Marketing Pessoal em Teletrabalho
Com a nova realidade em que vivemos, o teletrabalho instalou-se de forma repentina na vida de muitos de nós, obrigando a repensar muita coisa, incluindo o nosso próprio marketing pessoal.
Com efeito, empresas e colaboradores foram “forçados” a adaptarem-se a novas ferramentas, modelos e rotinas de trabalho, praticamente de um dia para o outro, mas desta vez, instalados no suposto conforto do lar e, muitas vezes, com crianças a correr e a solicitar atenção à nossa volta!
A verdade é que esta nova realidade não se instaura e interioriza de um momento para o outro e acarreta, como qualquer mudança nas nossas vidas, algumas dificuldades.
Acresce ainda o facto da produtividade das empresas assumir, nos dias que correm, uma necessidade ainda mais urgente e premente para a sobrevivência das mesmas.
Ou seja, estamos em teletrabalho, em casa, supostamente com maior flexibilidade de horários, mas com um nível de exigência sobre as nossas funções e resultados ainda mais elevado do que antes do “novo normal” surgir.
Como alcançar a produtividade necessária em teletrabalho
Usualmente, a mudança leva a maiores níveis de ansiedade e stress, principalmente quando ela é exigida de forma imediata e num contexto de “quase” sobrevivência humana.
Assim, é importante fazermos um esforço para adotarmos uma postura de “copo meio cheio”, que nos permita identificar e valorizar as vantagens que a mudança – neste caso o Teletrabalho – nos traz.
Lembre-se: a sua casa deve continuar a ser um local de segurança, conforto, relaxamento e descanso! É extremamente importante desligar do trabalho no tempo devido e desfrutar do seu lar como anteriormente.
Há que focar no positivo, simplificar e ressignificar!
A produtividade pode e deve ser uma realidade em Teletrabalho. Para isso seguem algumas dicas preciosas para facilitar todo o processo:
- Mantenha rotinas diárias– continue com as suas rotinas normais: levante-se à hora habitual; tome banho; vista-se; prepare o pequeno-almoço; etc. Não mude nada do que fazia habitualmente apenas pelo facto de estar em Teletrabalho. A não ser que consiga incluir alguma rotina adicional que lhe faça sentido (yoga, meditação, exercício, entre outras);
- Tenha um local específico para o trabalho– o ideal seria um escritório mas nem todos temos essa disponibilidade de espaço em nossas casas. Escolha assim um sítio tranquilo, com luz natural, onde não seja incomodado e que reúna as condições logísticas necessárias;
- Faça pausas curtas ao longo do dia– é importante fazer uso, ao longo do dia, do pensamento divergente. Fazer pequenas pausas nas quais desliguemos por completo do trabalho: para um café, para respirar ar puro, passar os olhos pelas redes sociais, etc. Em teletrabalho não será fácil, mas vale a pena o esforço!
- Respeite os horários definidos para o trabalho– comece a trabalhar apenas no horário devido e termine a sua jornada diária de trabalho à hora habitual, desligando por completo do ambiente profissional. Não faça nada fora do horário de trabalho que não fizesse antes (atender telefonemas, responder a emails, concluir processos e ficheiros, etc);
- Não perca o foco com atividades domésticas– se está em horário laboral, não se disperse com atividades que não estejam de acordo com o mesmo;
- Mantenha contacto com os colegas– a socialização continua a ser importante e possível. Utilize os meios digitais existentes para interagir, colaborar e trabalhar em equipa;
- Teletrabalho com crianças em casa– explique a situação. Eles entendem e preferem os pais em casa mesmo que estes estejam em regime de homeoffice! Aproveite as pausas diárias para passar tempo de qualidade com eles;
- Foque numa atividade de cada vez– organize o seu dia e defina quanto tempo dispensar a cada assunto. Assim garante a produtividade e evita o efeito de Burnout.
É preciso manter o equilíbrio e valorizar as vantagens que o Teletrabalho proporciona: maior flexibilidade no nosso dia-a-dia, mais segurança, maior disponibilidade para estarmos presentes para os nossos filhos… entre muitas outras que cada um de nós pode identificar.
E onde entra o Marketing Pessoal em Teletrabalho?
O Marketing Pessoal, à semelhança de qualquer outra estratégia de marketing, deve ser implementado de forma coerente, consistente e persistente, de forma a produzir os resultados necessários.
Lembre-se, a nossa imagem é a nossa “embalagem” e todos somos um produto, uma marca, que deve ser trabalhada de forma transparente e linear.
Assim, também em teletrabalho, cuide da sua imagem e indumentária: cabelo, roupa e até mesmo maquilhagem, consoante as funções e atividades que desempenha e se fizer sentido.
É claro que terá de adaptar o vestuário ao local em que se encontra: a sua casa.
Use roupa mais confortável, mas não ceda ao pijama e ao fato de treino!
Em relação ao comportamento e a sua relação com as chefias e colegas, mantenha-se ligado e disponível. Cultive a interajuda nas equipas usando a seu favor os meios de comunicação existentes (email, telefone, teams, zoom, ou outro qualquer).
E, acima de tudo, demonstre respeito pelo trabalho dos seus colegas/chefias. Ou seja, responda às solicitações que lhe fazem em tempo útil e dentro do horário de trabalho normal.
Em suma, crie um ambiente positivo, de interajuda e respeito dentro da sua equipa de trabalho, com colegas e chefias, mesmo sem estar fisicamente presente!
Tem ao seu dispor todas as ferramentas necessárias para isso. Mantenha-se fiel à sua imagem, comportamento e presença profissional.
Veja o lado positivo desta nova experiência e mostre que a produtividade e o sucesso dependem de si e a da sua vontade de apresentar resultados… não do local onde se encontra!
Conclusão
A pandemia COVID-19 forçou-nos a alterar rotinas que considerávamos intocáveis e com as quais estávamos identificados e confortáveis.
Adaptarmo-nos a este “novo normal” implica entender as novas formas de relacionamento profissional e a repensar o nosso marketing pessoal.