Deus, Informação e o Fundamento do Real
Talvez nenhuma pergunta tenha acompanhado de forma tão persistente a reflexão humana como esta: existe algo maior do que nós?
Antes da ciência moderna, antes da filosofia sistematizada e antes da escrita, os seres humanos olhavam para o céu, para a morte, para a ordem da natureza e para a própria existência, e interrogavam-se sobre uma causa primeira, um princípio ordenador ou um fundamento último da realidade.
Em linguagem corrente, essa pergunta resume-se muitas vezes a uma só formulação: Deus existe?
A resposta parece simples apenas para quem já decidiu antecipadamente o que pretende encontrar.
Para quem procura compreender a questão com honestidade intelectual, ela permanece aberta.
E talvez continue aberta porque, antes de perguntarmos se Deus existe, devemos perguntar: o que entendemos por Deus?
Entre a fé e o naturalismo
No mundo contemporâneo coexistem duas grandes abordagens.
A primeira é a religiosa.
Nela, Deus é geralmente entendido como uma realidade transcendente, criadora do Universo, origem das leis da natureza e fundamento da existência.
As tradições religiosas descrevem Deus de formas muito distintas, mas partilham frequentemente uma intuição central: a realidade não se explica inteiramente por si mesma; existe um princípio superior que a sustenta.
A segunda é a perspetiva materialista ou naturalista, dominante em grande parte da ciência contemporânea.
Nela, não é necessário postular a existência de Deus para explicar o Universo observável.
A matéria, a energia, as leis físicas e os processos naturais seriam suficientes para dar conta dos fenómenos que podemos estudar.
É importante notar que a ciência não demonstra a inexistência de Deus.
A ciência trabalha com aquilo que pode observar, medir, modelar e testar.
Por essa razão, a questão de Deus permanece frequentemente fora do seu domínio direto, não porque seja necessariamente falsa, mas porque pode não ser experimentalmente acessível.
Assim, o debate permanece aberto entre crentes, agnósticos e ateus.
Mas essa abertura não significa que todas as respostas sejam igualmente válidas.
Significa apenas que algumas perguntas ultrapassam, pelo menos por agora, a capacidade dos nossos instrumentos de verificação.
O argumento da ordem
Uma das razões que historicamente levou muitas pessoas a acreditar em Deus foi a observação da ordem existente no Universo.
As leis físicas apresentam uma regularidade notável.
Algumas constantes fundamentais parecem situar-se em intervalos estreitos compatíveis com a formação de estrelas, galáxias, química complexa e vida tal como a conhecemos.
As estruturas cósmicas organizam-se em padrões.
A vida emerge de processos que, à primeira vista, parecem partir de condições iniciais relativamente simples.
Para muitos pensadores, esta ordem sugere uma inteligência subjacente.
Tal como um livro sugere um autor, ou uma sinfonia sugere um compositor, a coerência do Universo poderia sugerir um princípio organizador.
Mas esta inferência não é obrigatória.
Os defensores da perspetiva naturalista argumentam que a complexidade pode emergir a partir de regras simples, sem necessidade de um projetista consciente.
Além disso, o chamado fine-tuning, a aparente sensibilidade das condições do Universo a certos valores físicos, é objeto de debate.
Uma resposta importante é a objeção antópica: só podemos observar um Universo compatível com a existência de observadores como nós; portanto, não devemos estranhar que as condições que encontramos sejam precisamente aquelas que permitem a nossa existência.
Assim, aquilo que alguns interpretam como evidência de Deus, outros interpretam como consequência das propriedades do próprio Universo, da seleção observacional ou de processos ainda desconhecidos.
O problema da origem
Existe, contudo, uma pergunta particularmente desconfortável para todas as perspetivas:
Porque existe alguma coisa em vez de nada?
A ciência consegue descrever com enorme rigor a evolução do Universo desde os seus primeiros instantes conhecidos.
Mas a questão da existência permanece.
Porque existem leis?
