Como gerar leads no LinkedIn
Saber como gerar leads no LinkedIn é cada vez mais importante, uma vez que se trata de uma rede social de eleição para fins profissionais, 277% mais eficaz do que o Facebook e o Twitter.
As redes sociais têm vindo a afirmar-se como meios de captação de contatos, sendo que o LinkedIn, por ser mais vocacionada para profissionais, permite alcançar resultados muito significativos dado ser uma plataforma de negócios e networking.
Existem cada vez mais ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais para os negócios, como acontece no LinkedIn com o formulário de geração de leads, com as diferentes formas de anunciar e com as opções para explorar os grupos.
LinkedIn tem grande impacto no segmento B2B
A força do LinkedIn advêm dos cerca de 500 milhões de utilizadores entre marcas, empresas, empreendedores e aspirantes a profissionais, que comunicam e se relacionam no contexto do mercado de trabalho, com especial foco no Business to Business (B2B).
Cerca de 92% dos profissionais do segmento B2B valorizam o Linkedin acima de outras plataformas e 79% dos profissionais deste segmento veem o LinkedIn como uma fonte eficaz de geração de leads qualificadas – 4 em cada 5 utilizadores são responsáveis por decisões de negócio.
Os utilizadores desta rede social têm, à partida, interesse em encontrar e interagir com conteúdos de teor profissional, o que torna as publicações mais eficazes, mas obriga à existência de uma estratégia adequada de marketing de conteúdo.
Conteúdos como artigos, apresentações SlideShare, infográficos ou e-books providenciam uma razão para se dar início a uma interação e eventual captação de lead.
Estudos demonstram que aproximadamente metade dos utilizadores estão mais dispostos a comprar a uma marca/empresa com a qual interagiram no LinkedIn. Para além disso, o público desta rede social tem o dobro do poder aquisitivo face à média de outros utilizadores da internet.
Anúncios no LinkedIn têm taxa de conversão 3x maior
O recurso à publicidade constitui também uma forma de captação de leads. No LinkedIn as taxas de conversão de leads são 3x maiores do que as de outras grandes plataformas de anúncios.
Esta rede social disponibiliza várias opções publicitárias. Existe a possibilidade de criar anúncios como updates na página da empresa; há o conteúdo patrocinado directo – mais direcionado para o público-alvo pois permite personalizar e testar as mensagens enviadas.
Text Ads são também uma opção e consistem em anúncios com texto que aparece no topo ou lateral da página do LinkedIn, mas que não funcionam em dispositivos móveis.
Por último, o InMail é uma forma de contactar com pessoas que ainda não fazem parte da rede da empresa, permitindo que as interações não estejam limitadas à rede já construída. É possível personalizar a mensagem enviada para a caixa de entrada do utilizador pretendido.
Formulário de Geração de Leads origina leads de qualidade
O formulário de geração de leads surge de forma a incitar por um lado e facilitar por outro, a interação inicial. Estudos demonstram que 80% de leads B2B vêm do LinkedIn e o formulário de geração de leads dá uma ajuda ao resolver um problema nas interações online, o preenchimento manual de dados.
Os utilizadores, ao clicarem num anúncio têm automaticamente preenchidos no formulário os dados associados ao seu perfil, podendo este ser enviado com um só clique. Por um lado poupa-se tempo, por outro são recebidas informações completas e atualizadas.
Uma vez submetido é-se dirigido para uma página de agradecimento que direciona para outros conteúdos ou websites associados à empresa, propiciando mais oportunidades de interação.
O formulário de geração de leads otimiza campanhas pois permite:
- receber informações completas e atualizadas através dos perfis, garantindo a qualidade das leads;
- gerir leads, uma vez que é possível fazer o download da lista de leads e/ou emparelhar com o sistema de CRM;
- medir resultados e retorno sobre investimento (ROI), porque estão diretamente ligados às ferramentas de gestão de campanha.
Criar engagement através de grupos no LinkedIn
Uma outra forma de se conseguir gerar leads no LinkedIn passa por estar presente ou criar grupos nesta rede social.
Caso seja pretendido acelerar o crescimento de grupos é possível fazê-lo recorrendo a parcerias entre grupos da indústria, através de promoção mútua ou com recurso a publicidade.
Dada a existência de muitos grupos, uma boa opção é escolher um nicho de mercado pouco representado, destacando-se nesse contexto e estar atento às notícias do setor, motivadoras de discussões.
A plataforma oferece várias opções como por exemplo a inserção de links ou a configuração de envio de emails semanais para os membros do grupo.
Além disto, pesquisar grupos ativos e exemplos de sucesso, além dos comuns do setor, pode ajudar a criar oportunidades para a empresa.
Avaliar a frequência das publicações e o quão ativos são os membros que integram o grupo, permitirá medir o nível de engagement.
É necessário segmentar e tornar o grupo apelativo para que os influenciadores e/ou decisores queiram participar e fomentar discussões da indústria de forma ativa, criando um excelente espaço para a empresa divulgar as suas publicações e mostrar conhecimento no segmento de mercado.
7 Dicas sobre como gerar leads no LinkedIn
Construir um perfil apelativo – adicionar detalhes acerca da empresa, apresentar uma imagem profissional e uma biografia interessante de forma a distinguir-se de outras empresas, além de estar ciente das palavras-chave escolhidas, adaptando o perfil às possíveis pesquisas;
Criar uma lista de potenciais consumidores – identificar um número considerável de possíveis leads através de dados como cargo, localização e indústria;
Aperfeiçoar a primeira impressão – detalhes como a forma como se descreve ganham outra dimensão além da descritiva. A intenção deve ser despertar no leitor o interesse de ver o perfil completo, de forma a que este compreenda como pode beneficiar de uma eventual interação;
Compor uma mensagem inicial convincente – é recomendável que o emissor se identifique, mencione o motivo do contacto e estabeleça alguma relação baseada no que souber do recetor (através da visualização prévia do perfil);
Customizar um plano individual – desenhar um plano de ação para cada lead aumenta as suas chances de sucesso;
Construir uma relação – uma vez estabelecido o primeiro contacto, devem ser enviadas mensagens previamente ao telefonema e eventual reunião. Estas deverão focar-se em mostrar algo interessante e relevante;
Persistir nas leads frias – ao invés de desistir, deve-se criar uma lista separada de “contactos talvez” e contactar esporadicamente com novidades acerca de recursos ou discussões interessantes nos grupos.
Conclusão
O objetivo do LinkedIn é expandir e manter relações e tem muito potencial a explorar, com cada vez mais ferramentas disponibilizadas que facilitam o seu máximo aproveitamento.
Obter resultados é um processo demorado e exige conhecimento acerca da gestão de redes sociais. O LinkedIn destaca-se aqui não só pelo número impressionante de utilizadores qualificados, mas especialmente pelo potencial de retorno, daí a relevância de saber como gerar leads no LinkedIn.
Apesar do forte foco no segmento B2B, o B2C tem também vindo a ganhar terreno, potenciado por ações de marketing e publicidade.
O LinkedIn, por tudo o que foi referido anteriormente, é um rede social que deverá fazer parte integrante de uma estratégia de inbound marketing.
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