Está a sua Empresa a Ignorar os Benefícios do Inbound Marketing?
Para quem não está familiarizado com a metodologia, o Inbound Marketing em vez de puxar os clientes para a sua empresa recorrendo a anúncios e mensagens intrusivas, usa conteúdos úteis para atrair visitantes, que se vão envolvendo com a sua marca de livre vontade.
A Hubspot, empresa associada ao conceito, acaba de publicar o State of Inbound 2015, um relatório que realiza todos os anos e cujas conclusões se baseiam nas respostas a um inquérito que foi enviado a especialistas de marketing, a trabalhar em organizações sediadas nas diferentes regiões do globo.
Com este relatório, reforçado desde o ano passado com a componente vendas, para uma mais completa visão do ciclo de vida da passagem das leads a clientes, a Hubspot pretendeu avaliar o estado do Inbound Marketing em todo o mundo, por comparação com os dados do ano anterior.
Este relatório interessa a todos os profissionais de marketing, porque os dados revelam o que separa os especialistas melhor sucedidos, daqueles com desempenho inferior.
Quem respondeu ao Inquérito
Para entendermos a dimensão do inquérito, retirámos da ficha técnica a seguinte informação:
- Os dados são muito actuais, porque foram recolhidos no primeiro semestre de 2015;
- Responderam cerca de 4 000 especialistas de marketing;
- As empresas dos especialistas que responderam, estão sediadas em mais de 150 países;
- Os países foram agrupados em 5 regiões do Globo;
- Metade das empresas tem receita inferior a 1 milhão de dólares;
- Apenas 1/3 dos que responderam têm ligação à Hubspot.
A dimensão do inquérito e a sua cobertura geográfica mostram que o Inbound Marketing é uma metodologia verdadeiramente global.
A nossa síntese das principais conclusões
Do conjunto de conclusões do relatório, seleccionamos as seguintes:
Inbound Marketing é preferido em todo o mundo …
Segundo o Relatório, 3 em cada 4 especialistas, que responderam, dão prioridade a uma abordagem inbound para o seu marketing.
Publicidade paga é a táctica de marketing mais cara …
Tanto os especialistas de inbound, como os de outbound, consideram que a publicidade paga é a táctica de marketing mais sobrestimada.
O conteúdo de qualidade é mais importante que os anúncios …
Dos resultados do inquérito concluiu-se que os especialistas, que responderam, consideram que o conteúdo de qualidade é mais importante que os anúncios, porque puxa os clientes para a empresa, em vez de os bombardear com mensagens não desejadas.
Aumentar leads e conversões é preocupação de todos …
Aumentar o volume no topo do funil e a conversão na base são as principais prioridades daqueles que responderam. Isto é verdade independentemente da dimensão da empresa, assim como do tipo de organização (B2B, B2C e Não Lucrativas). A importância dada a essas prioridades difere com a dimensão das empresas, com as PMEs a referirem mais o número de contactos/leads.
O ROI desbloqueia o orçamento de marketing …
Os profissionais que conseguem provar o ROI do marketing e têm como primeira prioridade o seu registo e controlo, obtêm, regra geral, aumentos nos orçamentos e melhores resultados, isto independentemente da sua dimensão e foco.
O Inbound Marketing é um jogo longo …
O sucesso passado foi a principal razão para a manutenção ou aumento do orçamento. No entanto o insucesso passado, também levou nalguns casos ao aumento do orçamento, porque os decisores de topo perceberam que o inbound marketing é um processo que precisa de tempo.
O Inbound Marketing serve tanto as pequenas como as grandes empresas …
O Inbound Marketing serve tanto as pequenas empresas como as grandes. As primeiras porque não podem concorrer com as maiores em termos de orçamento, as segundas porque não podem abandonar um espaço que tenderá a ser ocupado totalmente pelas menores, se não reagirem. Concluiu-se ainda que as PMEs usam mais inbound e as grandes companhias usam inbound e outbound.
O Inbound Marketing está a resultar em todos os tipos organizações …
O inbound está a resultar tanto no B2B, como no B2C, ou no Sector Não Lucrativo. 75% dos especialistas de marketing responderam que preferem a abordagem inbound, contra apenas 25% que responderam outbound.
Campanhas de Inbound conseguem ROI superior às de Outbound …
Os resultados do inquérito demonstram que este resultado é verdadeiro para empresas com diferentes dimensões e orçamentos.
Especialistas de vendas lutam por informação sobre leads …
A investigação da Hubspot identificou que os especialistas de vendas lutam com falta de informação sobre as suas leads e com o excesso de carregamento manual de dados. Dois desafios que reduzem a sua eficácia na conversão de leads em clientes.
Prioridade é encontrar sponsor executivo e equipa treinada …
Encontrar um sponsor executivo para suportar o Inbound Marketing e existência de equipas treinadas, são prioridades que estão a aumentar em importância.
Os executivos seniores favorecem mais o Inbound Marketing …
Segundo o relatório, os executivos seniores defendem mais o inbound do que os gestores. Parece que quanto mais se sobre na hierarquia, mais se favorece o Inbound Marketing. Entre os gestores, a ideia é que o outbound gera mais ROI.
Outsourcing da produção de conteúdos deixou de ser tabu …
Criar conteúdos atraentes, alinhados com a voz das empresas/marcas e que ao mesmo tempo ajudem os consumidores a tornarem-se visitantes do site, depois leads e finalmente clientes, não é necessariamente uma tarefa a desenvolver internamente na empresa. Cada vez mais os especialistas de marketing fazem outsourcing de produção de conteúdos.
Os que obtiveram melhores resultados usam automatização de marketing …
Quem está no topo dos resultados respondeu que a sua empresa usa software de automatização de marketing, em vez de uma panóplia de produtos. Estas empresas também tiveram uma probabilidade maior de receber mais orçamento.
Sucesso passa por SLAs formais entre Marketing e Vendas …
Os melhores definiram formalmente SLA’s entre marketing e vendas o que conduziu a mais ROI e mais orçamento. O Inbound Marketing é um trabalho de equipa e requer forte alinhamento entre marketing e vendas. As organizações que têm tirado melhor proveito dos orçamentos de marketing, tendem a ter parcerias entre marketing e vendas.
A comunidade internacional de especialistas está unida na defesa do inbound …
O Inbound Marketing é uma metodologia adoptada globalmente. Em todas as regiões existe um ratio 3:1 entre os que consideram a sua organização orientada para o inbound versus as que a consideram orientada para o outbound.
Conclusão
Da leitura das conclusões do State of Inbound Marketing 2015 fica a clara ideia que o Inbound Marketing é a metodologia de maior êxito em todo o mundo e qua as empresas que a associam a automatização de marketing, são as que melhores resultados obtêm.
Daí a razão do título deste artigo. Estará a sua empresa a ignorar os benefícios do Inbound Marketing?
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