Importância da Produção de Conteúdos de Qualidade
A produção de conteúdos de qualidade, seguida da sua publicação em blogues e redes sociais, constitui factor essencial para a afirmação da imagem de marca de uma empresa.
Por isso, ter uma prática de produção regular de conteúdos deve ser tão natural como distribuir cartões comerciais em reuniões de negócios, ou promover regularmente os produtos e serviços da empresa.
Para ajudarmos quem estiver interessado em reflectir sobre este tema, apresentamos, de seguida, algumas razões que reforçam a importância da produção de conteúdos pelas empresas.
Razões para a Produção Regular de Conteúdos
Um Bom Conteúdo Reflecte a Voz de uma Marca
Um bom conteúdo, bem escrito, pode ser a chave do sucesso de um negócio porque permite diferenciá-lo de outras marcas concorrentes.
Uma marca é facilmente identificada pela sua imagem.
No entanto, da mesma forma que uma marca tem uma imagem refletida no seu logotipo, pantone ou lettering, deverá também ter uma voz que seja facilmente identificada pelos seus clientes.
Por isso é extremamente importante que a comunicação de uma empresa seja uniforme em todos os seus canais. Essa uniformização consegue-se através da um tom consistente e com o qual os seus clientes se identifiquem.
Um bom conteúdo, bem escrito, relevante e que transmita a visão da marca, tem o poder de criar fortes ligações com quem o lê.
A voz da marca, transmitida através da produção de conteúdo, pode ser tão poderosa quanto a imagem de marca. E é a melhor forma de transmitir claramente o objetivo e a visão da sua empresa.
Bons Conteúdos Podem Transformar Visitantes em Clientes
Quer um visitante tenha chegado a um website através de uma pesquisa num motor de busca, ou de uma leitura de um QR Code, ou ainda do clique num link, o que o fará ficar será um bom conteúdo.
Um conteúdo com o qual ele se identifique, com o qual estabeleça uma ligação, com o qual esclareça as suas dúvidas.
Na economia digital, um bom conteúdo é normalmente a primeira impressão que um potencial cliente tem sobre uma marca e por isso é fundamental que ele tenha qualidade.
Conteúdo de qualidade não só atrai e envolve potenciais consumidores, como é capaz de os transformar em clientes fieis.
Os breves minutos que um potencial cliente demorará a ler um conteúdo são fundamentais para decidir se se fideliza ou não, por isso lembre-se, na sua elaboração, que não terá uma segunda oportunidade para criar uma boa primeira impressão.
A Criação de Conteúdos Ajuda a Formar Especialistas
A criação de conteúdo credível, baseado em robusta experiência e conhecimento, que reflita a área de negócio de uma marca, ajudará na formação interna de especialistas.
O reconhecimento da existência de especialistas, numa empresa, aumentará a sua reputação e com ela a confiança que nela depositam clientes actuais e potenciais.
Bons Conteúdos Melhoram o SEO de um Website
Os motores de busca, como por exemplo o Google, elaboram o ranking das pesquisas baseando-se em diversas características das páginas dos websites, mas também com base no tipo de conteúdo de cada uma.
Um conteúdo com relevância, credível e bem escrito, não só será escolhido pelos clientes, como os motores de busca o colocarão nas primeiras posições do ranking, o que por sua vez atrairá mais visitantes para o website de uma empresa.
Bons Conteúdos Ajudam a Conhecer Melhor os Consumidores
Através de monitorização online e do acompanhamento de dados analíticos de cada conteúdo publicado, poderá perceber quais os mais populares e melhor sucedidos, normalmente aqueles que os consumidores mais procuram e valorizam.
Na posse desse conhecimento poderá ir criando cada vez mais conteúdos em função dessas necessidades, o que não só fidelizará os clientes atuais, como atrairá mais potenciais clientes.
Conclusão
Na sociedade digital, caracterizada pelo uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação e das redes, cada vez mais se alcançam clientes fora dos espaços físicos das empresas.
Neste contexto, quem não publica, não existe!
A existência de blogue corporativo e a presença regular nas redes sociais, são algumas das formas de uma empresa ter a sua voz na economia digital.
Se ainda não possui blogue corporativo, ou se pretende dar um novo fôlego à posição nas redes sociais da sua empresa, solicite-nos informação adicional, sem qualquer compromisso, no banner abaixo.