Metodologia para geração de ideias brilhantes
Pensar em novos negócios, ou produtos, é um processo que deve ser ponderado, porque os riscos de insucesso são elevados, caso não se adote uma boa metodologia para geração e validação de ideias.
Com efeito, a utilização de uma metodologia e de um processo de pesquisa bem estruturado, torna mais fácil e segura a geração de ideias brilhantes de negócio.
Metodologia para Geração de Ideias
Uma metodologia para geração de ideias assenta tipicamente nos seguintes passos:
Mind map
Como forma de iniciar o processo de metodologia sugere-se criar um mind map – diagrama que organiza visualmente um conjunto vasto de informações.
Não existindo respostas certas ou erradas, este passo é importante para se analisar os tópicos principais do projeto e também compreender como cada elemento da equipa vê o projeto, se for esse o caso.
Análise PESTEL
Esta metodologia de análise ao ambiente macro permite considerar aspetos:
- (P) políticos;
- (E) económicos;
- (S) sociais;
- (T) tecnológicos;
- (E) ambientais (environmental);
- (L) legais,
Estes aspetos podem de forma direta ou indireta condicionar o projeto a desenvolver e convém serem previamente analisados.
Corrupção, problemas políticos internos, políticas e acordos de negociação, programas de financiamento, eleições e tendências políticas são fatores e dados que devem ser considerados na análise a nível político. Estes fatores são extremamente importantes, principalmente quando se pensa em internacionalização.
Ao nível económico devem ser considerados fatores como a inflação, juros, taxas de câmbios, tendências económicas do país, taxas de exportação ou importação e todos os restantes que dentro da área da economia possam ser relevantes para o projeto e que no permitam uma boa análise competitiva.
Tendências demográficas, hábitos culturais, crescimentos populacionais, problemas ou conflitos étnicos e comportamentos populacionais são fatores a registar ao nível social e que devem ser orientadores para o projeto a desenvolver.
No que respeita ao nível tecnológico a equipa do projeto deve recolher todas as informações relativamente aos avanços sentidos no país, nessa área, como a existência de problemas associados à inovação e desenvolvimento, grau de inovação da concorrência, bem como a legislação associada à área da tecnologia.
Ao nível ambiental devem ser considerados assuntos como a sustentabilidade, gestão de resíduos, impactos ambientais e poluição. Estes devem ser analisados em função do negócio a desenvolver e dos seus impactos na pegada ambiental.
Por último, a nível legal devem ser considerados fatores como a legislação em vigor, leis do consumidor, regulamentos fiscais, entidades e órgãos reguladores de modo a segurar a segurança e regulamento de obrigações fiscais.
User groups
Pensar na audiência para qual o projeto se vai direcionar é muito importante, uma vez que só assim poderemos oferecer um bom produto ao cliente.
Na fase dos user groups a equipa de projeto deve refletir e idealizar quais os potenciais consumidores, utilizadores ou públicos interessados/envolvidos na ideia ou negócio a desenvolver.
De seguida, após um bom conjunto de opções deve ser feita uma votação de modo a determinar no máximo 4 stakeholders para os quais o projeto se irá direcionar.
Entrevistas
A fase das entrevistas é um processo importante e que deve ser rigoroso. Muitos confundem entrevistas com questionários, sendo que com o método recomendado para a captura de conhecimento é feita através de uma conversa com a parte interessada.
Neste processo recomenda-se ter um guião, mas a conversa entre entrevistado e entrevistador deve fluir de modo a que possamos compreender as suas necessidades, desejos e ambições.
Através dos conhecimentos obtidos é necessário refletir e compilar todas as observações feitas por cada grupo de interessados, sendo que só assim a equipa de trabalho pode direcionar o projeto de forma correta.
Pesquisas
A compreensão do ambiente externo vai para além da análise PESTEL, sendo o processo de investigação igualmente importante.
Uma solução a desenvolver deve ter em conta uma necessidade do mercado, o que implica pesquisar tendências, fazer estudos de mercado e recolher outras informações que possam ser relevantes para o projeto.
Algumas boas fontes de pesquisa são:
- Pew Research Center;
- INE (Instituto Nacional de Estatística);
- TED;
- Social Media Today;
- eMarketer;
- Dissertações de Mestrado;
- Teses de Doutoramento.
Diagrama de afinidade
Como o objetivo de organizar visualmente as ideias, o Diagrama de Afinidade permite à equipa de projeto delinear ideias e conceitos sobre cada grupo de stakeholders (partes interessadas).
Quase como um brainstorming, no Diagrama de Afinidade procura-se caracterizar de forma fluída e espontânea os grupos de interesse relevantes para o negócio. Isto é, neste processo devem surgir ideias e conceitos.
Por exemplo, comerciais como stakeholder podem desencadear a ideias como:
- burlas;
- serviço pós-venda;
- fornecedores;
- experiência do consumidor;
- valor da marca;
- segurança;
- personalização;
- fidelização.
Após a idealização (ideias mais promissoras) para cada grupo de stakeholders, deve-se encontrar um problema a resolver, por exemplo: falta de gestão organizacional.
Problem Tree
Quando encontrados problemas no Diagrama de Afinidades, o Problem Tree, ou árvore de afinidade, irá ajudar a compreender porque é que eles existem.
Assim, próximo do final do processo de idealização e definição do projeto é possível aproximar e afunilar cada vez mais a solução fazendo com que a mesma vá ao encontro do Mercado e das necessidades precisas do consumidor ou utilizador.
Desta forma, o processo divide-se em três fases:
- idealização do problema central;
- as causas do mesmo;
- os efeitos que provoca.
How Might We
Com o propósito de afunilar e encontrar a melhor solução, o processo do How Might We leva a equipa de trabalho a refletir sobre como deve solucionar os problemas e necessidades do utilizador.
Por exemplo:
- Como podemos assegurar que o utilizador se sente confortável na utilização da plataforma?
- Como podemos garantir a segurança nos métodos de pagamento?
- Como podemos garantir que o cliente está satisfeito?
Com a resposta a estas questões a equipa de trabalho poderá trabalhar a ideia a desenvolver e trabalhar para uma solução cada vez mais eficiente.
Protótipo
Por último, a equipa deve apresentar a solução ao mercado ou investidores, sendo a vertente do protótipo uma das opções.
Para a execução do protótipo devem ter-se em consideração diversos pontos, tais como:
- as várias interfaces com que o utilizador irá lidar;
- definir bem a proposta de valor do negócio;
- definir as funcionalidades da solução, caso se aplique.
Graficamente uma solução apresentada em protótipo e com um bom visual tem um maior poder para transmitir a mensagem desejada, ou seja, o que é e qual o objetivo do projeto desenvolvido.
Para tal existem soluções que ajudam tanto na execução como no processo de teste, como acontece com as seguintes;
Solução descritiva
Esta é segunda opção de apresentação do projeto, sendo que a mesma tem como foco a descrição do projeto, sem necessidade da explicação gráfica do projeto a desenvolver.
É importante relatar todos os pormenores do projeto idealizado, à semelhança do que ocorre com a orientação do projeto em protótipo, sendo que só assim será possível que investidores ou decisores possam acreditar no potencial da solução desenvolvida.
Conclusão
Partir para a criação de novos produtos ou serviços sem a utilização de uma metodologia, como a proposta neste artigo, poderá ser um esforço condenado ao insucesso.
O lançamento de novos negócios, produtos, ou processos, deve ser previamente amadurecida, não devendo basear-se apenas na intuição dos seus defensores, sendo a utilização de metodologia de criação de ideias uma boa forma de conseguir esse objetivo.