geral@crivosoft.pt

(+351) 967 393 026

CrivosoftCrivosoftCrivosoftCrivosoft
Menu
  • Início
  • Blogue
  • Contactos

Planos de Marketing Digital

  • Início
  • Blogue
  • Planos De Marketing Digital
Planos de Marketing Digital

Planos de Marketing Digital

CategoriasInbound Marketing
Ana Rodrigues

Ana Rodrigues

10 Março, 2019

67 0

Share this post

A inclusão de planos de marketing digital na estratégia de marketing das empresas tem vindo a ganhar cada vez mais importância devido ao crescente peso do negócio online.

(Active o player abaixo caso deseje ouvir a versão áudio deste artigo.)


Your browser does not support the audio element.

Com efeito, sendo o mercado uma peça chave da actividade económica e social, este compreende um ambiente que pode ser físico ou virtual e no qual se encontram reunidas as condições necessárias para a troca de bens e serviços.

O marketing digital, que se caracteriza essencialmente pela aplicação dos tradicionais conceitos de marketing às estruturas digitais disponíveis, coloca fim às barreiras de comunicação existentes e revoluciona a relação entre as empresas e os seus (potenciais) clientes.

A construção de uma estratégia, o estabelecimento de objectivos e a planificação de acções de marketing a realizar em ambiente digital são aspectos fundamentais definidos através da elaboração de um plano de marketing digital, que comporta em si não só várias etapas, bem como uma estrutura adequada a estratégias digitais.

Etapas dos Plano de Marketing Digital

Podemos considerar as seguintes etapas do plano de marketing digital:

1ª Etapa – Atracção do público-alvo

De modo a atrair o público-alvo é importante apostar em conteúdos adequados e nos critérios de usabilidade aquando da produção, publicação e partilha de conteúdos em diferentes meios digitais, procurando sempre optimizar a pesquisa (SEO) e investir, se possível, em anúncios pay-per-click.

2ª Etapa – Conversão do público-alvo em leads

Uma vez atraído o público-alvo é então que surge o momento de conversão do mesmo em leads, apostando na criação de botões call-to-action direccionados para landing pages com ofertas úteis para os consumidores, solicitando em troca apenas os seus contactos.

3ª Etapa – Relação com o público-alvo

Após a conquista de leads é importante compreender se estes possuem potencial para se transformarem em clientes, investindo num relacionamento mais personalizado com os mesmos, recorrendo, a título exemplificativo, ao e-mail marketing.

4ª Etapa – Encerramento de vendas

Nesta fase é essencial que exista um trabalho conjunto entre o departamento de marketing e o departamento comercial, uma vez que após a angariação dos leads por parte do primeiro é de extrema importância que o segundo as agarre com afinco, procurando mantê-las envolvidas com a empresa e transformá-las em clientes.

5ª Etapa – Análise de dados e optimização de acções

De modo a poderem ser efectuados os ajustes necessários é importante a realização de avaliações contínuas quanto à relação entre o investimento realizado e o seu respectivo retorno, recorrendo preferencialmente a ferramentas que disponibilizem as métricas necessárias para tal, como acontece com a maioria das soluções de marketing automático.

Estrutura do Plano de Marketing Digital

Podemos estruturar um plano de marketing digital do seguinte modo:

Sumário Executivo

Descrição clara e concisa das principais características do plano de marketing, incluindo a análise da situação actual da empresa e a sua respectiva definição, os objectivos a alcançar, as estratégias a implementar e os procedimentos a adoptar.

Análise de Ambiente

Ambiente Interno – análise dos aspectos relativos ao funcionamento interno da empresa, tal como os recursos humanos e financeiros de que dispõe, a tecnologia utilizada, os equipamentos disponíveis, bem como a sua missão, visão e valores.

Ambiente Externo – análise dos factores externos que exercem influência sobre a empresa, tais como a concorrência e os consumidores, bem como questões políticas, culturais, sociais, económicas e tecnológicas.

Análise SWOT

Análise das conclusões retiradas após o ponto anterior, no qual se identificam os seguintes aspectos:

  • Forças (Strenghts);
  • Fraquezas (Weaknesses);
  • Oportunidades (Opportunities);
  • Ameaças (Threats).

Definição de Objectivos

Definição objectiva e realista dos resultados que a empresa pretende alcançar, demonstrando qual a sua missão de modo a orientar as suas acções futuras. Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis e temporizados.

