Otimização para Bing e Yahoo!
Apesar da maioria das pesquisas serem feitas no motor de pesquisa Google, importa também otimizar os conteúdos para outros motores, tais como o Bing e Yahoo!.
Segundo a Statcounter, as pesquisas no Bing, motor de pesquisa da Microsoft, anteriormente conhecido como Live Search, Windows Live Search e/ou MSN Search, cresceram mais de 40% desde 2019.
Apesar de interfaces diferentes, mas ainda assim intuitivas, estes dois motores de pesquisa – Bing e Yahoo! – utilizam as mesmas Base de Dados.
Contudo, é de realçar que face ao grande motor de pesquisa – o Google – o Bing, devido à baixa concorrência e procura, tem um CPC (Custo por Clique) mais baixo e uma CTR (Taxa de Conversão) maior.
Bing e Yahoo!
Devido às múltiplas alterações nos mecanismos de pesquisa e nos algoritmos utilizados, não existe conhecimento de uma solução, ou fórmula única, capaz de garantir a otimização de uma página Web.
Ainda assim, existe conhecimento de algumas ações que ajudam a otimizar não só as páginas Web como também os conteúdos permitindo-lhes obter um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.
Algumas dessas ações, são:
- Responsive – torne a sua página Web responsive, isto é, adapte-a tanto para dispositivos em desktop como mobile. O utilizador faz cada vez mais pesquisas nos seus smartphones, dado que é o dispositivo que tem sempre à mão;
- Experiência ao utilizador (UX) – proporcionar ao utilizador uma boa experiência e oferecer uma interface intuitiva, ajuda os algoritmos a compreender que essa página é útil e relevante para os mesmos;
- Carregamento – a velocidade de carregamento das páginas Web é um outro fator de performance e que afeta significativamente o seu posicionamento nos resultados de pesquisa. É importante que, além de valiosa e útil, a página seja de rápido carregamento.
Bing
Algumas das ações que ajudam a otimizar os resultados de pesquisa e o algoritmo tem em consideração, são:
- Relevância das Redes Sociais – este motor tende a dar ênfase ao posicionamento dos conteúdos, ou da página Web, causada pelo engagement nas redes sociais – gostos, partilhas, comentários, etc. As Redes Sociais em causa são: o Facebook, Twitter e LinkedIn e, assim, quem tem um bom posicionamento nestas plataformas tende a ter também no motor de pesquisa;
- Domínio – a validade, mas mais em particular, a antiguidade do domínio é valorizada pelo motor de pesquisa Bing;
- Title Tags – são valorizados aqueles que têm descrições de conteúdos de forma relevante e desvalorizados outros que têm descrições demasiado extensas, repetitivas e genéricas;
- Javascript e CSS – a sua utilização contribui para uma página mais leve, aspeto valorizado;
- Link Building – a utilização de links para websites bem classificados ajuda a tornar os conteúdos mais relevantes;
- Links – o texto dos links é tão ou mais importante, face a quantidade dos mesmos. Por exemplo: o texto “Clique aqui para ver mais” deve ser estrategicamente pensado;
- Semântica das keywords – devido à pesquisa por voz no Bing a semântica das palavras-chave deve ser tida em consideração e, por isso, deve-se utilizar palavras-chave com a verbalização próxima do utilizador;
- Redirecionamento – encaminhar o utilizador para páginas via Javascript e Meta Refresh deve ser evitado. Contudo, quando necessário deve-se dar prioridade via código 301.
Yahoo!
Este motor de pesquisa, à semelhança de outros, também reúne ações, ou medidas, que ajudam a otimizar os seus conteúdos.
- Estrutura da página – este motor de pesquisa valoriza a estrutura interna, em código, da página Web. Os conteúdos mais importantes e relevantes devem constar na sua parte inicial;
- Domínio – a validade, mas mais em particular, a antiguidade do domínio é valorizada à semelhança do que acontece no Bing;
- Keywords – a utilização de palavras-chave nas Title Tags é valorizada e ajuda a melhorar o posicionamento;
- Meta Tags – a utilização de Mega Tags, sobre cada página web, é valorizada pelo motor de pesquisa.
- Link Building – a utilização estratégia de links é igualmente valorizada, contudo estes devem ser relevantes, úteis e valiosos podendo ser internos ou externos. No entanto, os links externos são os mais valorizados.
Conclusão
A otimização das páginas Web e dos conteúdos online é assim essencial para manter ou elevar o seu ranking nas SERP’s – páginas de resultados dos motores de pesquisa.
Os algoritmos sofrem constantemente alterações, muitas vezes introduzidas para melhor corresponderem às necessidades de pesquisa dos utilizadores, o que origina a oscilação de posicionamento nas SERP’s.