Muito se tem ouvido falar d0 conceito metaverso, nos últimos tempos, sobretudo com a mudança de nome do grupo empresarial Facebook, para Meta.
O metaverso pode ser visto como algo ainda distante, para a maioria das pessoas, mas a verdade é que este novo universo, que tem como objetivo estabelecer uma ponte de ligação entre o mundo físico e o mundo digital, é uma realidade muito promissora e que poderá melhorar a vida de todos nós.
Conceito de Metaverso
O metaverso pode ser definido como um conjunto de ambientes virtuais onde as pessoas podem interagir entre si e poderão ter uma vida virtual rica, quase tão rica como a vida real, sendo que o acesso a esse mundo virtual paralelo necessita de uns óculos especiais para ser experienciado.
Um facto interessante que deve ser referido é que o metaverso não é uma realidade assim tão recente como se pode pensar à primeira vista, pois a primeira menção foi feita em 1992, no filme “show cash”, onde se mostrava um mundo virtual onde as pessoas poderiam criar avatares personalizados para interagirem ente si.
O metaverso ganhou mais relevância com a mudança do nome do grupo empresarial Facebook para Meta e com a sua aposta em força nessa realidade.
Segundo previsões da agência Bloomberg Inteligence, o metaverso poderá gerar oportunidades de negócio que podem atingir os 800 milhões de dólares, podendo mesmo ser dito que o seu potencial de mercado pode ser 2,7 vezes superior ao mercado de jogos e ao mercado das receitas da publicidade.
Vantagens do Metaverso
Este novo universo traz inúmeras vantagens para as empresas e para o público em geral, nomeadamente:
- Aumento da produtividade através da aplicação da inteligência artificial nos processos empresariais;
- Aproximação e expansão cultural uma vez que com o metaverso, as pessoas poderão visitar outros países sem sair de casa, proporcionando experiências imersivas incríveis;
- Possibilidade de as empresas poderem alargar os mercados para onde vendem sem a necessidade de abrirem lojas físicas noutros países;
- Melhoria da qualidade de vida das populações, principalmente devido em parte aos avanços que o metaverso irá proporcionar na medicina;
- O metaverso também irá abrir um mundo novo de novas possibilidades na área da educação e da formação devido ao facto de o mesmo permitir que se consiga simular ambientes onde os alunos poderão praticar o que aprenderem em ambientes interativos e imersivos.
Além de todas as vantagens referidas anteriormente, o metaverso pode trazer uma série de novas oportunidades de revolução na forma como é pensada a estratégia empresarial.
Exemplo perfeito disso é na formação dos colaboradores das empresas, pois como já deu para entender o metaverso permite criar ambientes virtuais que podem ser aproveitados para que a empresa possa garantir uma formação mais dinâmica e mais eficaz dos seus colaboradores.
Em termos de reuniões de trabalho, o metaverso consegue revolucioná-las, proporcionando vídeo conferências mais completas e mais interativas.
Também é importante referir que o metaverso irá proporcionar uma maior descentralização da economia, permitindo que a mesma seja considerada a plataforma mais acessível de toda a internet.
Estratégias de utilização do Metaverso
Algo que já se sabe que se pode dizer que no metaverso se pode fazer tudo o que se fazia no mundo físico, vamos ver, com mais pormenor, as áreas onde o metaverso pode ser aplicado:
Entretenimento
Como se pode constatar, a área do entretenimento é uma das áreas onde o metaverso pode ser aplicado e dentro dessa área são variadas as formas como pode ser aplicado.
Como exemplo, jogos como o Fortnite que usam o metaverso para reunir vários jogadores ao mesmo tempo.
Conteúdo
O conteúdo também é sem sombra para dúvida uma das áreas onde o metaverso pode ser aplicado, permitindo que os utilizadores desse conteúdo passam interagir com ele.
Empresas como a Disney e a Netflix ou a Disney já estão a apostar na área da imersão 3D, tornando-a uma das linhas mais modernas de consumo de conteúdo, principalmente para as novas gerações.
Trabalho
O mercado de trabalho também é uma das áreas onde o metaverso pode ser aplicado, ainda mais no contexto de trabalho remoto que tem vindo a ganhar terreno, principalmente depois da pandemia COVID-19.
A grande revolução no mercado de trabalho, com a chegada do metaverso, será a utilização de salas de reunião virtuais onde os trabalhadores podem ter uma experiência muito mais rica do que numa videoconferência tradicional.
Casos de sucesso de utilização do Metaverso
Como já deu para entender, as potencialidades do metaverso já estão a ser exploradas por várias empresas e recordamos que o grupo empresarial do Facebook foi o pioneiro no que toca à entrada das empresas neste novo universo, mas iremos agora ver alguns casos de sucesso de empresas que já conseguiram entrar no metaverso:
O Facebook foi uma das empresas que se começou a aventurar no metaverso, aliás a mudança do nome do grupo empresarial do Facebook para Meta marca logo o pioneirismo nesta área.
Apesar da mudança do nome do grupo empresarial do Facebook ter acontecido apenas em outubro de 2021, a realidade é que o Facebook tem vindo a investir nesta área há bastante tempo e desde 2014, quando o Facebook comprou os óculos de realidade virtual rift, a mesma tem vindo a dedicar o seu tempo a criar espaços virtuais de trabalho e de diversão.
Microsoft
A Microsoft tem sido uma das empresas pioneiras na implementação da tecnologia de realidade virtual, com a criação da plataforma Mesh, uma plataforma que utiliza os óculos de realidade virtual Hololens para projetar imagens virtuais no ambiente em que o utilizador se encontra.
A vantagem desta solução prende-se com o facto de ser possível ver o computador da pessoa que está no outro lado da reunião e também permitir que esse mesmo utilizador consiga entrar virtualmente na sala onde estão presentes os outros intervenientes da reunião.
Gucci
Para quem pensa que o metaverso só se aplica a empresas do ramo da tecnologia está enganado, pois a Gucci, uma marca de vestuário de luxo está a postar nas compras de roupa usando a realidade virtual, permitindo aos clientes poderem testar a roupa através da realidade aumentada, revolucionando o mercado do vestuário de luxo.
Conclusão
O metaverso é uma realidade nova para as pessoas e para os negócios, mas que tem um futuro muito promissor, dadas as possibilidades que esta “nova” tecnologia oferece e que certamente irão impactar a vida de todos nós num futuro próximo.
A aposta das empresas neste tipo de tecnologia deve ser equacionada, pois pode ser uma forma de proporcionar novas experiências tanto para os consumidores, como para os colaboradores da organização.