O que é o Influencer Outreach
Cada vez mais se assiste a uma forte ascensão do marketing digital, sendo importante, para a comunicação das marcas, refletir e definir as estratégias a adotar no meio digital.
SEO (Search Engine Optimization), SEA (Search Engine Advertising), influencer outreach, presença nas redes sociais, blogging, inbound marketing, entre outras, são algumas estratégias que as empresas podem usar.
Nos últimos tempos, a estratégia focada em influencer outreach, ou marketing de influência, tem provado ser uma boa aposta e investimento para as marcas, devendo merecer a atenção daquelas que querem ter papel de relevo na era digital.
O Influencer Outreach ou Marketing de Influência
O Influencer outreach é, nos dias de hoje, uma estratégia poderosa de publicidade face à publicidade tradicional.
Esta estratégia baseia-se na comunicação de negócios e das marcas através de relações públicas online, em que se procura influenciar a pesquisa e procura das marcas e dos produtos, recorrendo a Influenciadores.
O Influencer outreach passa então por distribuir conteúdos sobre as marcas, para os consumidores, em que o influencer assume o papel de interlocutor.
É importante compreender que, ao contrário das relações públicas na comunicação tradicional, esta estratégia no digital permite que as marcas assumam uma presença mais próxima e obtenham mais confiança do consumidor.
O Influenciador
Para a concretização desta estratégia de comunicação, que assenta na criação de uma imagem de marca credível e com poder, recorre-se a influenciadores digitais com o intuito de se atingir o público-alvo desejado.
Os influenciadores são indivíduos que têm uma presença ativa no meio digital onde defendem, através das suas plataformas de social media como o Facebook, Instagram, Youtube e muitas outras, a sua opinião sobre uma, ou mais, temáticas.
Ao investir nesta estratégia de influencer outreach é necessário ponderar na escolha do melhor influenciador para a sua marca, ou para o seu negócio, devendo levar em consideração, entre outros, os seguintes aspetos:
- Avalie o seu produto e o objetivo que pretende atingir, seja a longo ou a curto prazo;
- Compreenda que o influenciador deve assumir um papel ativo na sua pegada digital. O pior erro para uma marca, seja em relação à sua reputação ou ao seu investimento em marketing, é escolher um influenciador com pouca participação no digital;
- A escolha do influenciador para o seu negócio não tem de passar por ser o mais famoso, nem o que tem mais seguidores nas suas plataformas. O mais importante é avaliar a personalidade do mesmo e compreender se se enquadra no desejado em função do seu público-alvo e do seu produto, negócio, ou marca;
- O influenciador, já que irá assumir o papel de representante da sua marca no digital, deve ser alguém que defenda e que se identifique com os valores da marca. Caso não exista esta conexão entre marca e influencer a credibilidade e a transmissão da mensagem poderão ser um fracasso;
- Estude o influencer para descobrir qual a sua melhor forma de produzir conteúdos e onde a sua mensagem é transmitida mais eficazmente. Exemplo: vídeo, fotografia, artigos, podcast, entre outros.
Se analisar e refletir sobre estes pontos a escolha do influenciador para a sua marca será a mais acertada e permitir-lhe-á o melhor binómio investimento-retorno.
A importância do influencer outreach para o seu negócio
Esta estratégia aparenta ser um bom investimento para ajudar as marcas a afirmarem a sua presença no meio digital, já que os influenciadores são considerados real people quando comparados com as figuras públicas na comunicação tradicional.
O marketing de influência, ou o influencer outreach, apresenta algumas vantagens, entre as quais:
- Permite uma boa segmentação do seu público-alvo, através da escolha acertada do Influenciador;
- Implica baixo custo de investimento em comparação com outros veículos de comunicação;
- Auxilia na credibilização e na confiança da marca, visto que é recomendada por um Influenciador que o consumidor segue e vê os seus comportamentos como exemplos;
- Permite um alcance rápido através do consumo constante dos social media, por parte dos consumidores, e da ligação que detém com o influenciador;
- Auxilia na estratégia de conteúdos da marca. A oferta de conteúdos, na era da informação, é extremamente importante. Deste modo, em consonância com o influenciador, a marca deve programar a estratégia de influencer outreach, criando um calendário de publicações – post plan – para o orientar na criação de conteúdos e para que exista coerência e consistência na mensagem a transmitir.
Conclusão
Num momento em que os influenciadores e os conteúdos partilhados na internet parecem transmitir maior credibilidade do que as marcas, é altura de investir nesta estratégia.
O sucesso do influencer outreach advém da constatação de que os consumidores são mais susceptíveis de serem influenciados por pessoas que admiram, gostam ou seguem.
Desta forma, a marca pode influenciar e persuadir o consumidor, através de outrem, ao investir em Influenciadores, devendo fazê-lo de forma ponderada e cautelosa.
No entanto, não se esqueça que se decidir investir em influencer outreach, para atuar no digital e obter resultados eficazes, deve refletir previamente nos objetivos que deseja atingir e na escolha do influenciador, condições essenciais para ser bem sucedido.