Importância do Marketing Sustentável
A pandemia COVID-19, cujos impactos totais são ainda desconhecidos à data da elaboração deste artigo, colocou, pela primeira vez na história da humanidade, todo o globo em pausa.
Com as pessoas, na maior parte dos países, em isolamento, reduziu-se substancialmente a produção nas fábricas, os transportes públicos deixaram de funcionar em pleno e os espaços de convívio social ou de entretenimento foram forçados a fechar.
Os resultados têm dupla face. Numa estão os aspetos negativos: mortes, isolamento social, danos na economia. Noutra os aspetos positivos, que seriam impossíveis de alcançar em tão pouco tempo por vontade política: a redução da poluição mundial e o aumento da consciência ambiental, social e da solidariedade.
Reforço do Marketing Sustentável
Todos devemos retirar lições da pandemia, mas as empresas em particular deverão aproveitar para se ajustar definitivamente a um modelo mais amigo do ambiente, reforçando a importância do marketing sustentável, verde, ambiental ou eco-marketing, porque esta é a forma de promoção de uma empresa, ou organização, que mostra responsabilidade pela preservação do meio ambiente.
Uma estratégia ecológica tem de ser aplicada em todos os sectores da empresa e não apenas na comunicação que é transmitida.
No que diz respeito à comunicação, será necessário chegar não só aos adultos, mas também a crianças e jovens, pois estes devem desde já estar preparados para que, de uma forma consciente, consigam fazer uma escolha mais saudável e sustentável.
A mensagem terá de ser passada em casa, na escola e pelos canais de comunicação que os jovens utilizam, sobretudo nas redes sociais, sendo importante melhorar as estratégias de comunicação nesses canais, tirando proveito dos suportes tecnológicos e de todas as suas funcionalidades que reforcem a compreensão da mensagem.
Claro que esta mensagem não poderá ser idêntica para todos, devendo ser adaptada à faixa etária a que a comunicação se destina.
Estratégia de Marketing Sustentável
Para que a comunicação esteja alinhada com a acção das empresas deverão ser desenvolvidos produtos e serviços que equilibrem qualidade, desempenho, finanças e conveniência dos consumidores, gerando o menor impacto possível no meio ambiente.
Desta forma uma empresa pode ser considerada green quando:
- investe em reciclagem e reaproveitamento de materiais;
- economiza água na produção;
- elimina ou substitui produtos poluentes por outros de origem vegetal, ou que sejam menos poluentes;
- separa o lixo de forma adequada;
- tem uma estratégia, ou colabora com programas ambientais, como por exemplo a reflorestação das matas ou a limpeza dos rios;
- reduz os materiais não biodegradáveis;
- pensa em formas de aumentar a durabilidade do seu produto;
- elimina testes dos seus produtos em animais.
Para além dos aspectos anteriores, uma empresa amiga do ambiente deve ter também presente a preocupação com as questões sociais, eventualmente materializada numa área interna que se responsabiliza pela integração social.
Estas são algumas das medidas que a empresa tem de tomar para ganhar credibilidade, diferenciar-se da sua concorrência e atrair os consumidores mais conscientes ou que adoptem um estilo de vida sustentável.
Influencers e o Marketing Sustentável
É fácil captar a atenção para este assunto, uma vez que é cada vez mais falado, principalmente por parte de algumas influencers, o que facilita a implementação e divulgação de campanhas que incentivam a sustentabilidade.
Muitas estão a mudar os seus hábitos alimentares, não só para promover algumas marcas que estão associadas a essa área, mas porque sabem que têm um papel importante na atitude dos seus seguidores, principalmente dos mais jovens.
No tempo de isolamento social em que se vive, as influencers mostram as suas rotinas diárias, como ler, fazer desporto e alguns hábitos que vão de encontro à redução do uso de plástico, compra de produtos a granel, consumo de produtos orgânicos, uso de embalagens recicláveis e até mesmo a organização das suas casas.
Como resultado destas intervenções nas redes sociais, muitos seguidores fazem o mesmo, partilhando posteriormente os seus progressos com as influencers.
Esta é uma das razões pelas quais as marcas recorrem cada vez mais ao uso de influencers no marketing digital, adaptando a sua estratégia de comunicação online para se aproximarem dos consumidores com maior consciência social e ambiental.
Conclusão
Hoje em dia existe um certo orgulho em fazer ou em ter algum produto que seja “verde”, uma vez que é importante demonstrar que estamos a contribuir para um mundo melhor.
Os mais novos conseguem facilmente adaptar-se e mudam tranquilamente de rotina, por isso as marcas devem pensar na sua comunicação para os jovens, eventualmente recorrendo ao uso de influencers.
É de notar também que os jovens de hoje são mais exigentes e por isso é importante ser claro e coerente na mensagem que se quer transmitir.
As empresas que queiram atrair este novo consumidor, que tem maior consciência ambiental, terão que pensar seriamente no marketing sustentável e em adotar esta nova estratégia de
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