Planos de Marketing Digital
A inclusão de planos de marketing digital na estratégia de marketing das empresas tem vindo a ganhar cada vez mais importância devido ao crescente peso do negócio online.
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Com efeito, sendo o mercado uma peça chave da actividade económica e social, este compreende um ambiente que pode ser físico ou virtual e no qual se encontram reunidas as condições necessárias para a troca de bens e serviços.
O marketing digital, que se caracteriza essencialmente pela aplicação dos tradicionais conceitos de marketing às estruturas digitais disponíveis, coloca fim às barreiras de comunicação existentes e revoluciona a relação entre as empresas e os seus (potenciais) clientes.
A construção de uma estratégia, o estabelecimento de objectivos e a planificação de acções de marketing a realizar em ambiente digital são aspectos fundamentais definidos através da elaboração de um plano de marketing digital, que comporta em si não só várias etapas, bem como uma estrutura adequada a estratégias digitais.
Etapas dos Plano de Marketing Digital
Podemos considerar as seguintes etapas do plano de marketing digital:
1ª Etapa – Atracção do público-alvo
De modo a atrair o público-alvo é importante apostar em conteúdos adequados e nos critérios de usabilidade aquando da produção, publicação e partilha de conteúdos em diferentes meios digitais, procurando sempre optimizar a pesquisa (SEO) e investir, se possível, em anúncios pay-per-click.
2ª Etapa – Conversão do público-alvo em leads
Uma vez atraído o público-alvo é então que surge o momento de conversão do mesmo em leads, apostando na criação de botões call-to-action direccionados para landing pages com ofertas úteis para os consumidores, solicitando em troca apenas os seus contactos.
3ª Etapa – Relação com o público-alvo
Após a conquista de leads é importante compreender se estes possuem potencial para se transformarem em clientes, investindo num relacionamento mais personalizado com os mesmos, recorrendo, a título exemplificativo, ao e-mail marketing.
4ª Etapa – Encerramento de vendas
Nesta fase é essencial que exista um trabalho conjunto entre o departamento de marketing e o departamento comercial, uma vez que após a angariação dos leads por parte do primeiro é de extrema importância que o segundo as agarre com afinco, procurando mantê-las envolvidas com a empresa e transformá-las em clientes.
5ª Etapa – Análise de dados e optimização de acções
De modo a poderem ser efectuados os ajustes necessários é importante a realização de avaliações contínuas quanto à relação entre o investimento realizado e o seu respectivo retorno, recorrendo preferencialmente a ferramentas que disponibilizem as métricas necessárias para tal, como acontece com a maioria das soluções de marketing automático.
Estrutura do Plano de Marketing Digital
Podemos estruturar um plano de marketing digital do seguinte modo:
Sumário Executivo
Descrição clara e concisa das principais características do plano de marketing, incluindo a análise da situação actual da empresa e a sua respectiva definição, os objectivos a alcançar, as estratégias a implementar e os procedimentos a adoptar.
Análise de Ambiente
Ambiente Interno – análise dos aspectos relativos ao funcionamento interno da empresa, tal como os recursos humanos e financeiros de que dispõe, a tecnologia utilizada, os equipamentos disponíveis, bem como a sua missão, visão e valores.
Ambiente Externo – análise dos factores externos que exercem influência sobre a empresa, tais como a concorrência e os consumidores, bem como questões políticas, culturais, sociais, económicas e tecnológicas.
Análise SWOT
Análise das conclusões retiradas após o ponto anterior, no qual se identificam os seguintes aspectos:
- Forças (Strenghts);
- Fraquezas (Weaknesses);
- Oportunidades (Opportunities);
- Ameaças (Threats).
Definição de Objectivos
Definição objectiva e realista dos resultados que a empresa pretende alcançar, demonstrando qual a sua missão de modo a orientar as suas acções futuras. Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis e temporizados.
Estratégia de Marketing
Definição das estratégias a adoptar pela empresa para que atinja os objectivos anteriormente definidos, gerindo o relacionamento com o mercado de modo a obter vantagens sobre a concorrência e determinando a forma como serão conjugados os principais elementos de marketing.
Plano de Acção
Implementação das estratégias delineadas com base na definição das acções de comunicação a serem desenvolvidas no ambiente digital, trançando um plano de acção que deve incluir não só as actividades a serem desenvolvidas e o prazo, o modo e a responsabilidade de execução das mesmas como também o custo estimado para as suas concretizações.
Avaliação e Controlo
Garantir a eficácia do plano de marketing desenvolvido através da avaliação e controlo entre o desempenho expectado e o desempenho real, apostando em acções correctivas e preventivas antes, durante e após a implementação do respectivo plano.
Conclusão
Aquando da criação de um plano de marketing digital é necessário ter em consideração que o mundo se encontra em constante evolução, sobretudo no que concerne às novas tecnologias e como tal, é de extrema importância que este seja flexível e passível de sofrer adaptações ao longo do tempo.
Garantir a competitividade na era digital exige uma reconversão das estratégias de marketing por parte das empresas e uma atenção crescente ao mercado online.
Os planos de marketing digital são parte integrante da metodologia de inbound marketing, uma das mais bem sucedidas na era digital.
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