Estratégia de Marketing

Definição das estratégias a adoptar pela empresa para que atinja os objectivos anteriormente definidos, gerindo o relacionamento com o mercado de modo a obter vantagens sobre a concorrência e determinando a forma como serão conjugados os principais elementos de marketing.

Plano de Acção

Implementação das estratégias delineadas com base na definição das acções de comunicação a serem desenvolvidas no ambiente digital, trançando um plano de acção que deve incluir não só as actividades a serem desenvolvidas e o prazo, o modo e a responsabilidade de execução das mesmas como também o custo estimado para as suas concretizações.

Avaliação e Controlo

Garantir a eficácia do plano de marketing desenvolvido através da avaliação e controlo entre o desempenho expectado e o desempenho real, apostando em acções correctivas e preventivas antes, durante e após a implementação do respectivo plano.

Conclusão

Aquando da criação de um plano de marketing digital é necessário ter em consideração que o mundo se encontra em constante evolução, sobretudo no que concerne às novas tecnologias e como tal, é de extrema importância que este seja flexível e passível de sofrer adaptações ao longo do tempo.

Garantir a competitividade na era digital exige uma reconversão das estratégias de marketing por parte das empresas e uma atenção crescente ao mercado online.

Os planos de marketing digital são parte integrante da metodologia de inbound marketing, uma das mais bem sucedidas na era digital.

Caso pretenda adquirir mais conhecimento relativamente a este tema descarregue gratuitamente o e-book – O Essencial do Inbound Marketing – clicando na imagem abaixo.

O essencial do inbound marketing

Tags: Planos de Marketing Digital

Conteúdos Relacionados:

1 ABRIL, 2021

Instrumentos de Apoio à...

Na elaboração de um plano e estratégia de marketing, após realizada a análise...

10

20 FEVEREIRO, 2019

Uso de Chatbots

Com a evolução constante da tecnologia, muitas têm sido as inovações que vieram para...

520

13 DEZEMBRO, 2018

Como implementar marketing...

As empresas procuram cada vez mais personalizar as suas estratégias de forma a...

90

Deixe um Comentário Cancel Reply

Procurar…

Artigos por Topico

  • Atrair Clientes (16)
  • Automatização de Marketing (8)
  • Comportamento do Consumidor (3)
  • Comunicação Empresarial (11)
  • Email Marketing (1)
  • Empreendedorismo (16)
  • Engagement Marketing (1)
  • Gestão de Eventos (5)
  • Inbound Marketing (40)
  • Indústria 4.0 (3)
  • Instituições Financeiras (7)
  • Inteligência Artificial (1)
  • Marketing de Causa (2)
  • Marketing de Conteúdos (7)
  • Marketing de Nostalgia (1)
  • Marketing Digital (6)
  • Marketing Intelligence (1)
  • Marketing Pessoal (2)
  • Marketing Reputacional (1)
  • Marketing Tribal (1)
  • Proteção da Informação (3)
  • Redes Sociais (3)
  • Relações Públicas (1)
  • Terceiro Sector (3)
  • Transformação Digital (9)
  • Video Marketing (1)

Artigos Recentes

  • Angariação de Sócios
  • Instrumentos de Apoio à Análise Competitiva
  • A Importância do Voluntariado
  • Futuro do Marketing de Causa
  • Design da Experiência do Utilizador (UX)
  • Estratégia de Personalização ou Customização
  • Marketing Pessoal em Teletrabalho
  • Marketing Tribal e Storytelling
  • O que é o Growth Hacking?
  • Os Elementos duma Marca
RSS

Quem Somos

A Crivosoft é uma Agência de Marketing Digital especializada em Inbound Marketing e Marketing Automático.
Facebook
Instagram
Linkedin
Pinterest
Twitter
Youtube
Tiktok

Trabalhos Recentes

Supremo Tribunal Administrativo Risa Consulting Casa 9a Isla Santarém Agriexport APPP-FN Sucatas de Angola Cerveja RIMA APPACDM de Santarém

Contactos

  • Crivosoft, Lda,
    Largo Infante Santo, CIES,
    2009-002 Santarém, Portugal
  • (+351) 967 393 026
  • geral@crivosoft.pt

Endereços Úteis

  • Blogue
  • Contactos
  • Início
  • Política de Privacidade
RSS

Copyright © 2018 Crivosoft, Todos Direitos Reservados. | Política de Privacidade