eficaz em negócios locais;
- Possibilidade da empresa se conectar a outros negócios, ampliando a sua rede de contatos e a capacidade para diversificar.
Qual a tendência mundial?
Para o ajudar a entender a importância das redes sociais para o negócio das pequenas e médias empresas, fique com algumas estatísticas recentes:
- Segundo a Hubspot, 50% de todas as pesquisas são feitas na esperança de encontrar resultados locais, e 61% dessas pesquisas resultam em compra;
- 80% dos empresários entende a importância dos mídias sociais e está a planear aumentar a sua presença este ano, informação da Social Media Today;
- A eMarketer afirma que 24% das PMEs integram os mídias sociais nos seus negócios;
- De acordo com a Nielsen, 46% do utilizadores online vão aos mídias sociais antes de tomarem uma decisão de compra.
Conclusão
Por mais sentimentos negativos e desconfianças que nutra sobre este tema, a realidade mostra-nos a importância, para os diferentes negócios, das redes sociais, cada vez mais transformadas em plataformas de marketing e vendas.
Mas se não acredita no que escrevemos, nem nas estatísticas publicadas, pelo menos faça uma experiência e tire as suas próprias conclusões.
Interessado em saber mais?
Solicite o eBook Como Atrair Clientes com o Facebook e fique mais preparado para tomar a decisão: