Ferramentas Google para Marketing Digital
Conhecer as ferramentas Google para marketing digital torna-se imprescindível por se tratar do motor de busca mais usado em todo o mundo e devido às alterações de comportamento do consumidor, cada vez mais presente na internet para se informar sobre produtos e serviços, antes de partir para a compra.
O Google, deixou de ser apenas um motor de busca para ser atualmente uma possibilidade de acesso a diversas ferramentas e serviços, na maior parte gratuitas que possibilitam, auxiliam e potenciam negócios.
Dois conceitos enquadradores desde fenómeno: SEO e SEM
SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, e consiste num conjunto de técnicas de otimização para websites e blogues, visando alcançar boas posições nos rankings orgânicos, garantindo maior geração de tráfego.
Esta estratégia assume-se como fundamental para uma empresa se destacar, adquirindo visibilidade na dimensão digital, o que se traduz normalmente em mais leads.
SEM significa Search Engine Marketing, ou marketing de motor de busca, e corresponde a um conjunto de técnicas cujo objetivo será recorrer aos motores de busca para promoção na e através da internet.
Consiste na criação de anúncios pagos para os motores de busca, procurando um posicionamento específico para os anúncios criados através de opções de segmentação e otimização, tornando o website relevante para um dado público que pesquisa por determinado assunto.
Ferramentas Google
As ferramentas Google para marketing digital são recursos de qualidade que podem ser usados em diversas etapas do funil de vendas.
Apresentam-se de seguida algumas dessas ferramentas:
Google My Business
O perfil empresa surge quando a empresa, ou empresas de negócios semelhantes, são procuradas através do motor de busca.
Esta função permite criar e atualizar facilmente a ficha de empresa de forma a que esta se possa destacar e assim atrair clientes.
Contribui para o estreitamento da relação empresa/utilizador ao fornecer informações como horário de funcionamento, número de telefone, fotografias do espaço e website da empresa.
Combina a geolocalização com uma plataforma social interativa incluindo a pesquisa no Google, o Google Maps e o Google+.
Google Trends
Esta ferramenta integra a parte do planeamento estratégico de campanhas, possibilitando tomar conhecimento do volume de pesquisa de palavras e termos-chave, com filtros como localização e intervalos temporais.
O intento é criar conteúdo para o público e nicho específicos e esta solução aumenta as chances de uma aposta certeira através da descoberta de tendências do momento, bem como os respetivos dados e as visualizações mais recentes.
Consumer Insights
Fornecendo dados acerca de insights do comportamento do utilizador, esta ferramenta mostra o trajeto associado ao processo de compra online.
Desta forma permite uma melhor compreensão dos diferentes fatores que conduzem a uma compra online, sendo que com este conhecimento é possível adaptar a forma como a empresa comunica com o seu público.
Google Search Console
Trata-se de uma ferramenta extremamente relevante para quem ambiciona posicionar-se entre as primeiras posições das pesquisas no Google.
Esta permite tomar conhecimento, monitorizar e aperfeiçoar a forma como o Google encontra, percebe e indexa um dado website.
Tão importante como ter um website é compreender como mantê-lo compatível com o Google e outros motores de busca.
Google AdWords
Através deste serviço as empresas têm a possibilidade de pagar (ao Google) de forma a se destacarem online. Permite que as empresas anunciem online nos resultados de pesquisa e em websites parceiros.
O fator diferenciador desta ferramenta é permitir o acesso a um público relevante, altamente segmentado, investindo numa audiência de qualidade.
Google KeyWord Planner
É uma ferramenta que auxilia o planeamento e escolha de palavras-chave mais adequadas para uma determinada estratégia, embora tenha como principal objetivo a pesquisa de palavras-chave para campanhas elaboradas com o AdWords.
Ao pesquisar uma dada palavra tem-se acesso ao número de pesquisas, além de sugestões sobre novas palavras-chave relacionadas com o tema.
Google Alerts
O Google Alerts pode ser utilizado como uma forma de se manter a par, atualizado e acompanhar o progresso de conteúdos acerca de um determinado tema.
É na prática um serviço de deteção de novos conteúdos indexados pelo Google tais como websites, notícias, artigos, publicações em blogues entre outros.
Permite acompanhar informações como novidades acerca da concorrência, ou palavras-chave de temas relevantes para o mercado.
O alerta da monitorização é recebido por email, com a periodicidade escolhida.
Google Shopping
O Google Shopping Ads ou Product Ads opera como a montra de um mercado, agregando uma série de lojas.
Através desta ferramenta é possível anunciar produtos no próprio Google, estabelecendo uma ligação com as diferentes lojas através do aparecimento dos produtos e preços atualizados no topo dos resultados apresentados na página de pesquisa.
Page Speed Insight
Nesta plataforma o Google avalia a velocidade do conteúdo de um determinado website e a qualidade do código deste.
Após a avaliação feita, o Google enumera os itens do website que devem ser ajustados, de forma a melhorar a experiência dos utilizadores.
Visto que o Google considera tais aspetos, quando elabora o ranking, esta ferramenta revela-se muito valiosa para quem ambiciona um bom posicionamento neste motor de busca.
Google Analytics
Trata-se de uma ferramenta de elevada relevância para websites, blogues ou lojas virtuais, visto que permite entender a origem e o comportamento dos utilizadores, além de permitir a extração de dados úteis para a elaboração de estratégias de conteúdo.
Disponibiliza dados demográficos como a localização; de engagement nas redes sociais; tecnológicos como o browser utilizado ou sistema operativo; de tráfego, como a forma que conduziu o utilizador; do conteúdo e de conversão, como a compra de um produto ou serviço ou subscrição a um newsletter.
Conclusão
Ter uma presença online não é suficiente para garantir sucesso e um bom posicionamento nos motores de busca, sendo importante elaborar e investir numa estratégia de forma a otimizar resultados.
O Google assume-se como um significativo impulsionador das empresas, ajudando a planear e a criar estratégias de marketing digital num acompanhamento constante da evolução tecnológica da era digital.
As ferramentas Google para marketing digital são um precioso auxiliar da fase de atração da metodologia de inbound marketing, sendo incontornável a otimização SEO para este motor de busca, por ser o mais utilizado em todo o mundo.
Caso pretenda saber mais sobre a metodologia inbound marketing, descarregue gratuitamente o ebook “O essencial do inbound marketing” ao clicar na imagem abaixo: