Como Melhorar o Envolvimento com os Fãs no Facebook
Não basta ter muitos fãs no Facebook para garantir o retorno do investimento realizado na construção da sua audiência, na elaboração e publicação de conteúdos e na resposta aos eventuais comentários feitos na página da sua empresa.
São os seus fãs representativos do cliente tipo que quer atrair? Fazem os seus fãs regularmente Gostos ou Partilhas aos seus conteúdos? Interagem frequentemente com a página da sua empresa?
Se as respostas às perguntas anteriores tenderem para negativo, então o que verdadeiramente precisa de saber é como melhorar o envolvimento com os fãs no Facebook, porque essa será a condição para o sucesso.
Dicas para Melhorar o Envolvimento com os seus Fãs
Para levar os fãs a interagirem com a sua empresa, terá que aproveitar todas as possibilidades ao seu alcance para lhes prender a atenção.
As dicas seguintes, pretendem sintetizar alguns dos aspectos a que deverá dar atenção:
1. Aprofunde o Conhecimento sobre a sua Audiência
Deve investir algum do seu tempo no aprofundamento do conhecimento da sua audiência, encontrando respostas, entre outras, para as seguintes perguntas:
- Quem são os compradores do seu produto?
- Quem decide a compra dos seus produtos?
- Os conteúdos são adequados?
- Os conteúdos estão de acordo com os interesses e necessidades dos seus fãs?
2. Defina os Atributos da sua Imagem de Marca
Garanta que todas as publicações que faz na sua Página de Fãs estão alinhadas com os atributos da sua imagem de marca.
3. Defina os seus Objetivos de Marketing e Aquisição de Clientes
A sua estratégia de presença no Facebook deve estar alinhada com os objetivos de marketing e de aquisição de clientes da Empresa.
4. Lance Desafios aos seus Fãs
Para melhorar o envolvimento com os fãs no facebook, terá que encontrar formas de os motivar a participar mais ativamente.
Juntamos algumas ideias, para aumentar o envolvimento dos fãs com a sua empresa:
- Peça-lhes para dar opinião sobre um assunto que dominam, ou sobre a área de negócio da sua empresa;
- Solicite-lhes opinião sobre um determinado evento local;
- Peça-lhes para concluírem uma frase, a que falta uma palavra, num espaço deixado em branco para esse efeito;
- Mostre-lhes uma imagem e peça-lhes para a descreverem.
Estes desafios, podem ainda permitir-lhe recolher excelentes ideias para implementar na sua empresa.
5. Publique Conteúdos Atuais
Salvo raras excepções, a maioria dos conteúdos, especialmente se noticiosos, torna-se obsoleta ao fim de alguns dias.
Publicar novidades aumenta a possibilidade de partilha desses conteúdos, para além de contribuir para a fidelização dos seus seguidores.
6. Publique Conteúdos Valiosos para a sua Audiência
Quando decidir partilhar um qualquer conteúdo, verifique se ele poderá ser valorizado pela sua audiência tipo.
Os conteúdos que partilhar devem ser de leitura fácil e rápida, baseados em dicas e tópicos.
Para além de questões relacionadas com a sua indústria, pode também incluir assuntos locais do interesse da sua audiência.
7. Utilize Conteúdos Visuais
Os conteúdos visuais têm maior probabilidade de serem partilhados e passam a ideia de forma mais rápida.
Se optar por publicar pequenos vídeos, faça-o sempre de forma regular.
8. Tenha uma Estratégia de Publicação
Assegure a regularidade e o timing certos, assegurando que não está a fazer publicações quando a esmagadora maioria da sua audiência está a dormir.
9. Realize Concursos (Facebook Contests)
Com os concursos poderá recompensar os seus fãs, contribuindo para a sua fidelização.
Por outro lado, eles irão com mais frequência à sua página para saber se ganharam e aumentam o tráfego.
10. Motive os seus Fãs para uma Ação
Lidere uma campanha que mobilize os seus seguidores, de cariz internacional, nacional ou regional, de acordo com a sensibilidade dominante na sua audiência tipo.
11. Organize uma Festa (Facebook Party)
Organize uma festa e ofereça recordações aos seus fãs de acordo com o envolvimento de cada um com os conteúdos que publicou.
12. Inclua Call-to-Actions
Os apelos à ação (call-to-action) devem estar sempre presentes e algumas hipóteses são disponibilizadas na fan page.
De entre as hipóteses possíveis de usar, por parametrização, estão:
- Book Now
- Contact Us
- Use App
- Play Game
- Shop Now
- Sign Up
- Watch Video
13. Use os Anúncios (Facebook Ads)
Apesar de representarem um custo para a empresa, os anúncios podem permitir-lhe alargar o número de fãs que se encontram na sua audiência tipo desejada.
14. Mostre Liderança
Não é boa prática, regra geral, misturar vida privada com a vida profissional.
No entanto, existem situações em que partilhar momentos privados pode reforçar a sua imagem, como nos exemplos seguintes:
- Mostre algo inóquo da sua vida privada, como um momento com um animal de estimação
- Deixe as pessoas saberem o que está a fazer, num dado momento
- Mostre a face pouco conhecida do trabalho da sua empresa
15. Inclua algum Humor
As pessoas reagem bem ao humor, mas tenha cuidado para não ferir susceptibilidades e não pôr em causa a sua imagem de marca.
16. Responda aos seus Fãs
A interação permite envolver as pessoas com a Empresa, mas não existe nada mais danoso para essa relação do que a ausência de resposta atempada às questões e comentários colocadas pelos seus fãs.
17. Não Despreze a Página de Perfil
Faça também publicações na página de perfil, porque muitos amigos podem não ser ainda fãs.
18. Resolva Problemas de Forma Inovadora e Visual
Publique conteúdos que usem imagens e explicações que facilitam a compreensão sobre a solução para um problema que a sua audiência pode enfrentar.
19. Dê Voz aos seus Fãs
Uma forma de dar voz aos seus fãs, será usar conteúdos por eles produzidos.
20. Partilhe Citações
As pessoas gostam de citações e por essa razão essas publicações têm maior probabilidade de serem partilhadas.
21. Ponha à Votação Dois Posts
Solicite aos seus fãs que façam Like ou Share a dois conteúdos diferentes, por si publicados, para encontrar o vencedor.
22. Use Hashtags e Tagging
Tanto as Hashtags, como o Tagging servem para tornar as suas publicações mais visíveis.
23. Use Testemunhos
Os testemunhos de clientes acrescentam credibilidade.
Conclusão
Os pontos referidos anteriormente não esgotam as acções, medidas e parametrizações necessárias ao sucesso da sua estratégia de captação de contactos e negócios com o Facebook.
Caso pretenda aprofundar os conhecimentos neste tema, faça download ao infográfico grátis “18 Passos para Otimizar a Página de Fãs do Facebook da sua Empresa”, no banner abaixo.