Como usar emojis nas redes sociais
Os emojis nas redes sociais são uma recente ferramenta de marketing digital usada pelas marcas que reconhecem a sua popularidade e seguem as tendências dos consumidores e de mercado, de forma a alcançar e manter um relacionamento interativo com os consumidores através de conteúdo visual.
Atualmente é essencial saber como utilizar emojis que, cada vez mais presentes em sistemas e plataformas do quotidiano e nas relações interpessoais, chegaram à comunicação das marcas com especial impacto quando utilizados nas redes sociais.
São motivadores do engagement com e entre consumidores, funcionando também como forma de produtos e serviços se destacarem num contexto digital onde cada vez mais marcas estão presentes.
Os emojis homogeneízam a linguagem e dão visibilidade à mensagem, no entanto, sendo dotados de diversas características e significados é necessário saber mais acerca de como usar emojis nas redes sociais antes de proceder à sua utilização.
Emojis distinguem-se dos emoticons
Vale a pena destacar a diferença entre estas duas formas de comunicar por vezes confundidas: os emoticons surgiram na década de 80 numa tentativa de simular a fisionomia e expressões faciais humanas, recorrendo para isso a caracteres de pontuação já disponíveis no teclado, com o seu exemplo mais paradigmático : -) a representar uma smiley face.
Os emojis, por sua vez, surgem no Japão no fim da década de 90 pela mão de Shigetaka Kuritae desenvolvidos na empresa japonesa de comunicações NTT DoCoMo. O nome emergiu da fusão das palavras japonesas e (imagem) e moji (caractere).
Ao contrário dos emoticons, os emojis funcionam como forma de adicionar conteúdo às mensagens sem exceder os limites de caracteres.
Os originais 176 emojis foram criados de forma a contribuir para uma linguagem global e simples onde se incluem faces, objetos e símbolos – alcançaram a sua expansão mundial através da Apple, seguida por Google e Microsoft.
Contrariamente aos emoticons, os emojis são mais coloridos, diversificados e pessoais, representando não só emoções e expressões humanas, mas um diverso leque de objetos e situações – um salto tecnológico e cultural.
Características dos emojis
Os emojis são pequenos pictogramas coloridos e os seus utilizadores apontam-nos no topo das preferências de comunicação. Usam-nos para expressar melhor sentimentos, dar suporte a ideias e comunicá-las num curto período de tempo e espaço. Dado o seu carater imediato, salienta-se ainda que o seu uso diminui a possibilidade de mal-entendidos.
Segundo Emoji Report, mais de 30% dos utilizadores de emojis usa-os várias vezes por dia sendo que para o sexo feminino 84% considera que os emojis expressam melhor as suas emoções do que as palavras, identificando-se a mesma ideia para 75%, no caso do sexo masculino.
As palavras não transmitem com exatidão a oralidade e os emojis vêm complementar esta questão, conferindo especificidades como tom, emoção ou personalidade ao texto, por vezes substituindo-o.
Um exemplo: no ano de 2015 o emoji ‘lágrimas de alegria’ foi considerado palavra do ano pelo dicionário Oxford.
Emojis nas redes sociais
O uso das redes sociais permite que as marcas alcancem e interajam com um maior número de pessoas com um baixo investimento – podendo servir como reforço de uma campanha maior ou dirigir-se a um público-alvo mais específico como os millennials, muito ativos nas redes sociais onde as imagens se destacam como conteúdo principal.
Os emojis tornaram-se uma poderosa forma de comunicar no contexto do marketing digital, porque permitem e incentivam a autoexpressão e permitem que as marcas participem em conversas de uma forma mais orgânica. Conferem ainda uma camada emocional às suas estratégias e influenciam a imagem percebida da marca – ferramenta a utilizar como fator diferenciador.
Existem muitas outras razões para usar emojis nas redes sociais, porque:
- permitem às marcas comunicar da mesma maneira que o seu público, humanizando-se;
- ajudam a aproveitar ao máximo os limites de caracteres nas plataformas de redes sociais como o Twitter;
- possibilitam conferir senso de humor e casualidade às mensagens;
- sendo universalmente compreendidos podem contribuir numa estratégia de comunicação internacional;
- podem ser utilizados por qualquer marca para criar ou auxiliar uma narrativa, contribuindo para a comunicação de praticamente qualquer produto ou serviço.