Porque existe um Universo capaz de obedecer a essas leis?
Porque existe algo que possa ser descrito matematicamente?
Mesmo que um dia consigamos explicar completamente a origem do cosmos, permanecerá uma pergunta mais profunda: porque existe uma realidade capaz de gerar essa origem?
É aqui que muitos filósofos situam a questão de Deus.
Não como uma explicação para aquilo que ainda ignoramos, mas como uma possível resposta ao facto de existir algo.
Não se trata de preencher uma lacuna científica com a palavra “Deus”, mas de interrogar o fundamento da própria possibilidade de haver leis, relações, estrutura e inteligibilidade.
O Corpus Informacional
O Corpus Informacional propõe uma mudança radical de enquadramento.
Em vez de considerar a matéria como fundamento último da realidade, propõe, como hipótese metafísica, que a informação constitui o nível mais fundamental do real.
Entende-se aqui informação não como mero conteúdo comunicacional, mas como padrão, diferença, relação e restrição: aquilo que restringe possibilidades, sustenta organização e permite que algo seja distinto de outra coisa.
Nesta perspetiva:
- A matéria seria informação estruturada;
- A energia seria informação em transformação;
- O espaço e o tempo seriam expressões de relações informacionais;
- A consciência seria uma forma particularmente sofisticada de organização e processamento informacional.
Esta ideia não é inteiramente nova.
John Archibald Wheeler resumiu uma intuição semelhante na célebre fórmula “it from bit”: a sugestão de que tudo o que é físico poderia derivar, no fundo, de informação.
O Corpus Informacional retoma essa intuição, mas procura levá-la para o terreno da metafísica, da consciência e da questão religiosa.
Deus como fundamento informacional
Durante séculos, a imagem popular de Deus foi frequentemente antropomórfica: um ser semelhante a um humano, ainda que infinitamente poderoso.
Mas muitos dos grandes filósofos e teólogos nunca pensaram Deus dessa forma.
Para Espinosa, Deus não é um criador externo ao mundo, mas a substância infinita e necessária identificada com a Natureza, Deus sive Natura, “Deus ou Natureza”.
Para alguns místicos, Deus é o fundamento de todo o ser, para outros, é a inteligência que sustenta a ordem cósmica.
O Corpus Informacional aproxima-se mais destas interpretações do que das imagens antropomórficas.
Se toda a realidade for, na sua essência, informação organizada, então surge uma questão inevitável: de onde emerge essa capacidade organizadora?
Porque existem padrões?
Porque existe coerência?
Porque existem leis?
Porque existe inteligibilidade?
Aqui pode surgir a hipótese de uma Fonte Informacional Primordial.
Esta Fonte poderia ocupar, na arquitetura do Corpus Informacional, uma função análoga à que algumas tradições filosóficas atribuíram a Deus: a de fundamento último da ordem, da inteligibilidade e da possibilidade de existir.
Isso não implica, porém, que essa Fonte seja pessoal, consciente, moral, intencional ou intervencionista.
Pode tratar-se de um princípio impessoal, anterior ou subjacente a toda a organização possível, não um ser entre outros seres, mas a condição de possibilidade de qualquer ser.
A inteligibilidade do Universo
Existe um aspeto particularmente interessante: o Universo não parece apenas existir, parece ser compreensível.
As equações matemáticas descrevem galáxias, partículas, campos e processos cósmicos.
O cérebro humano, produzido pelo próprio Universo, consegue compreender parcelas significativas da realidade que o produziu.
Porque haveria um Universo de ser inteligível?
Porque haveria a consciência de emergir num cosmos aparentemente indiferente?
Na perspetiva informacional, esta inteligibilidade deixa de parecer um mero acidente.
Se a realidade for fundamentalmente informacional, então a emergência de sistemas capazes de processar informação poderá não ser uma anomalia, mas uma consequência natural da sua própria estrutura.
Contudo, é preciso cautela.
A inteligibilidade do Universo é sugestiva, mas não constitui uma prova.
