Como usar hashtags nas redes sociais
As hashtags surgiram como uma nova forma de comunicar, estando mais presentes que nunca no cenário das redes sociais e com uma crescente expressão no marketing digital.
Atualmente, para que uma marca tenha e mantenha visibilidade é necessário que saiba como usar hashtags nas redes sociais de forma a estimular o envolvimento com o seu público, através do tagging estratégico.
Hashtags surgem em 2007
O uso da primeira hashtag está associado a uma pessoa, Chris Messina, um antigo trabalhador da Google que integrou o projeto de desenvolvimento do design do Google+ e ficou conhecido como a primeira pessoa a usar uma hashtag no Twitter no ano de 2007.
A ideia baseou-se no IRC ou Internet Relay Chat, onde ‘#’ representava salas de chat e no Jaiku, outra rede social onde os nomes de canais eram precedidos pelo mesmo símbolo.
A intenção inicial de criar grupos dentro do Twitter deu lugar a uma nova proposta de Chris Messina, proporcionar uma melhor experiência de acesso ao que é dito acerca de algo.
No ano de 2009 o Twitter viria a transformar as hashtags em links que direcionam para o mesmo local todos os tweets que utilizam a mesma hashtag. Posteriormente em 2010 são criados os trending topics – estimuladores da sua utilização.
Características das hashtags
Hashtag é uma palavra ou frase antecedida do símbolo ‘#’, de forma a identificar palavras-chave e interesses de tópicos específicos – facilitam também a sua procura e incentivam discussões.
As hashtags que acompanham uma publicação são muitas vezes adjetivos que descrevem e/ou palavras que expressam uma sensação, contextualizando a imagem, vídeo ou texto.
Quando uma hashtag é publicada, transforma-se num link que após ser clicado direciona para uma página com outras publicações relacionadas com o mesmo tema.
Existem várias vantagens na utilização de hashtags nas redes sociais visto que:
- Aumentam a visibilidade de uma marca;
- Potenciam as chances de engaging;
- Ligam de forma imediata uma publicação a pessoas interessadas;
- Tornam qualquer termo pesquisável e fácil de encontrar;
- Proporcionam interações;
- Facilitam o acompanhamento de tendências;
- Permitem monitorizar discussões;
- Possibilitam que se acompanhe o seu desempenho;
- Incentivam a sua replicação.
Hashtags nas redes sociais
Com a utilização de hashtags é criada uma linha aberta de comunicação que faz parte da interação e consequente construção de relacionamento a longo prazo.
As hashtags são atualmente uma ferramenta essencial nas estratégias de conteúdo do marketing digital – expressão das marcas nas redes sociais.
As redes sociais começaram a usar as hashtags após o Twitter aceitar o seu uso, no entanto cada rede social utiliza as hashtags de maneira diferente.
No Twitter
Nesta rede social as hashtags e trending topics operam quase que como uma rede de notícias onde a informação está centralizada, com rápida divulgação e ampla cobertura.
As hashtags servem como forma de encontrar ou criar conversas. Desde que o utilizador tenha o perfil público é possível encontrar as publicações onde recorreu ao uso de hashtags.
Estudos demonstram que o uso de hashtags duplica o envolvimento ou engaging comparado com as publicações que não usam, da mesma forma que diminui quando são aplicadas mais de duas hashtags. O número ideal de caracteres por hashtags são 18 ou então apenas 3.
No Instagram
No Instagram as hashtags são utilizadas para descobrir conteúdo e identificar utilizadores que se queiram seguir.
A exposição é maior onde as fotos com a mesma hashtag são agrupadas num fluxo onde o acesso transcende as pessoas com quem já se partilha um vínculo.
A evidência científica descobriu que publicações com pelo menos uma hashtag têm 12,6% de engagement a mais, quando comparadas com as que não têm. No entanto, embora a rede social permita 30 hashtags por legenda, nove aparece como número ideal de hashtags com 21 a 24 caracteres – de forma a fomentar o engagement.
No Facebook
Ao contrário do Twitter ou do Instagram, em que muitos dos perfis dos utilizadores são públicos, os usuários do Facebook têm perfis privados.
Desta forma, as hashtags na sua grande maioria não são de acesso/visualização pública, limitando assim o seu acesso a conhecidos – destacam-se as hashtags públicas de marcas e influenciadores.
