Como Gerar Tráfego Online com o Inbound Marketing?
O website da sua empresa pode ser muito inovador, bem construído, com conteúdos valiosos, design excelente e amigo do utilizador, mas se não for encontrado pelos seus potenciais clientes, será como se não existisse.
Um dos serviços da metodologia de Inbound Marketing consiste na geração de tráfego, uma prioridade transversal a todas as empresas, independentemente do seu tipo e dimensão, segundo as conclusões do recente relatório publicado pela Hubspot, intitulado State Of Inbound 2015.
Vamos focar-nos, neste artigo, na descrição de algumas táticas para gerar tráfego online com o Inbound Marketing.
Táticas de Inbound Marketing para Geração de Tráfego
Quando se fala de gerar tráfego e independentemente de se pretender gerar leads, criar valor para anunciantes, associar produtos à empresa, ou aumentar a notoriedade, está-se a falar das táticas para dirigir pessoas até ao nosso website.
Para evitarmos que um website fique perdido na imensidão de páginas da Internet, sem nunca ser encontrado pelos potenciais clientes, deveremos usar táticas como a criação de conteúdo de qualidade, SEO, construção de uma posição nas redes sociais, entre outras.
Sem prejuízo da criatividade na identificação de outras possibilidades, que resultem na geração de tráfego para o website da sua empresa, são aceites como adequadas à metodologia, as seguintes:
- Blogue;
- SEO;
- Website Design;
- Redes Sociais.
Juntam-se algumas considerações para se entender os benefícios de cada uma dessas tácticas:
Blogues
Para se ter a ideia da importância dos blogues, apresentamos duas estatísticas da Hubspot:
- Os especialistas de marketing que deram prioridade ao blogue da empresa, tiveram uma probabilidade 13 vezes maior de ter ROI positivo (Hubspot State of Inbound, 2014);
- Os websites com um número de páginas entre 400 e 1000 conseguem 6 vezes mais leads do que aqueles com número entre 50 a 100 (Hubspot Lead Generation Lessons from 4000 businesses, 2011).
Face aos números apresentados e a outros existentes com evidência semelhante, se queremos tráfego e leads, temos que ter um blogue de empresa e criar conteúdos de uma forma regular, ie, não apenas quando se puder.
SEO
O Search Engine Optimization (SEO), que em português podemos traduzir por Otimização para Motores de Busca, continua a ser uma das mais importantes origens de leads.
Tendo isto presente, considerar as optimizações de SEO deve ser uma das prioridades de qualquer empresa com presença online.
Numa explicação simples, a optimização SEO nada mais é do que um conjunto de regras que asseguram que os motores de busca (robots) entendem o conteúdo que estamos a publicar e o indexam de acordo com os nossos desejos.
Embora existam ferramentas que nos permitem prever qual vai ser o nosso posicionamento, nunca poderemos garantir que um conteúdo irá aparecer na primeira página de resultados de uma pesquisa, porque dependemos do que outros estejam também a publicar e da relevância que nos for atribuída pelo algoritmo usado pelos motores de busca.
Como os algoritmos usados não são conhecidos do público em geral, para além de estarem em permanente mudança, as melhores práticas recomendam bom senso na criação e estruturação dos sites, página ou conteúdos.
As tentativas de enganar os algoritmos, designadas por técnicas Black Hat SEO, podem ser desastrosas, caso sejam detectadas, podendo levar à descida acentuada no posicionamento das páginas, ou até mesmo à sua exclusão das buscas.
Por último, o SEO é uma forma gratuita de se poder chegar às primeiras posições das pesquisas, mas podemos, desde que estejamos dispostos a pagar, usar links patrocinados que garantem esse resultado.
Website Design
Um website é uma loja virtual, devendo por isso ser apelativo e fácil de utilizar pelo nosso cliente tipo.
Para que um website possa ser considerado eficaz no seu principal objetivo que é atrair visitantes e convertê-los em leads, deve obedecer aos seguintes princípios:
Imagem de marca
A imagem de marca é composta pelo logo, cores, fontes, banners, fotos e mensagens que a empresa utiliza de forma consistente e que os clientes associam à empresa.
O modo de funcionamento do website deverá também ser consistente ao longo de todas as suas páginas.
Ajuste ao dispositivo da pesquisa
O site deve ajustar-se ao dispositivo da pesquisa, ie, o tamanho do ecrã deve ajustar-se aos diferentes dispositivos.
Hoje em dia são feitas mais pesquisas por telemóvel, do que por desktop, o que coloca pressão sobre a necessidade básica de design responsive e também sobre a concepção central do site, cada vez mais orientada para os dispositivos móveis.
Outro aspecto não negligenciável, é que o Google penaliza os sites que não são responsivos.
Navegação amigável
Uma das razões mais referida na insatisfação com o uso de websites é a dificuldade na sua navegação.
A navegação deve ser simples e consistente, porque tem correlação com o número de conversões, ie, com a quantidade de visitantes que se transformam em leads.
Conteúdos de qualidade
A metodologia de Inbound Marketing assenta na criação e publicação de conteúdos que sejam valorizados pelos clientes alvo da empresa.
Notícias, citações e principalmente disponibilização das publicações do blogue, são elementos essenciais para atrair tráfego para o website.
Apelos à acção
Os visitantes do seu site não saberão o que é esperado fazer, se não existirem fortes apelos à acção.
Para a conversão de visitantes em leads é necessária a existência de fortes apelos à acção.
Páginas de aterragem
As páginas de aterragem são chamadas pelos apelos à acção e devem ter como único objetivo a aquisição de contactos através do preenchimento de um formulário.
Sem páginas de aterragem eficazes, o site pode atrair tráfego, mas não existirão conversões.
Indicadores de confiança
O website deve exibir indicadores de confiança, tais como:
- Certificações;
- Prémios;
- Testemunhos.
Publicação nas Redes Sociais
Não basta criar conteúdos educativos de qualidade e interesse para os clientes alvo, sendo necessário fazer a difusão dessa valiosa informação, nas redes sociais. A publicação nas redes sociais é uma das funções do serviço de geração de tráfego online.
Com a exposição desses conteúdos, começam a chegar os comentários, os gostos e as partilhas, assim como o crescimento do número de seguidores, tornando-se mais fácil o estabelecimento de relações de confiança entre a empresa e a sua audiência.
Como o ROI deve ser avaliado, é importante que o pessoal de marketing use tecnologia que os possa ajudar a ligar receitas às actividades nas redes sociais.
Conclusão
Um dos importantes serviços da metodologia de Inbound Marketing é a geração de tráfego para o website da empresa, porque sem visitantes não existe possibilidade de conversões e sem estas falha o nosso principal objectivo com a presença online.
No entanto, a Geração de Tráfego Online é apenas um dos serviços da metodologia de inbound marketing, sendo o seu comprovado sucesso conseguido com a utilização de todos eles, nomeadamente:
- Geração de leads;
- Aquisição de clientes:
- Geração de Defensores da Marca;
- Relatórios e Análises.
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