Como Conciliar Marketing Automático e CRM
Um dos problemas enfrentados pelas organizações com sistemas de informação e processos complexos, é a adoção de novas soluções informáticas que lhes garantam presença na linha da frente da competitividade e a natural superação dos seus concorrentes.
As grandes organizações, como é normalmente o caso das Instituições Financeiras, para além de enfrentarem esses problemas, têm ainda de ter especiais cuidados com a segurança dos seus sistemas informáticos e com a proteção dos dados dos seus clientes.
A decisão de adquirir soluções externas de marketing automático parece pois, numa primeira análise, pouco adequada, mais ainda porque para além dos aspetos referidos, sobre estas organizações pesa muitas vezes a falsa imagem de conservadorismo e aversão à inovação.
Neste artigo avançamos com a tese contrária, defendendo que as grandes empresas, incluindo as Instituições Financeiras, podem conciliar marketing automático e CRM (Customer Relationship Management), mesmo que em plataformas distintas e que o podem conseguir sem pôr em risco a segurança de sistemas e dados.
Razões para adoção do marketing automático
Juntam-se algumas razões para a adoção do marketing automático nas grandes empresas:
As plataformas de marketing automático possuem APIs …
- Muitas plataformas de marketing automático já têm ligações integradas com alguns fornecedores de aplicações de CRM;
- Integrar o marketing automático, com a plataforma interna de CRM de uma empresa é um processo simples, uma vez que existem APIs disponibilizadas pelas plataformas que permitem a integração com qualquer CRM;
- As principais plataformas de marketing automático, fornecem diretamente, ou através dos seus parceiros autorizados, apoio no desenvolvimento dos processos de integração.
As plataformas de marketing automático não têm que importar os dados existentes no CRM interno …
- Podemos tratar o marketing automático como uma plataforma independente de todo o sistema de informação da empresa, ou podemos decidir fazer circular dados apenas no sentido marketing automático para o CRM interno;
- Isto apenas fará sentido quando a empresa tenha receio de falhas de segurança que possam pôr em causa a privacidade dos seus clientes.
O marketing automático torna o departamento de marketing independente dos desenvolvimentos informáticos …
- Apenas esporadicamente será necessário apoio da informática, porque emails, email marketing, listas, workflows, botões de apelo à ação, páginas de aterragem, campanhas de marketing e formulários podem ser criados, pelo Marketing, diretamente nestas plataformas;
- Se a opção for integrar, no CRM interno, os dados capturados pela plataforma de automatização de marketing, será necessária programação para ligar, via API (interface aplicacional), as duas plataformas.
O marketing automático pode ser gerido por um único recurso, mesmo nas maiores organizações …
- As aplicações de marketing automático possuem funções de divisão de tarefas por diversos colaboradores, mas, mesmo que não aconselhável, todo o trabalho pode ser realizado por um único recurso interno;
- Tal acontece independentemente da dimensão da organização, uma vez que o volume de trabalho depende apenas do pormenor e quantidade das funcionalidades que se desejem parametrizar e não do número de contactos.
O marketing automático permite registar automaticamente dados sobre a atividade online dos potenciais clientes …
- Esta informação escapa à esmagadora maioria das organizações e é registada naturalmente pelas plataformas de marketing automático;
- Esta informação é muito valiosa, porque permite conhecer detalhadamente o comportamento online do cliente potencial ou atual.
O marketing automático permite uma relação um para um com os clientes atuais ou potenciais …
- Através do registo sistemático do que os clientes potenciais ou atuais fazem no nosso site, podemos fornecer-lhes a informação que desejam, num processo designado por mass personalization;
- As ofertas podem ser super-personalizadas, porque o detalhe da informação registada permite a oferta cirúrgica, sem ser intrusiva e não desejada.
As plataformas de marketing automático são disponibilizadas em SaaS …
- As plataformas de marketing são oferecidas em SaaS (software as a service), o que permite, na sua implementação mais simples, impacto zero no sistema de informação de organizações com pesados sistemas de informação;
- O investimento, para além de ser reduzido, pode ser parado a qualquer momento, bastando não renovar o contrato, uma vez que não existem impactos ao nível do sistema de informação e aplicações informáticas da empresa.
O marketing automático custa muito menos do que um empregado …
Os preços das plataformas de marketing automático variam muito, mas soluções de elevado desempenho têm um custo que, dependendo das funcionalidades, varia entre os 1200 e os 7000 euros/ano, a que acrescem custos com a subcontratação de serviços, caso sejam desejados.
Pode começar a retirar partido do marketing automático em poucas semanas …
- A criação de procedimentos, listas, ligações, conteúdos, gatilhos de marketing, entre outros, será uma tarefa permanente na empresa, mas bastam poucas semanas para poder ter uma campanha no ar, desde que existam conteúdos e o website da organização esteja preparado;
- No entanto, são normalmente necessários 6 meses até aparecerem resultados consistentes.
As plataformas de marketing automático estão a ser permanentemente atualizadas para fazer face às alterações introduzidas por redes sociais e motores de busca …
Com as plataformas de automatização de marketing, os departamentos de informática das empresas não têm de se preocupar com as alterações que redes sociais, motores de busca e sistemas operativos introduzam.
As plataformas de marketing automático estão a ser permanentemente atualizadas para melhorar funções …
As plataformas de marketing automático estão permanentemente a introduzir novas funcionalidades que permitam retirar valor de novas técnicas, conceitos e possibilidades, mantendo os seus clientes sempre na linha da frente da competitividade online.
As plataformas de marketing possuem apoio forte na formação …
- A esmagadora maioria das plataformas de marketing automático possui excelentes departamentos de formação, normalmente gratuita, para os seus clientes;
- A formação reveste tipicamente duas vertentes: uso da plataforma e domínio de uma metodologia;
- Nalguns casos, existem programas de certificação, que permitem avaliar a capacidade e conhecimento dos colaboradores, para o desempenho de certas tarefas.
Conclusão
O marketing automático é uma necessidade evidente para qualquer organização que pretenda manter os seus negócios sustentáveis e uma relação online de excelência com os seus clientes atuais e potenciais.
Muitos dos obstáculos à sua adoção não passam de mitos, como tentámos demonstrar neste artigo, mas admitimos que possam existir opiniões diferentes pelo que convidamos todos os interessados a deixar os seus comentários no espaço existente para esse efeito, no final deste post.
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