Cerca de 92% da população online utiliza emojis, logo a sua utilização, aliada às crescentes funcionalidades para negócios nas redes sociais, conferem um cenário com muito potencial a ser explorado pelas marcas. Entre os anos 2015 e 2016, o uso de emoji em atividades promocionais aumentou em 777%, tendo vindo a crescer exponencialmente desde então.
A evidência científica aponta que embora se tratem de muitas variáveis, os posts com emojis destacam-se: no Instagram, os posts que contêm emojis geram cerca de 17% mais engagement, no Twitter aumenta em 25,4% e no Facebook, o número de ‘gostos’ aumenta até 57% e os comentários e partilhas em cerca de 33%.
No entanto salienta-se a importância de saber como usar emojis nas redes sociais de forma a que o uso esteja integrado na estratégia de conteúdo da marca, alinhado com o seu posicionamento e tipo de conteúdos – destaca-se como exemplo de uma boa utilização, a ação da marca Domino’s Pizza representada na imagem abaixo.
10 Dicas para utilização de emojis
Conhecer o público-alvo – procurar perceber a sua recetividade e sensibilidade a este tipo de linguagem;
Estudar os tipos de emojis – embora se trate de uma linguagem visual e entendimento aparentemente universal, nem todos os emojis são bem interpretados e outros contêm duplo significado – consultar emojipedia;
Definir uma estratégia – conhecendo os significados é necessário saber quando utilizar para aumentar o engagement com a mensagem;
Adaptar à identidade da marca – é importante definir o tom, mantendo homogeneidade nas interações e empregar emojis que se relacionem com o negócio, tendo a noção de que estes impactam a imagem que se tem da marca;
Recorrer a emojis-chave – com a constante sobrelotação de feeds nas redes sociais, torna-se imperativo o uso de emojis que se destaquem pelas cores, posicionamentos e que forneçam pistas para o conteúdo;
Utilizar em casos específicos – devem usar-se quando complementam ou formam a mensagem a transmitir. O uso de emojis é desaconselhado quando se trata de reclamações ou temáticas de teor mais sério – diversos estudos demonstram que os emojis amplificam qualquer mensagem;
Humanizar a marca – as marcas são muitas vezes encaradas como coletivos frios e distantes. Os emojis podem contribuir para uma relação mais emocional e direta com o consumidor. A evidência científica revela que as pessoas reagem aos emojis da mesma forma que respondem a rostos humanos reais e ainda que as marcas que comunicam com os clientes a nível emocional têm duas vezes mais impacto, comparativamente com as empresas que tentam vender um serviço pelo seu valor prático;
Evitar mensagens codificadas – a utilização de demasiados emojis diferentes dentro do mesmo tema e/ou conteúdo é desaconselhada. O público poderá experienciar dificuldades no seu entendimento podendo resultar numa compreensão errónea;
Encorajar interação – as redes sociais são agora muitas vezes a primeira opção quando um cliente pretende contactar uma marca. A relação marca-cliente é reforçada através da aproximação proporcionada pelo uso da mesma linguagem de teor mais informal;
Estar a par das novidades – os emojis estão em constante atualização pelo que é importante observar tendências do público na sua expressão.
Conclusão
Saber como usar emojis nas redes sociais e no contexto do marketing digital abre um novo mundo de possibilidades e variáveis a ter em consideração, no que toca à presença online das marcas.
Embora contenha desafios, possui também um grande potencial permitindo ainda uma maior liberdade criativa e também de feedback imediato e observação do consumidor, através de reações imediatas aos posts e campanhas – com resultados visíveis quanto ao aumento da interação nas redes sociais.
Releva-se o uso pensado e planeado de emojis, aquando da pesquisa do público-alvo e adequação à identidade da marca. O uso de emojis na gestão das redes sociais pode constituir ou reforçar uma campanha a um custo muito baixo, onde os emojis encorajam os seguidores a se tornarem participantes numa relação mais próxima entre marca e cliente.
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