Importância do vídeo marketing
O momento de apostar em conteúdos audiovisuais é agora, daí a importância do vídeo marketing.
O vídeo é uma das maiores tendências de marketing atuais e um dos principais formatos de conteúdo, cada vez consumido na internet – 81% das empresas já utilizam o vídeo como ferramenta de marketing.
São várias as vantagens do vídeo marketing pois é um formato que tem grande apelo junto ao consumidor, resultando num maior envolvimento.
É fácil de utilizar devido à internet e é passível de traduzir os mais variados ramos de atuação em empresas de qualquer tamanho.
Faz parte da condição humana a preferência por conteúdos visuais em oposição a somente texto, sendo a informação mais facilmente processada desta forma.
Além disto, a quantidade de informação retida é maior e o seu consumo exige menor concentração por parte do observador – os utilizadores retêm até 95% do conteúdo em vídeo face a apenas 10% de informação em texto.
Características do vídeo marketing
O vídeo marketing chama a atenção, sendo que os utilizadores visualizam primeiro o vídeo e só depois leem o conteúdo escrito.
Este tipo de comunicação provoca emoções, uma vez que o vídeo potencia o envolvimento emocional. Para além da visão, os vídeos possuem também a capacidade de estimular a audição, aprofundando este envolvimento com a comunicação e consequentemente com a marca ou empresa.
Além disto, é mais memorável sendo maior a probabilidade de um vídeo ser recordado por quem o visualiza quando comparado com conteúdo em blocos de texto, o que representa uma oportunidade de captar um potencial cliente.
Vídeo Marketing como forma apelativa e dinâmica de comunicar
O video marketing permite demonstrar a utilização de um produto/serviço ou temas desconhecidos de forma dinâmica e captadora de atenção.
Possibilita passar informações com maior clareza – os utilizadores estão dispostos a visualizar voluntariamente vídeos para entender melhor um produto ou serviço.
A visualização dos vídeos é possível tanto em computador, como em telemóveis, tablets, consolas e smart TVs. No entanto, mais de metade dos vídeos na internet são visualizados através de dispositivos móveis.
Assim, a preferência vai para vídeos mais objetivos e de curta duração que consomem pouco tempo e bateria do smartphone. Vídeos com 90 a 120 segundos retêm 53% dos utilizadores até o último segundo, ao passo que vídeos com duração superior a 30 minutos retêm somente 10% da audiência.
Vídeos aumentam a permanência do visitante num website
Uma vez no website de uma empresa, muitas vezes o utilizador transitará rapidamente pelas ligações internas, passando pouco tempo a visualizar cada página – a existência de um vídeo altera esta presença.
Desta forma, o potencial consumidor terá maior contato com a mensagem da empresa permitindo a sua conversão. Ainda assim, 72% dos utilizadores prefere consumir conteúdo em vídeo, em páginas que contenham conteúdo audiovisual e textual em simultâneo.
Landing pages de websites que contenham vídeos aumentam as taxas de conversão em até 80% e aumentam também em 53% as chances de aparecerem na primeira página de resultados de motores de busca.
Uma campanha de vídeo marketing
À semelhança de uma comum campanha, uma campanha de vídeo marketing exige a realização de uma pesquisa prévia acerca do mercado e do respetivo público-alvo.
Atualmente até as pequenas empresas podem recorrer a este recurso de forma económica, além de que empresas que utilizam vídeo marketing geram em média uma receita 49% maior do que aquelas que não o fazem.
No entanto, a qualidade é chave, uma produção bem feita transmite credibilidade e destaca-se quando visualizada por potenciais clientes.
Vídeo marketing possui potencial de viralidade nas redes sociais
Quando se trata de redes sociais, a atenção, interesse e envolvimento do público estimulado traduz-se em partilhas, comentários e gostos, desencadeando também ações do fenómeno boca-a-boca, o que realça a importância da adequação do conteúdo ao canal de divulgação.
Destacam-se os conteúdos focados no público alvo como vídeos explicativos e/ou interativos e de entretenimento, como contendo animações ou ambientes casuais para um público mais jovem.
Para um público mais empresarial recomenda-se a apresentação de casos de sucesso com depoimentos de especialistas, de clientes ou vídeos institucionais.
Conclusão
Num presente contexto, onde vídeos geram mais partilhas do que a soma das partilhas de fotos e blocos de texto, torna-se evidente a importância do vídeo marketing.
No entanto, deverá existir algum cuidado com a qualidade da produção e com a duração, para que não exceda os dois minutos.
Além disto, vídeos geram mais leads qualificados, ao mesmo tempo que, quando bem otimizados, ajudam também a subir nos rankings dos motores de busca.
Os vídeos agregam também valor à marca, porque demonstram que esta acompanha as necessidades do público estando a par das tendências do mercado, sendo este outro fator que evidencia a importância do vídeo marketing.
Por último, o vídeo marketing recorre a conteúdo e histórias que envolvem e quando aliado a uma estratégia de inbound marketing, pode apresentar resultados muito expressivos.
Para saber mais acerca desta temática descarregue gratuitamente o ebook “O essencial do inbound marketing” ao clicar na imagem abaixo: