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O que distingue o marketing digital do tradicional

O que distingue o marketing digital do tradicional?

CategoriasInbound Marketing / Marketing Digital
Mariana Costa dos Reis

Mariana Costa dos Reis

23 Setembro, 2018

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Para se identificar o que distingue o marketing digital do tradicional devemos começar por assumir que os conceitos são complementares e que foi a crescente necessidade de presença online das marcas, com as especificidades que tal implica, que ajudou à sua distinção.

Esta tendência acelerou a partir deste século, entre outros aspectos devido à proliferação dos dispositivos móveis e ao crescente uso das redes sociais, tendo o marketing tradicional vindo a perder algum protagonismo, mas não importância.

O uso de tecnologia motivou esta mudança

A passagem do tradicional ao digital, sofreu outra forte aceleração com a entrada do motor de busca Google, que revolucionou o acesso à informação.

Ao mesmo tempo e de forma contínua desde então, apareceram diversas ferramentas digitais de apoio aos negócios, pagas e gratuitas, passíveis de serem usadas por empresas de diversas dimensões.

As redes sociais desempenharam também um importante papel neste contexto, proporcionando a imediatez e a conectividade, além de possibilitarem um diálogo também com as novas gerações, estas menos consumidoras dos meios de comunicação em massa tradicionais. Com efeito, as redes sociais transformaram o cenário da comunicação em massa.

A inclusão digital transforma também o processo de compra, tornando-o mais pessoal e transforma a cadeia de valor, que agora é cada vez mais horizontal, isto é, tem tipicamente menos intermediários.

O processo de horizontalização

A horizontalização da comunicação é assegurada pela distribuição em rede. A informação reforça as potencialidades de democratização das relações, conferindo importância a indivíduos e ao seu ponto de vista.

O processo de horizontalização descentraliza, estabelecendo níveis crescentes de confiança, que antes era depositada nos processos e agora é focada nas pessoas. Os consumidores fornecem informações à marca e a outros consumidores num ato de cocriação.

O consumidor tem atualmente uma relação mais pessoal com a marca como um todo e encara os produtos e/ou serviços que adquire como sendo portadores de simbolismo.

Esta mudança tem acompanhado a contínua transição do marketing tradicional para o digital.

Do marketing tradicional ao marketing digital

O marketing tradicional compreende a comunicação feita em canais offline e suportes como a televisão, rádio, imprensa escrita e suportes exteriores. Embora apontadas como ferramentas tradicionais, estas continuam relevantes e eficazes.

Por sua vez, o marketing digital é um termo abrangente que compreende ações de comunicação e marketing feitas no contexto online e designa não só o processo de venda de produtos ou serviços, mas também a produção de significado e agregação de valor real à vida do consumidor, recorrendo para isso a tecnologias digitais e à internet.

São várias e significativas as diferenças representativas entre o marketing tradicional e o digital, desde os objetivos a alcançar, à execução das ações planeadas e à sua mensurabilidade e adaptação.

8 diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital

Para sintetizar o que distingue o marketing digital do tradicional, apresentamos de seguida 8 diferenças.

  • Velocidade de produção – as peças no marketing tradicional acarretam uma série de tarefas de produção como sendo a aprovação e acerto da calendarização por parte dos meios de comunicação, entre outras. No marketing digital verifica-se o oposto, podendo a própria empresa conceber, produzir e divulgar a sua comunicação em redes sociais, blogues e website;
  • Investimento necessário – o marketing tradicional implica, por norma, investimentos avultados de forma a ser conseguido o impacto pretendido, enquanto no digital este investimento é significativamente menor, eliminando-se alguns custos de suportes físicos ou canais controlados por terceiros;
  • Segmentação nas campanhas – Através do marketing digital é possível segmentar de maneira mais pormenorizada visto ser possível aceder a padrões de consumo, gostos pessoais, interesses, preferências e até de localização. Esta recolha de dados acerca da atividade online dos utilizadores ao longo do tempo permite conceber anúncios adaptados aos interesses e preferências destes. Isto permite às empresas ter como alvo clientes detentores de um perfil específico que agora conhecem, algo que estava muito limitado antes da era digital. Assim é possível personalizar conteúdos de comunicação para diferentes públicos-alvo, indo além dos critérios de segmentação demográficos, geográficos, económicos e sociais do marketing tradicional;
  • Interação com o público – O meio digital veio revolucionar a interação e o tempo de resposta, agora de comunicação tão direta e imediata com o público, em grande parte possibilitado pelas redes sociais. No tradicional esta interação processa-se de forma diferente, tendo muitas vezes custos associados como acontece no caso de um callcenter;
  • Tom de linguagem – No marketing digital é esperado que o cliente do outro lado da comunicação interaja com o anúncio, logo aqui estabelecendo uma relação mais próxima entre a empresa e o consumidor. É comum recorrer-se para tal a uma linguagem mais informal aliada ao uso de emojis e hashtags, conduzindo a maior humanização da empresa;
  • Direccionalidade da comunicação – No marketing tradicional, a interação empresa – cliente é operacionalizada através de comunicação unilateral feita apenas por parte da empresa. O marketing digital, por outro lado, permite e incentiva que a comunicação seja feita por ambas as partes, de forma bilateral e instantânea, fomentando o feedback e consequente construção de uma relação de confiança;
  • Capacidade de alcance – A dimensão online não conhece fronteiras pelo que estar presente nesta dimensão possibilita a exposição da marca a diferentes mercados, ao contrário do marketing tradicional onde a exposição da comunicação se encontra limitada, normalmente, a um espaço geográfico;
  • Análise de resultados – No marketing tradicional, a análise de resultados é feita após as campanhas e exige normalmente a realização de inquéritos de forma a ser estabelecida uma relação de causa-efeito. No marketing digital, por sua vez, é possível acompanhar as métricas, fazendo a análise em tempo real, possibilitando a avaliação e reajuste em tempo útil.

Conclusão

Para resumirmos o que distingue o marketing digital do tradicional, podemos dizer que o marketing digital possibilita uma maior proximidade e rapidez de resposta, e o marketing tradicional tem mais peso e confere credibilidade à empresa. Embora atuem em diferentes frentes estes são conciliáveis e complementares.

Neste sentido, há cada vez mais a tendência de conectar os media offline, aos media online, sendo através de um outdoor interativo que remete para o digital, ou através da inserção de uma hashtag ou Qrcode em suportes fisicos de comunicação da empresa.

Estas técnicas, por serem menos intrusivas, são adequadas à metodologia inbound marketing, a estratégia de marketing de maior sucesso da era digital.

Caso pretenda conhecer mais sobre a metodologia de inbound marketing, descarregue gratuitamente o ebook “O essencial do inbound marketing” ao clicar na imagem abaixo:

Tags: O que distingue o marketing digital

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