Como investir em ESports
Para investir em ESports devemos olhar para o tamanho do mercado e para a sua expectativa de futuro, porque apesar dos prémios dos torneios serem significativos para as equipas, não são normalmente suficientes para se construir um negócio apenas em torno deles.
Quanto ao tamanho do mercado, ele não pára de crescer, despertando interesse do marketing de muitas empresas globais, principalmente porque os jogos de computador são um excelente canal para atingir um público jovem que se afastou quase completamente das formas tradicionais de entretenimento, como a televisão e o cinema.
Mas as expectativas de futuro são ainda mais promissoras, uma vez que a geração digital, que nasceu em contato com jogos digitais e internet, tenderá a ser dominante a curto / médio prazo.
Os ESports em Portugal estão também a seguir esta onda de crescimento, comum à esmagadora maioria dos países do mundo, mas com maior intensidade no continente asiático.
Existem diversas formas de investir em ESports, sendo as mais comuns, as seguintes:
- Investir em Patrocínios;
- Investir em Equipas e ou Jogadores;
- Investir em Startups;
- Investir em Apostas Online.
Investir em Patrocínios
As grandes marcas “nativas” de ESports, muito relacionadas com hardware para jogos, jogos e bebidas energéticas, foram as primeiras dispostas a patrocinar jogadores e equipas.
No entanto, mais recentemente, muitas outras marcas bem conhecidas do consumidor comum estão a entrar neste mercado, como é o caso, entre outras, das seguintes:
Coca-Cola
Anunciou em 2019 um patrocínio inédito para a marca, apoiando a equipa de ESports Pain Gaming, League of Legends (LoL), uma das principais modalidades de ESports.
Nike
O seu primeiro investimento em patrocínio dentro do ESports foi voltado para um dos melhores jogadores do mundo de League of Legends: Jian“Uzi”Zihao.
O gamer foi um dos rostos da campanha da marca, a “Dribble &“, que apoia a próxima série de documentários de LeBron James.
Merchandising, partilha de receita, venda de produtos digitais e direitos de transmissão são os principais geradores de receita.
Youtube
Assinou um contrato exclusivo de transmissão de vários anos com a plataforma de jogos Faceit para transmitir a liga profissional de games da EsitseSeries Championship Series (ECS), tendo feito o seu maior investimento até ao momento nos ESports.
Sony
A Sony celebrou uma parceria com a organizadora de eventos ESL para integrar a Sony Playstation Vue, uma rede de TV 24 horas, dedicada aos ESports.
Neste caso as receitas representam apenas uma pequena percentagem da receita total dessa empresa, no entanto observa-se uma grande influência dos ESports no crescimento do seu valor.
Investir em Equipas e Jogadores
Os jogos eletrónicos passaram de hobby associado a jovens viciados em computadores e com dificuldades de socialização, para uma indústria de milhões de euros.
Este facto não passou despercebido aos grandes clubes de desportos tradicionais, o que originou o rápido crescimento de novos perfis de emprego, que não se esgotam na função de jogador, incluindo treinadores, scouting, advogados especializados, gestores, entre muitas outras.
Sinais positivos do mercado levaram a que celebridades das mais diversas áreas tenham também investido capital em equipas e franquias.
Eis mais algumas formas de investir em ESports:
Como clube tradicional
O Bayern Munique compete no jogo de futebol “Pro Evolution Soccer”, da fabricante japonesa Konami.
O título é menos conhecido na Europa do que seu grande concorrente “Fifa”, mas é muito popular na Ásia e na América do Sul.
A principal razão para um clube ingressar nos ESports, parece ser divulgar e promover a sua própria marca e aumentar o número de fãs.
Como treinador
Matthias Luttenberger é um dos primeiros Austríacos a transformar o seu hobby numa profissão.
Antes da sua contratação como treinador do Bayern de Munique, Luttenberger era um jogador de muito sucesso de Pro Evolution Soccer.
A equipa de ESports, do Bayern Munique, composta pelo treinador e três jogadores espanhóis, conseguiu ainda este ano a conquista da EfootballPro Cup da Konami prova máxima da franquia.
Como jogador e streamer
Para além de jogador profissional de FIFA, o português de 25 anos, J10 Oliveira, também cria conteúdo digital e recentemente ultrapassou a marca de 100.000 seguidores no seu canal de YouTube.
O canal foi criado em 2017 tendo como principais objetivos criar conteúdos para pessoas e tornar o seu criador mais conhecido, uma vez que as vitórias em torneios não estavam a ser suficientes para o tornar relevante para marcas ou equipas.
Como embaixador
Ben Simmons, estrela da NBA, apostou na FaZe Clan de uma forma mais profunda do que apenas por puro investimento.
O jogador do Philadelphia 76ers é um embaixador da organização para criação de conteúdo, bem como um defensor de jogos e desportos eletrónicos e da expansão do FaZe Clan globalmente.
Os FaZe Clan são compostos por uma infinidade de streamers proeminentes e criadores de conteúdo no topo de várias equipas de ESports em jogos como Call of Duty League, VALORANT, Counter-Strike, Global Offensive, PlayerUnknown’s Battlegrounds, Rainbow Six Siege, FIFA e Fortnite.
