Importância do Email Marketing no Inbound Marketing
A importância do email marketing resulta de ser um canal de comunicação passível de utilização na manutenção de relações com clientes atuais e potenciais, combinando grande alcance, eficácia e personalização, com um custo reduzido.
Mesmo com o atual peso atribuído às redes sociais no que toca à comunicação das marcas, o email marketing é indissociável do marketing digital, mantendo a sua relevância para retenção de clientes e conversão em vendas.
Por vezes associado a spam e comunicações intrusivas, o email marketing, quando aliado a ferramentas de automatização de marketing, é a melhor forma de transmitir mensagens específicas a grupos de pessoas, na hora certa.
89% dos comerciantes apontam o email marketing como o principal canal de geração de leads e 59% dos profissionais de marketing referem os emails como a melhor forma de gerar receita no mercado B2B.
O que é o email marketing
O email Marketing surgiu no fim da década 70 com Gary Thuerk, gerente de marketing da Digital Equipment Corp, ao enviar 400 emails para anunciar e promover os computadores da empresa. Tal manobra resultou em 13 milhões de dólares em vendas.
No entanto, foi com a generalização da internet que se massificou e que mais tarde, nos anos 2000, se tornou claro que era necessário ter o conteúdo em atenção e segmentar de acordo com a estratégia pretendida.
O email marketing consiste em comunicar através de plataformas específicas para o efeito ou de plataformas de automatização de marketing, de forma não intrusiva, isto é, sem que este seja considerado spam.
Contrariamente ao spam, o email marketing visa fazer chegar a informação adequada até ao público interessado, dando ao destinatário a possibilidade de cancelar a receção de emails. O cancelamento pode estar associado a um questionário por forma a avaliar os motivos.
No entanto, o conteúdo é a chave para a consolidação desta forma de marketing, associado a uma experiência estética apelativa e interativa.
Após envio do email marketing é possível obter relatórios de entrega, visualizações e cliques – essenciais para a avaliação de resultados.
O email marketing é utilizada pelas empresas de forma a estabelecer um canal de comunicação com clientes, salientando-se os seguintes tipos de emails:
- Email de boas-vindas – é enviado ao cliente potencial logo após este se tornar lead;
- Newsletter – nutre o relacionamento com leads e clientes de forma pouco invasiva, mas ainda assim alavancando o conteúdo desejado;
- Email promocional – serve para dar a conhecer campanhas e descontos ou comunicar o lançamento de novos produtos/serviços – 61% dos consumidores afirmam gostar de receber emails promocionais, 72% abrem o email devido ao desconto mencionado e 28% gostariam de recebê-los com maior frequência;
- Email de compra online – pode ser na sequência de uma venda online ou no caso de abandono de carrinho – eficácia comprovada;
- Email sazonal – utiliza datas especiais e de cada usuário em particular para enviar mensagens personalizadas, fazendo com que o cliente se sinta lembrado;
- Email para clientes inativos – de acordo com a segmentação definida, é feita uma oferta apelativa e/ou questões acerca do tipo de conteúdos que seriam interessantes receber e o porquê da inatividade.
Email marketing e as redes sociais
O email marketing é uma estratégia de baixo custo se comparada, por exemplo, com a publicidade presente em sites, nas redes sociais ou adwords. Por exemplo, o email marketing, com um ROI médio de 122% é 4x superior a outras ferramentas de marketing, incluindo as redes sociais.
No e-mail marketing todos os emails são enviados e chegam ao destino além de que as redes sociais são por norma associadas a informalidade e menor nível de compromisso.
Mais, o email é flexível quanto ao seu formato e personalização, sem limites de caracteres, podendo conter ligações, variados elementos gráficos, imagens, vídeos e até gif’s e mais importante, é totalmente controlado pelo emissor da mensagem.
18 Dicas para a criação de email marketing:
- Definir estratégia e objetivo a alcançar;
- Criar uma lista de email própria, ao invés de comprar listas existentes;
- Segmentar o público-alvo;
- Produzir conteúdo relevante;
- Mencionar assuntos da área e não apenas acerca da empresa;
- Explicitar qual o benefício para o leitor;
- Focar na personalização, também com o uso do nome;
- Ter um assunto que chame a atenção e/ou incluir percentagens ou emojis;
- Sugerir urgência para melhorar a conversão;
- Ser visualmente apelativo combinando imagem e texto;
- Evitar emails longos;
- Enviar no momento mais adequado;
- Oferecer uma recompensa;
- Observar bons exemplos de outras empresas;
- Fazer perguntas para instigar o envolvimento;
- Inserir uma call to action;
- Acompanhar taxas de abertura, cliques e conversão;
- Avaliar resultados e reajustar.
Conclusão
No marketing digital, o email é uma das principais formas de criar e nutrir relacionamentos com atuais e potenciais clientes, além da sua elevada versatilidade e custo reduzido.
O email marketing tem sido consistentemente uma boa ferramenta embora se tenha pensado que fosse perder a sua força face à crescente visibilidade e recente inclinação para o negócio das redes sociais.
No entanto continua a ser uma excelente ferramenta para o marketing digital, nomeadamente numa ótica de inbound marketing.
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