Como implementar marketing personalizado
As empresas procuram cada vez mais personalizar as suas estratégias de forma a assegurarem melhores resultados, sendo para isso importante possuírem conhecimento sobre como implementar marketing personalizado.
Com efeito, enquanto antigamente o uso do nome do cliente num email era suficiente, hoje uma campanha personalizada usa dados comportamentais de navegação, compras e contactos nos vários canais para adaptar conteúdos, produtos e serviços a cada cliente potencial.
Os consumidores querem informação personalizada
É atualmente notório que os consumidores estão cada vez mais criteriosos, quer esta mudança seja resultante da procura de uma boa gestão do tempo, quer seja como uma forma de lidar com a saturação publicitária a que estão sujeitos.
Adicionalmente, existem novos padrões de consumo, onde a tecnologia é essencial para os detectar e deles fazer uso.
O marketing personalizado vai ao encontro dos desejos de personalização do novo consumidor e integra as componentes tecnológicas que identificam padrões de consumo, permitindo uma comunicação hiper-personalizada.
O marketing personalizado atrai o consumidor com mensagens adaptadas
O marketing personalizado consiste em atrair o potencial consumidor com conteúdo adequado àquelas que são as suas necessidades e características específicas.
A personalização passa por um processo de segmentação baseado em diferentes fatores como dados pessoais, geográficos, e informações acerca de quando, porquê e de que forma são acedidos os conteúdos.
Por um lado, a empresa está a segmentar de forma adequada e a concentrar os seus esforços e por outro, o cliente fica satisfeito com a precisão da comunicação em oposição à receção de emails não solicitados de empresas que desconhece.
No entanto, a questão mais pertinente aqui passa por elaborar uma mensagem que, embora personalizada, não transponha o limite da privacidade ao ponto de o consumidor sentir que foi observado, considerando que a sua privacidade foi invadida, o que poderá resultar na reação oposta à pretendida.
A personalização em marketing surge na década de 70
O marketing personalizado emerge em 1978 com Lester Wunderman, criador daquilo que é hoje apelidado de marketing direto moderno.
Este pretendeu utilizar a comunicação em massa atribuindo-lhe, no entanto, múltiplas direções individuais de forma a maximizar a sua eficácia, mudança essa que veio revolucionar o marketing.
Neste sentido, a personalização passa pela captação de informações pessoais acerca do consumidor, obtidas com o seu consentimento, permitindo saber o que ele deseja e com essa informação estreitar a relação.
A operacionalização desta prática recorre a técnicas de criação, produção e distribuição de conteúdos, onde o processo é feito em grande parte de forma automatizada, recorrendo, por exemplo, a soluções de marketing automático.
A personalização de conteúdo fica facilitada com ferramentas de marketing automático
O marketing de massas, caracterizado pela uniformização da comunicação para grandes conjuntos de público-alvo contrasta com o marketing personalizado que proporciona uma maior proximidade com a audiência.
Apesar das ferramentas de marketing automático facilitarem muito o marketing personalizado, este pode existir tanto online como offline:
- Online: traduz-se na hierarquização/identificação das preferências pessoais, como o tipo de conteúdos adequados ao visitante, os produtos que procura ou, no universo mobile, a sua localização. A tecnologia facilita a captação e utilização de dados recolhidos e assim é possível personalizar a comunicação e a experiência de um visitante num dado website;
- Offline: pode-se fazer recurso a cartões de fidelidade, por exemplo, personalizando a experiência da compra através da oferta de descontos específicos, baseados no histórico de compras anteriormente efetuadas, sendo os clientes são informados sms ou email.
Dicas para a implementação do marketing personalizado:
Juntam-se algumas dicas para os interessados em implementar marketing personalizado:
- Colocar perguntas-chave para conhecer o público-alvo a que se dirige;
- Saber identificar e traçar perfis;
- Analisar para adaptar a comunicação;
- Respeitar a privacidade do consumidor e oferecer algo pelo consentimento (ex: ebook);
- Registar a navegação do cliente para obter dados para além dos que podem ser fornecidos num formulário;
- Acompanhar e/ou proporcionar experiências offline para agregar valor à experiência do utilizador;
- Recorrer ao email marketing para lembrança através de retargeting;
- Aproveitar datas comerciais, usufruindo de períodos de grande tráfego e incentivo comercial;
- Ter atenção aos detalhes no que toca ao seguimento de cada compra, para enriquecer futuros contatos;
- Conter conteúdo além da comunicação de marketing, monitorizando aquilo que é popular nas redes sociais;
- Mostrar relevância do conteúdo e pertinência na hora, data e ocasião de forma a converter leads.
Conclusão
Para implementar marketing personalizado precisamos saber o que o nosso cliente tipo deseja, tarefa que no mercado online será melhor conseguida com ferramentas de marketing automático, uma vez que estas possuem capacidades de registo e análise do comportamento que facilitam todo o processo.
Além destas ferramentas, a utilização da metodologia de inbound marketing será certamente útil porque a capacidade de personalização está intrinsecamente relacionada com a quantidade e a qualidade dos dados recolhidos em sistema, e esta metodologia, quando usada corretamente, dá essa garantia.
Se pretender saber mais sobre o potencial das ferramentas de marketing automático, nomeadamente na sua capacidade para criar workflows de tarefas de marketing, descarregue o ebook “Como dominar o marketing automático” clicando no botão abaixo.