Como partner
Post Malone, estrela do HipHop, é um rapper, cantor, compositor e produtor musical americano, que alcançou o reconhecimento pela primeira vez, em 2015, após o lançamento de seu single de estreia “White Iverson”.
Fã de vídeojogos, Post Malone é agora um dos sócios dos Envy Gaming, após adquirir uma percentagem não revelada da organização num negócio efetuado entre um London Entertainment Group, Electric Feel Entertainment e United Talent Agency.
Envy Gaming, Inc. é a proprietária e operadora da franquia global de desportos eletrónicos Team Envy, da equipa Dallas Fuel na Overwatch League, da equipa Dallas Empire na Call of Duty League e um membro fundador da Flashpoint, uma série de torneios profissionais para competições CS: GO.
Como detentor de direitos de uma marca
O ex-jogador do Benfica Eduardo Salvio, atualmente ao serviço do Boca Júniors, detém em Portugal a marca TS Warrior Player, dedicada à personalização de comandos para as consolas.
A marca decidiu lançar-se nos desportos eletrónicos competitivos com uma equipa de FIFA e avançou para a contratação de dois dos melhores jogadores portugueses da modalidade: RastaArtur e Tuga810.
Como investidor numa equipa
Pablo Aimar, antigo jogador do Benfica, River Plate, Valência e Saragoça, investiu 100 mil euros no Wygars, clube espanhol de ESports, tornando-se assim num dos seus principais investidores.
Fundado em novembro de 2019, o Wygers, cuja sede é em Madrid, procurava obter 500 mil euros em fundos, tendo conseguido atingir o máximo legal permitido (125%), captando um total de 624.895 euros, conforme comunicado.
Investir em Startups
Existem diversas startups surgindo no meio dos ESports, sendo esta uma ótima opção de investimento, pois algumas dessas empresas estão em fase inicial de negócio.
Apresentamos de seguida alguns exemplos:
RFRSH Entertainment
Trata-se de empresa de marketing sediada na Dinamarca, que tem parceria com várias das melhores equipas e organizações de ESports, prometendo ajudar empresas interessadas a crescer rapidamente no setor.
Conseguiu US $54,9 milhões em financiamento até agora sendo assim uma das melhores startups de ESports na Europa.
RTSMUNITY
É composta por profissionais do setor que fornecem análises de jogos e torneios, odds ao vivo e conteúdo de dados para jogadores e profissionais do setor, empresas de apostas, ligas, veículos de media e equipas de profissionais.
PLAY2LIVE
Trata-se de um serviço de streaming baseado em Blockchain que oferece aos utilizadores possibilidades de interagir com os jogadores e moneterizar streaming de formas que atualmente não estão presentes no mercado.
Conseguiu US $ 2 milhões em financiamento desde sua fundação em 2017.
Investir em Apostas Online
Os principais e mais tradicionais sites de apostas já contam com a opção de apostar em eventos de ESports, porém o GG.BET é o que se destaca, não estando ainda disponível, nesta data, em Portugal.
As apostas desportivas são um mercado em rápido crescimento, no desporto em geral e agora também nos ESports.
Hoje já existem diversas opções de sites de apostas para ESports, inclusive para diversos jogos como:
- CSGO;
- Dota 2;
- League of Legends;
- Call of Duty;
- PUBG;
- Fortnite;
- Starcraft II;
- Fifa.
Convém, no entanto, ter em atenção, que existem algumas diferenças entre apostar em desportos tradicionais e em ESports, principalmente pelas seguintes razões:
Ambiente mais dinâmico
Todos sabemos que a internet, largamente usada pelos ESports, é um canal de media muito mais dinâmico do que aqueles que os desportos tradicionais estão a usar.
Mudanças podem afetar os resultados
Existem certas coisas que podem mudar drasticamente nos desportos eletrónicos mais populares, como alterações na penetração da arma ou custo em CS: GO, ou habilidades de herói em League of Legends e Dota 2.
Embora coisas semelhantes também ocorram noutros desportos (mudanças de regras, formação / frequência de jogos, restrições Covid-19), elas são muito mais raras do que nos ESports.
Informação mais acessível
A melhor maneira de obter informações valiosas sobre estratégias de apostas em desportos eletrónicos é seguir os maiores atletas de ESports do mundo.
Jogadores de futebol, basquetebol e NFL também são muito ativos nas redes sociais, mas não partilham muitas informações pessoais com a mesma frequência que os melhores jogadores de ESports.
Conclusão
Investir em ESports parece ser uma excelente oportunidade, especialmente para os clubes tradicionais, que podem através dos desportos eletrónicos aumentar a sua legião de fãs e valorizar as respetivas imagens de marca.
Mas os ESports poderão também ser uma boa aposta para quem queira investir em novas equipas, ou novas áreas de negócio, ou simplesmente para quem queira ter um hobby que poderá vir a ser muito rentável num futuro próximo.