As hashtags surgiram no Facebook no ano de 2013 e o seu uso não se assemelha com as duas outras redes mencionadas. No Facebook o padrão de interação é diferente, as interações são feitas através de conhecidos e marcas com as quais se escolheu interagir.
Estudos recomendam uma como o número ideal de hashtags por publicação, com uma queda significativa quando são usadas mais de seis.
Destaca-se ainda que hahstags acima de dez caracteres registaram uma boa taxa de engagement.
15 Dicas sobre como usar hashtags nas redes sociais
Adaptar ao público-alvo – quanto mais a hashtag estiver adequada ao público que se pretende atrair, mais envolvido este estará – efeito positivo na forma como o conteúdo é recebido;
Conhecer os significados – embora se trate de uma linguagem amplamente utilizada é necessário serem conhecidos os seus significados e que combinações de hashtags são apropriadas para integrarem a comunicação de uma marca;
Usar hashtags populares – estas são seguidas por muitas pessoas, pelo que é importante encontrar aquelas que melhor se relacionam com cada negócio e/ou enquadram a publicação, contextualizando-a. Porém, a especificidade é importante, uma vez que a utilização de hashtags muito generalistas gera menos impacto;
Criar uma hashtag própria – não tem de conter o nome da marca, podendo ser o slogan ou mote de uma campanha, a assinatura da marca ou o nome de um produto, por exemplo. No entanto realça-se a importância de ser uma hashtag relevante, memorável e única;
Recorrer a hashtags com humor – desde que adequadas ao perfil da marca, hashtags divertidas e impactantes destacam-se num feed inundado de publicações;
Estar ciente das especificidades – como foi referido acima, cada rede social faz uso das hashtags de maneiras diferentes, aumentando ou diminuindo o nível de envolvimento consoante o número de hashtags e caracteres utilizados;
Utilizar o positivo – existem várias palavras-chave passíveis de se relacionarem com uma marca ou publicação, no entanto, utilizar afirmações na negativa não gera um impacto positivo, devendo ser evitadas;
Aproveitar o momento – é proveitoso para uma marca inserir-se no quotidiano do seu público pelo que abordar temas como eventos, celebrações ou temas da cultura pop podem potenciar a interação. Pode-se, por exemplo, associar um produto sustentável ao dia da Terra;
Observar a concorrência – deve-se reparar na forma como os concorrentes fazem uso das hashtags na comunicação dentro das redes sociais e que estratégias foram ou não bem-sucedidas, bebendo da experiência de marcas do mesmo segmento;
Usar hashtags de fácil leitura – não se devem utilizar muitas palavras juntas, porque dificultam a sua leitura. Se for necessário agrupar várias palavras deve-se iniciar cada uma com letra maiúscula, uma vez que não se utilizam sinais de pontuação;
Revelar a localização – esta informação ajuda a atrair potenciais clientes próximos da marca fisicamente mas também contextualiza o comércio online;
Ter em atenção o conteúdo – a presença de hashtags não substitui o conteúdo da legenda da publicação, contribuindo apenas para a contextualização da mensagem. Além disto, ressalta-se a importância de combinar hashtags com uma imagem adequada, para que se destaque de entre todas as publicações que usam a mesma hashtag;
Encorajar os clientes – dar visibilidade aos entusiastas de uma marca é uma forma de demonstrar a disposição desta em iniciar uma relação, o que é conseguido promovendo conteúdos através dos seus clientes que, desta forma, são encorajados a mencioná-la;
Interagir com o público – ser ativo e alimentar o perfil da marca vai ao encontro daquilo que os clientes valorizam, uma resposta rápida – uma pergunta que não é respondida é uma interação que se perde. As redes sociais permitem a utilização de um tom casual de comunicação uniformizada também pelo uso de emojis;
Avaliar resultados – é necessário avaliar e ajustar as publicações. Com o público e as plataformas em constante mudança é possível analisar através das redes sociais que publicações têm maior nível de envolvimento.
Conclusão
As hashtags integram agora as estratégias de marketing digital das marcas, essenciais na divulgação de conteúdos e angariação de novos clientes.
No entanto, cada rede social possui especificidades no que toca às repercussões esperadas após a sua utilização, pelo que se salienta a importância de uma boa gestão das redes sociais.
Utilizadas com moderação, as hashtags ajudam a aumentar o alcance de publicações de forma gratuita, permitindo, direcionando e promovendo a interação entre a empresa e clientes e dos clientes entre si.
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