Importância do Marketing Automático na Transformação Digital da Empresa
Estamos perante uma nova revolução, que implicará a transformação digital das empresas que queiram acompanhar os recentes progressos nas tecnologias de informação e comunicação, assim como as alterações nos processos de compra dos consumidores.
Esta adaptação torna-se mais difícil nas organizações mais antigas porque para além do seu legado de processos e soluções informáticas que constituem muitas vezes obstáculo à inovação, enfrentam ainda um mundo de restrições orçamentais que muitas vezes limitam a sua capacidade para acompanhar essas novas tendências.
Este artigo mostra como as plataformas de marketing automático podem garantir a necessária evolução estratégica, sem pôr em causa as eventuais restrições orçamentais para investimentos em soluções informáticas e de marketing.
Como o Marketing Automático pode ajudar
Se pretende aumentar o conhecimento que detém sobre os seus clientes atuais ou potenciais e aumentar a produtividade das equipas de Marketing e de Informática, preparando em simultâneo a sua empresa para a era digital, poderá ter que avançar para a utilização de plataformas de marketing automático.
Apresentamos, seguidamente, as razões que nos levam a acreditar que o marketing automático, para além de contribuir para o aumento das receitas, pode, paradoxalmente, contribuir ainda para a redução de custos nas organizações com complexos sistemas de informação.
Legado de Aplicações Mainframe
As grandes empresas, onde se incluem, por exemplo, Instituições Financeiras e Telecomunicações, possuem um legado de processos, dados e soluções informáticas, que lhes dificulta uma rápida resposta às novas tendências que emergiram com a internet e as redes sociais.
Os seus complexos sistemas de informação, que lhes garantiram o sucesso no passado, são hoje um obstáculo a desenvolvimentos rápidos, entre outras razões, porque, em muitos casos:
- São baseados em soluções proprietárias;
- Foram desenvolvidas em tecnologia menos flexível e em linguagens de programação rígidas;
- Possuem processos e pessoas rotinadas, o que recomenda cautela na introdução de mudanças significativas.
Mas será que estas grandes empresas estão por isso impossibilitadas de poder acompanhar as novas tendências de mercado, os novos comportamentos do consumidor, ou os novos canais de comunicação?
A resposta, na nossa opinião, é não!
Com poucas concessões aos seus princípios, poderão ultrapassar todos os problemas anteriores através da adoção de uma plataforma de marketing automático, em SaaS (software as a service), porque:
- A anuidade destas soluções é bem inferior a qualquer desenvolvimento mínimo nas aplicações mainframe;
- Poderá ser feita facilmente a integração de dados com as aplicações da empresa, através de APIs disponibilizadas por estas plataformas;
- Se usar uma plataforma de marketing automático, fica garantida a compatibilidade com as eventuais alterações introduzidas por redes sociais, plataformas de blogue, ou motores de busca.
O custo de adesão a uma plataforma de marketing automático é, em nosso entender, muito inferior ao desenvolvimento e manutenção, de funções equivalentes, pelas equipas internas de informática.
Preocupações com privacidade e segurança
As grandes empresas possuem geralmente um número muito significativo de clientes, assim como um volume de dados históricos assinalável.
Em todas essas empresas, mas principalmente nas que operam no sector financeiro e nas telecomunicações, a informação é sensível e qualquer fuga poderá ser desastrosa para a reputação que quem tem o seu dever de guarda.
Isso implica que internamente exista enorme preocupação com as questões de segurança, que se sobrepõem muitas vezes às necessidades de negócio.
Mas será que as grandes empresas, por possuírem particulares preocupações com a privacidade e segurança, estão impedidas de poder saber mais sobre os seus clientes atuais e potenciais?
Na nossa opinião, não!
Sem implicar problemas de segurança, nem perdas de privacidade, poderão conhecer melhor os seus clientes, recorrendo a plataforma de marketing automático, em SaaS, porque:
- Estas aplicações não fazem chamadas a qualquer processo existente nos sistemas de informação das empresas e só têm acesso aos dados internos que a empresa queira fornecer;
- Todos os dados capturados e registados nas plataformas de marketing automático poderão ser utilizados internamente, pelas empresas, recorrendo a APIs.
