Diferença entre Público-alvo e Buyer Persona
É fundamental para a estratégia de Marketing das Empresas que estas saibam a quem se devem dirigir nas suas campanhas para que consigam ter uma comunicação assertiva, direcionada e que atinja os melhores resultados, evitando gastos desnecessários.
Desta forma, é necessário compreender dois conceitos próximos, mas diferentes – público-alvo ou target e as buyer personas.
Público-alvo
Público-alvo é um segmento de mercado que tem interesse no produto ou serviço da Empresa.
Uma Empresa pode ter mais do que um público-alvo, se tiver produtos ou serviços distintos e estes puderem interessar a segmentos de mercado também eles diferentes.
O público-alvo tem uma definição ampla, geral e comum a todas as pessoas do grupo e, como base, fatores demográficos, comportamentais e socioeconómicos.
Para uma boa definição de público-alvo é necessário recolher dados como faixa etária, género, localização, hábitos de consumo, interesses, entre outros.
Deste modo, a caracterização de um público-alvo poderia ser: Pessoas entre os 20 e os 45 anos, residentes em Portugal, apaixonadas por decoração.
Importância da definição de público-alvo
De nada adianta uma Empresa querer chegar a todas as pessoas se apenas uma pequena parte se interessa pelo seu produto ou serviço.
Uma Empresa que tenha o seu público-alvo bem definido consegue otimizar o investimento feito nas suas campanhas e ser mais assertivo na sua comunicação, pois dirige-se apenas aos consumidores que realmente têm interesse no seu produto e que, por isso, são potenciais clientes.
Buyer Personas
As buyer personas são representações dos clientes ideais da Empresa, que apesar de fictícias são baseadas em dados e estatísticas de clientes e leads reais.
Estas têm uma definição específica, detalhada e personalizada. Para tal é necessário aprofundar a pesquisa de forma a saber características como: nome fictíco, idade, género, estado civil, escolaridade, profissão, local de trabalho, rendimento, objetivos, onde reside, que redes sociais usa, interesses e hobbies.
A caracterização de uma buyer persona é muitas vezes representada graficamente, tal como exemplificado na imagem seguinte, existindo algumas plataformas que ajudam na criação, gráfica, das personas.
Plataformas para criar Buyer Personas
Seguem-se algumas plataformas que ajudam na representação de uma persona:
A plataforma Xtensio oferece aos utilizadores diversos templates já pré-definidos para diversas necessidades – relatórios anuais, Business Canva, Case Study, Landing Pages e muito mais -, incluindo para a representação gráfica das personas.
Apesar de gratuita, esta plataforma permite uma grande flexibilidade na criação e alteração do template.
É possível adicionar blocos de texto, fotografias, vídeos, gráficos circulares ou de barras, bem como outros elementos, sendo ainda personalizável no que diz respeito às cores utilizadas na representação.
Quando concluída a personalização, o conteúdo pode ser exportado em PNG ou PDF, de forma gratuita, ou exportar em formato PDF caso se opte por subscrever a solução.
A HubSpot oferece a possibilidade de se criar, através de um template, uma representação descritiva e visual da persona.
Esta é gratuita e permite a criação da persona através de 7 passos, sendo eles:
- Atribuição do nome fictício da persona e escolha do avatar representativo da mesma;
- Caracterização da faixa etária e do grau de escolaridade;
- Identificação da Indústria em que a persona trabalha e qual a dimensão da Empresa onde trabalha;
- Referência dos detalhes da carreira profissional da persona – título do cargo de desempenha, formas de mensurar o seu trabalho e, por último, a quem reporta o seu trabalho;
- Características do cargo empresarial, ou seja, identificação de quais os objetivos e os seus principais desafios;
- Identificação dos recursos e meios que são utilizados para comunicação com a persona;
- Por último, referência de hábitos que possam existir e de Redes Sociais em que a persona possa estar presente.
Quando finalizado, é possível descarregar o conteúdo bem como é possível adicionar outros blocos de informação que se considerem necessários.
Além destas plataformas, existem outras como a UXPressia, Personapp, User Forge, e ainda a Socialbakers.
A importância das Buyer Personas
A criação de personas é um passo fundamental na estratégia de Marketing das Empresas, pois vai permitir-lhes adotar uma estratégia de comunicação personalizada e direcionada a quem realmente interessa, aumentando as hipóteses de conversão de leads e, consequentemente, de sucesso da Empresa.
Ao contrário do público-alvo que é amplo e com o qual as Empresas mantêm um relacionamento mais distante e genérico, as personas permitem-lhes criar um relacionamento mais próximo e íntimo com os seus potenciais clientes.
Vantagens da criação de Buyer Personas
Algumas vantagens da definição e criação de Buyer Personas:
- Ajudam a definir o tom de comunicação da sua Empresa;
- Permitem produzir conteúdo relevante e de valor para os clientes ideais da Empresa;
- Ajudam a perceber em que Redes Sociais a sua Empresa deve estar presente;
- Possibilitam a assertividade na comunicação, garantindo bons resultados face os investimentos realizados;
- Ajudam a aumentar o número de leads através da assertividade na comunicação e na oferta de conteúdo valioso para os potenciais Clientes.
Conclusão
A segmentação do público-alvo e, mais concretamente, a criação das buyer personas é, sem dúvida, de grande importância para as Empresas.
Bem construídas, com base em muita pesquisa e análise de dados, as buyer personas são ótimas aliadas das estratégias de Marketing Digital e de comunicação das Empresas.
Só assim estas conseguem direcionar eficientemente as suas ações de Marketing e ter os resultados que ambicionam.