Negócio Digital e o Empreendedorismo Digital
No Empreendedorismo Digital, os verbos, Inovar, Mudar e Reinventar, sinalizam a linha divisória que separa o Sucesso do Fracasso.
Qual destes lados lhe encanta, conquista e seduz? Penso que certamente deve ser o do Sucesso, mas não basta apenas querer, temos que fazer acontecer para que os nossos sonhos se tornem realidades e assim possam alimentar sonhos de outras pessoas.
Inovar, Mudar e Reinventar é uma das possibilidades, se não a única para que muitas empresas retomem uma trajetória de crescimento, desde que compreendam essas necessidades com base nos conceitos que norteiam o Empreendedorismo Digital.
Acredito que todas as empresas podem ser impactadas pelos pilares do Empreendedorismo Digital, mesmo mantendo a essência da comercialização do produto ou do serviço no seu segmento de origem.
Algumas empresas, ao invés de entrarem em um ciclo de estagnação e morte súbita, saíram fortalecidas e renovadas à medida que se deixaram passar por um processo de reestruturação dos seus conceitos e do seu planejamento estratégico.
A idade do gestor e o tempo de permanência à frente do negócio, às vezes assume um elemento de bloqueio à aceitação do novo, principalmente quando se trata de dar continuidade aos “negócios de família” existentes ao longo de décadas.
Existem pessoas que adentram no mercado por força da conveniência familiar, ou mesmo por imposição das circunstâncias e conveniências, mas de fato não possuem vocação para o Empreendedorismo, tendo, quando muito, vocação para ser um comerciante. O comerciante tende a se deixar conduzir pela inércia dos acontecimentos, enquanto o empreendedor faz os fatos acontecerem.
Vale lembrar aos incrédulos e resistentes ao Empreendedorismo Digital, que ele está presente nos mais diversos setores da economia, afetando diretamente a vida das pessoas, alterando padrões comportamentais e sociológicos.
Para namorar usamos o Tinder, para fazer compras usamos o Amazom, para deslocar usamos o Uber, para comunicar usamos o WhatsApp, para fazer reservas em hoteis usamos o AirBNB, para fazer o pedido e para pagar as contas no restaurante usamos o Eatfast. O que está faltando para você sair do imobilismo e parar de reclamar da escassez de clientes e possibilidades de negócio em sua empresa? Atitude!!!!
”O Empreendedor Digital é aquele que consegue transformar crises em soluções e problemas em receita.”
As Startups estão oferecendo uma grande contribuição ao mundo do trabalho e ao mundo corporativo de forma geral, uma vez que os modelos de negócio se ampliam com possibilidades de inserir empreendedores do segmento tradicional, que não teriam grandes chances de conseguir atingir números expressivos em termos de resultados comerciais, mesmo sendo dotados de um bom nível de conhecimento técnico.
As Startups quebram radicalmente a lógica que os Grandes só possuem interesse de desenvolver parcerias com outros Grandes. Com as Startups os Grandes passam a encontrar a possibilidade de serem ainda maiores. As empresas de grande porte não conseguem desenvolver todo o seu potencial em vista das especificidades dos segmentos e de cada mercado, abrindo um largo campo de possibilidades para as Startups.
No mundo dos negócios digitais certamente você já ouviu falar das empresas Intel, MicroSoft e Cielo. A MVarandas é uma Startup que reúne uma história tão rica, inovadora e diferenciada, que estes gigantes do mundo digital a têm como sua parceira no desenvolvimento de soluções corporativas para o segmento do FastFood.
O CEO da MVarandas é Marcus Varandas Filho, formado em Ciências da Computação, com MBA em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial na FGV. O Diretor de Tecnologia é o senhor Daniel de Araújo Varandas.
A MVarandas nasceu em 1995 na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba como uma empresa de tecnologia com o objetivo de vender softwares para atender as demandas das empresas em termos de soluções em tecnologia.
Como os softwares atendiam a todos os segmentos comerciais do varejo e do atacado, com o tempo essa multiplicidade segmentária passou a gerar dificuldades em termos de manutenção da base de clientes e do seu consequente crescimento, pois a cada novo software se tinha um novo segmento e uma necessidade de ampliação contínua do quadro de funcionários em função do suporte técnico.
Em 2005 decidiu focar em um único segmento, para poder construir de fato uma empresa de tecnologia. O segmento escolhido foi o de alimentação no varejo, em função da real possibilidade de escalabilidade em termos da inserção de novos clientes na base sem restrições de ordem local ou regional.
A empresa a partir desta decisão estratégica começou a entrar em uma fase de completa mudança conceitual, se reposicionando no mercado local e regional como uma Startup. Este momento os sócios classificam como um divisor de águas na MVarandas.
A empresa entrou em um processo de migração conceitual e apresentou aos clientes do segmento de alimentação o seu novo formato e paulatinamente passou a diminuir a aceitação de novos projetos e a renovação dos contratos ora existentes para outros segmentos, até à completa extinção.
Em 2008, a Mvarandas contratou o seu primeiro funcionário para suprir uma necessidade do negócio, um desenvolvedor em plataformas web, uma expertise que os sócios não dominavam. Em 2009 avançaram com um e-commerce para Delivery e com soluções para restaurantes em João Pessoa-PB, trabalhando com sistemas para garçons em palm top, e, depois, em iPod.
