Como Escrever um Press Release Eficaz?
Um press release, também chamado de comunicado de imprensa, tem uma estrutura muito própria, que importa conhecer para que se possa ter sucesso no seu objectivo primordial: captar a atenção dos media.
Apesar dessa estrutura não ter mudado muito, saber como escrever um press release eficaz, nesta era digital, é uma capacidade que todos os comunicadores devem tentar melhorar.
Passos a Seguir na Redação de Um Press release?
Título do Press Release
Acima de tudo, o título do press release deve conseguir captar, desde logo, a atenção do interlocutor. Mostrar, logo no título, que há algo novo a apresentar ao mercado pode ser uma ótima estratégia. Veja, como exemplo, o seguinte título: “Novo produto chega ao mercado”.
Data e Local
Um press release deve conter a data de lançamento e o local de onde provém, como, por exemplo: Santarém, 27 de janeiro de 2018.
Introdução
Neste parágrafo introdutório, deverá sublinhar a relevância da notícia em causa. No entanto, a introdução não deverá ter mais de três ou quatro linhas.
Corpo do Press Release
Nesta parte, deverá dar informação sobre o assunto em questão, explicando-o, fornecendo dados numéricos associados ao mesmo, ou quaisquer outros que considere pertinentes. Deverá responder às seguintes questões: Quem?; O quê?; Onde?; Quando?; Porquê?”. O corpo do press release não deverá ter mais do que cinco parágrafos.
Sobre a Empresa
Em várias situações, o press release poderá ter esta secção, que diz respeito ao fornecimento de algum background sobre a empresa que está a promover o produto, serviço ou evento em causa.
Informações de Contacto
Esta secção deve conter o nome, contacto telefónico, email, morada, entre outras formas de contacto.
Outras Dicas
- Seja sempre claro, objetivo e conciso;
- Forneça links de acesso a informação que possa funcionar como apoio ao press release;
- O press release deve ser recente e relevante;
- Todas as citações incluídas devem ser verdadeiras e atuais;
- Não deverá usar linguagem promocional;
- O comunicado não deve ser escrito em maiúsculas;
- Utilize uma linguagem cuidada, com respeito pelas regras de ortografia, acentuação, pontuação, morfologia, sintaxe e semântica;
- Use articuladores do discurso para conferir coesão ao seu texto;
- O press release deve, idealmente, ter uma página, no máximo duas;
- Lembre-se de que um press release só terá impacto se for relevante para a comunicação social.
Conclusão
O relacionamento das organizações com os media deverá ser mantido, entre outras formas, pela via dos press releases, apesar do papel cada vez mais importante das redes sociais na formação da percepção dos consumidores sobre marcas, empresas ou produtos.
Se seguir cada um dos passos apresentados, conseguirá redigir um press release de qualidade, conseguindo a atenção dos media.
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