Pode também ser interpretada à luz das regularidades físicas, da evolução cognitiva humana ou de efeitos de seleção observacional.
O que ela oferece não é uma demonstração, mas uma pista filosófica: a existência de um cosmos ordenado e cognoscível continua a pedir uma explicação mais profunda.
Deus e a consciência
Talvez o ponto de maior divergência entre a visão materialista dominante e o Corpus Informacional seja a consciência.
Na perspetiva materialista, a consciência emerge da atividade cerebral.
Esta é a posição mais aceite nas neurociências, mas não resolve completamente o problema filosófico de como processos físicos produzem experiência subjetiva, o chamado “problema difícil da consciência”.
Na perspetiva informacional, pode admitir-se a hipótese de que a consciência representa uma propriedade mais profunda da realidade informacional. N
ão necessariamente presente em tudo da mesma forma, mas potencialmente inscrita na própria arquitetura do Universo.
Se assim fosse, Deus deixaria de ser visto apenas como criador da matéria.
Poderia ser entendido como a fonte da própria capacidade de experienciar, conhecer e atribuir significado.
Mais uma vez, trata-se de uma hipótese, não de uma conclusão.
Mas é uma hipótese que abre um caminho entre duas posições extremas: reduzir a consciência a um subproduto acidental da matéria ou atribuir-lhe, sem mais fundamentação, uma realidade espiritual autónoma.
Ausência de prova não é prova de ausência
Um dos equívocos mais frequentes neste debate consiste em confundir ausência de prova com prova de ausência.
Não possuímos uma demonstração científica da existência de Deus.
Mas também não possuímos uma demonstração científica da sua inexistência.
Na verdade, a questão pode situar-se parcialmente fora do alcance dos métodos científicos atuais.
Isto não significa que qualquer crença seja válida.
Significa apenas que existem perguntas cuja profundidade ultrapassa, pelo menos por enquanto, a capacidade dos nossos instrumentos experimentais.
O ceticismo é necessário, mas não deve transformar-se numa certeza inversa.
Não demonstrar a existência de Deus não equivale a demonstrar que Deus não existe; do mesmo modo, não demonstrar a sua inexistência não torna automaticamente plausível a sua existência.
Uma possível síntese
A visão vigente tende a interpretar Deus como uma hipótese opcional.
Para os crentes, é a origem da realidade, enquanto para muitos cientistas e filósofos naturalistas, a realidade pode ser compreendida sem necessidade dessa hipótese.
O Corpus Informacional propõe uma terceira via.
Não procura demonstrar o Deus das tradições religiosas nem negar a investigação científica.
Sugere antes que o Universo possa assentar numa realidade informacional mais profunda, cuja existência poderia dar conta, ou, mais modestamente, oferecer um enquadramento para a coerência, a inteligibilidade e a emergência da complexidade observadas no cosmos.
Nesta perspetiva, Deus não seria necessariamente um ser entre outros seres.
Seria o próprio fundamento da possibilidade de existir, informar, organizar, conhecer e consciencializar.
No final, talvez a pergunta “Deus existe?” esconda uma questão ainda mais fundamental: porque existe uma realidade capaz de conter leis, informação, consciência, beleza, verdade e significado?
A resposta poderá ser aquilo a que algumas tradições chamaram Deus.
Poderá ser uma Fonte Informacional Primordial, impessoal e não intencional.
Ou poderá exigir categorias conceptuais que ainda não possuímos.
Mas talvez a verdadeira sabedoria não esteja em proclamar uma certeza definitiva.
Talvez esteja em reconhecer que, quanto mais profundamente compreendemos o Universo, mais vasto se torna o mistério que o sustenta.
Nota do Autor
Este artigo foi desenvolvido no quadro do Corpus Informacional, teoria original do autor, e não recebeu financiamento externo. A análise das implicações teóricas é da responsabilidade exclusiva do autor.
Correspondência: vitor.lima@crivosoft.pt

