Como criar conteúdo viral
Conteúdo viral é algo muito partilhado e com um grande número de interações online, num curto período de tempo. Estas características despertaram o interesse das marcas, sendo para elas cada vez mais importante saber como criar conteúdo viral.
Antes, com o conhecido modelo de comunicação agulha hipodérmica acreditava‑se que a mensagem e conteúdos eram implantados no consumidor, sem conhecer resistência.
Contrariamente a essa ideia é atualmente o consumidor quem decide o conteúdo com o qual terá contacto e interagirá – contribuindo para a sua popularidade.
O conteúdo viral começou com a web 1.0
O tipo mais tradicional de viralidade começou com uma das primeiras versões da internet, também chamada de web 1.0, a qual permitia que fossem enviadas mensagens ou imagens online entre pares.
Posteriormente, com a web 2.0 e o desenvolvimento das redes sociais e mais ferramentas de partilha, o consumidor passou a estar capacitado para participar e partilhar ativamente e instantaneamente o conteúdo online.
Características de um conteúdo viral
Estudos científicos apontam dois grandes polos impulsionadores deste processo: o valor emocional e o valor prático despertado.
Quando um conteúdo desperta algum tipo de emoção ou possui o potencial de ser útil, este detém uma maior capacidade de se tornar viral, sendo que o maior número de partilhas está mais vezes associado a emoções positivas, destacando-se os conteúdos divertidos, surpreendentes ou inspiracionais.
Em relação às melhores formas de criar conteúdo viral, salienta-se a utilização de gatilhos mentais que relacionem o conteúdo a situações do quotidiano, nomeadamente sob a forma de listas e o storytelling criativo; este prende a atenção do público para que este se interesse e procure acompanhar até ao fim, aliado a títulos e imagens que chamem a atenção– impulsionando desta forma a partilha.
Media, rede, mensagem e consumidor compõem um conteúdo viral
A evidência científica aponta que a viralidade de um conteúdo depende de vários elementos:
- o agente de media que permite a partilha do conteúdo;
- a dimensão social da rede que delimita as formas de interação;
- a estrutura e conteúdo da mensagem;
- o comportamento dos consumidores que ditam o seu destino.
No que toca à produção de conteúdo viral para as marcas, esta não difere muito de outros conhecidos tipos de comunicação, sendo necessário segmentar um grupo específico – mesmo que na prática dum processo viral seja difícil delimitar – e veicular uma mensagem apelativa através de um meio e plataforma adequados.
Vantagens do conteúdo viral para as marcas
Para as marcas o retorno de conteúdo viral pode ser muito significativo, porque através de uma comunicação isolada podem alcançar-se dimensões extraordinárias.
As partilhas podem ser encaradas como uma forma de publicidade quase gratuita, alcançando um grande número de possíveis clientes e tendo associado um potencial de retorno, resultando daqui a importância de se saber como criar conteúdo viral.
Conclusão
O acesso generalizado à tecnologia e aos smartphones facilita a participação em fenómenos de grande escala que, aliados à tendência natural para a partilha existente no ser humano, formam condições a explorar pelas marcas num contexto de marketing.
As plataformas online permitem ao consumidor o contacto contagiante com conteúdos e uma vez conseguida a interação com a mensagem, o consumidor pode também tornar-se agente veiculador, através do fenómeno boca-a-boca online – fatores ilustrativos do potencial a alcançar pelas marcas, ao saberem como criar conteúdo viral.
Posto isto e para que que um conteúdo se torne viral, é necessário que este seja compreendido através de uma linguagem universal. As imagens são transversais, passíveis de contar uma história ou transmitir emoções, sendo por isto mais propícias a serem partilhadas.
Salienta-se a importância de uma boa gestão de redes sociais para a divulgação de marca, disseminação de conteúdos e promoção de interação, nomeadamente numa ótica de inbound marketing.
Caso pretenda saber um pouco mais sobre a metodologia de inbound marketing, poderá descarregar gratuitamente o livro “O Essencial do Inbound Marketing” ao clicar na imagem abaixo.