Em 2012, a MVarandas iniciou um projeto para cardápio digital em função do aumento do fluxo de turistas decorrente da Copa Do Mundo de 2014, com o intuito de resolver a barreira idiomática e para que pudessem ser operados a partir de tablets pelos próprios clientes. O intuito era o de resolver a barreira idiomática entre o turista estrangeiro e os restaurantes.
Em 2013, a MVarandas concluiu o projeto do cardápio digital e conseguiu viabilizar a implantação do serviço em 30 restaurantes que aderiram ao formato do serviço.
Um dos restaurantes que passou a utilizar esta ferramenta recebeu a visita de um cliente, engenheiro da Intel, que convidou a MVarandas para participar do Programa de Desenvolvimento Partners da Intel. O cardápio digital ganhou uma nova identidade visual, uma plataforma mais robusta e um novo nome, passando a se chamar MENEW.
Em 2015, a MVarandas participou do programa StartPB do SEBRAE-PB, onde desenvolveu um APP, que possibilitou a evolução do cardápio digital, facilitando o gerenciamento e a gestão do consumo por parte do restaurante, assim como do cliente em tempo real, através do seu telemóvel. O MENEW foi premiado pelo SEBRAE-PB e a empresa foi expor nos Estados Unidos na cidade de São Francisco, no TechCrunch Disrupt.
Neste ano a empresa cresceu em termos qualitativos, conceituais, estratégicos, competitivos e quantitativos, alcançando crescimento em um ano de 100% da carteira de clientes. Este bom momento fez a empresa perceber que estava no caminho certo e que tinha muito ainda a evoluir em todos os aspectos. Foi o ano por excelência para Pivotar a empresa, os produtos, as ideias, as pessoas e os sonhos.
Em 2017, a MVarandas avançou dando continuidade ao processo de estruturação da empresa criando um setor de Marketing que tem à frente dos trabalhos a competente profissional Rebeca Chinarro. O objetivo do setor é o de otimizar os canais de relacionamento com as redes sociais e os Players envolvidos na cadeia do negócio, para estruturar um crescimento com base em inbound marketing e inside sales.
A Startup ajustou os processos internos de gerenciamento para dar velocidade de implantação e possibilitar a manutenção de crescimento em escala e participou de um programa de exportação para Startups, onde foi selecionada para expor na WebSummit Lisboa.
Diante da nova geração das máquinas de cartão de crédito, o MENEW se apresenta como a solução em termos de software que permite uma integração com plataformas do telemóvel no ANDROID e IOS, desta forma tornando esse tipo de solução a referência junto aos principais players do mercado de cartão de crédito, a exemplo da Cielo.
A participação em programas como o Inovativa, Endevor e mentorias, ajudaram a compreender a necessidade de mudança do nome do aplicativo, antes MenewApp para EatFast e a adoção de uma nova estratégia de vendas. Desenvolveram-se parcerias com consultores de gastronomia que ajudaram a MVarandas a ser reconhecida como empresa de referência nacional no setor de tecnologia e inovação em alimentação.
O Menew App é uma solução 360°: salão, cozinha, estoque e financeiro, oferecendo relatórios gerenciais, reduzindo custos e otimizando os resultados financeiros. O Eatfast é um aplicativo de pedidos no celular do próprio cliente, dentro do restaurante.
A solução se aplica a espaços como cafeteria, hamburgueria, foodtruck, bares, restaurantes, boates, hotéis e todo fluxo de negócios da cadeia gastronómica.
Dialogando com o cliente de uma forma interativa, permite que o pedido seja feito pelo telemóvel do cliente do estabelecimento, mesmo em casos que o garçom não fala a língua do cliente, dispondo de totais parciais do consumo até o fechamento da conta, gerando transparência na relação comercial, um diferencial competitivo, trazendo como dividendos para os estabelecimentos um incremento considerável da fidelização dos consumidores.
O POS (Point of Sale) através do APP permite também que o garçom emita até a fatura fiscal do consumo com identificação do cliente com os seus dados fiscais, que vão do seu nome ao número de contribuinte (CPF, INR).
A solução digital MenewApp democratiza os negócios e proporciona uma nivelação maior de pequenos e médios estabelecimentos em torno de uma gestão competitiva e qualificada.
O POS passa a funcionar como um terminal de vendas, acompanhamento do fluxo de pedidos na cozinha, pagamento e emissão de comprovante fiscal (usando o número do contribuinte). Todas estas tarefas são realizadas pelo mesmo profissional e o mesmo hardware, reduzindo automaticamente custos fixos com mão de obra e a aquisição e manutenção de equipamentos.
Pesquisas identificaram que o mau atendimento e a demora de servir, se constituem como principais fatores que inibem o cliente de voltar a um estabelecimento. Por outro lado, para o proprietário do restaurante de entre as grandes enfrentadas, citamos o alto custo dos equipamentos, gestão de estoque e desperdícios e por fim atender as exigências da legislação fiscal.
Mvarandas percebeu a existência desses problemas que dificultam a fidelização e ampliação da carteira de clientes. Aliados a esta realidade, temos a percepção mundial de que o volume de transações comerciais realizadas com uso dos cartões de crédito é crescente.
Segue abaixo um quadro ilustrativo que demonstra as aplicações do MenewApp nas diversas etapas do estabelecimento gastronómico, independente do seu porte e da demanda dos clientes.
Pode obter mais informações sobre o Menew, clicando aqui