Não só não se compromete a privacidade dos clientes, como se aumenta a qualidade da informação existente sobre clientes atuais e potenciais, criando condições para o crescimento dos negócios.
Processos internos complexos
As grandes empresas, para além de um elevado número de clientes, têm também uma característica em comum: atuam no mercado há alguns anos, ou herdaram o legado de antigas empresas que entretanto adquiriram.
Tanto num caso, como noutro, o resultado são processos internos complexos e recursos humanos rotinados.
Apesar dos esforços de otimização permanente a que estas empresas se devotam, não é fácil a introdução e assimilação de novos processos, porque:
- As otimizações introduzidas visam normalmente responder a imperativos legais ou a ganhos de produtividade muitas vezes residuais;
- Existe atualmente uma tendência generalizada, nas grandes empresas, para a redução de efetivos;
- Não abundam, pelas razões anteriores, recursos humanos com cultura digital.
Mas será que as grandes empresas, porque possuem processos internos complexos e recursos humanos, com cultura digital, insuficientes, estão condenadas a deixar escapar a possibilidade de avançarem para a nova cultura de relacionamento com clientes atuais ou potenciais?
Na nossa opinião, não!
As plataformas de marketing automático podem ser introduzidas, com pouco impacto nas grandes empresas, porque:
- Mesmo que tal não seja aconselhável, uma única pessoa pode assegurar o funcionamento de uma plataforma de marketing automático, se excluirmos das suas funções a conceção e produção de conteúdos;
- Os processos internos podem permanecer inalterados e os novos processos poderão ser, na sua esmagadora maioria, totalmente automatizados.
Como resultado, aumenta-se a produtividade da equipa de marketing, dá-se mais uma passo a caminho da transformação digital da empresa e aumenta-se a competitividade da organização.
Concorrência interna pelos recursos informáticos
As grandes empresas possuem sistemas sofisticados de gestão de pedidos de alterações a aplicações e processos, porque:
- Cada departamento solicita as alterações ao sistema de informação que lhe permitam atingir melhor os seus objetivos;
- Estes pedidos têm que ser priorizados de acordo com o valor orçamentado e a urgência da sua introdução;
- Existe um orçamento global para os desenvolvimentos informáticos, a que o conjunto dos departamentos tem que se ajustar.
Num contexto de concorrência pelos recursos informáticos, pode acontecer que os pedidos relacionados com imperativos legais, ou de produtividade, se sobreponham aos pedidos de estratégia de negócio.
Mas será que as grandes empresas, porque têm grande parte do orçamento para desenvolvimentos informáticos alocado a processos operacionais ou legais, deverão ficar afastadas do objetivo estratégico de flexibilizar e automatizar o relacionamento de uma para um com os seus clientes atuais ou potenciais?
Na nossa opinião, não!
As plataformas de marketing automático permitem implementar o marketing um para um, por um valor inferior a um pedido mínimo ao departamento de informática, porque:
- Não implicam qualquer desenvolvimento informático, mas apenas um pagamento anual ao fornecedor da plataforma de marketing automático;
- Possuem poderosos instrumentos de workflow personalizáveis e que uma vez implementados ficarão em auto-piloto;
- Na esmagadora maioria dos casos, tudo pode ser feito nas plataformas de marketing automático, sem qualquer necessidade de apoio de técnicos de informática.
A diminuição dos pedidos ao Departamento de Informática, conjugada com a existência de processos em auto-piloto, terão tendência a traduzir-se numa efectiva redução de custos para a Empresa.
Conclusão
As grandes empresas possuem aplicações e sistemas informáticos que funcionam há longos anos, perfeitamente ajustadas às questões operacionais, mas que normalmente não têm flexibilidade para se adaptarem rapidamente às novas tendências sociais e de marketing.
A utilização de plataformas de marketing automático poderá ser a solução para:
- Respeitar os processos existentes;
- Manter o orçamento para desenvolvimentos informáticos controlado;
- Entender melhor cada um dos clientes atuais ou potenciais;
- Criar e manter processos de marketing em auto-piloto;
- Avançar para o marketing um para um.
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