Inteligência Artificial para Marketing
As soluções de inteligência artificial para marketing digital são inúmeras e algumas já com provas dadas, sendo a principal dificuldade encontrar as que resolvem da melhor forma os problemas que queremos solucionar na nossa empresa.
De entre as áreas com mais oferta na área do marketing digital, decidimos selecionar as soluções para marketing de conteúdo, email marketing, social media, publicidade online, pesquisa online e análise de dados e fazer uma breve descrição das suas principais funcionalidades.
Estas funcionalidades poderão ser alteradas ao longo do tempo, pelo que o artigo deve ser encarado como mera referência, tendo por base o que existia até à data da sua elaboração.
Marketing de Conteúdo
Content Curation Software (CCS)
O Conten Curation Software (CCS) permite que as empresas trabalhem de forma mais eficaz na curadoria de conteúdo e com isso criem conteúdos cada vez mais relevantes e úteis para o seu público-alvo.
A curadoria de conteúdos, quando bem aplicada, é uma fortíssima “arma” ao dispor dos profissionais de marketing que procuram combater a sobrecarga de informação que existe, principalmente, no digital.
Este software permite às empresas economizar tempo através de uma pesquisa rápida de conteúdos e para além disso, ajuda no surgimento de novas ideias para a estratégia de marketing de conteúdos e que, por seu intermédio, podem rapidamente ser implementadas em múltiplos canais de comunicação e de marketing.
O Content Curation Software (CCS) tem três etapas distintas:
- Encontrar;
- Organizar;
- Partilhar.
O software recolhe conteúdos e outros resultados, que serão apresentados no dashboard, podendo estes ser editados e adaptados à sua marca.
É possível trabalhar a relevância dos conteúdos para que sejam otimizados nos motores de busca e adicionar recursos visuais, sem direitos de autor, para que, posteriormente, possam ser partilhados nos diversos canais de comunicação.
Sendo este um potencial software para a otimização da estratégia de marketing de conteúdos, não será de estranhar que esteja já a ser utilizado, segundo a CCS, por múltiplas empresas de referência como a IBM, Lenovo, American Marketing Association, Bayer MaterialScience, Publicis, entre outros.
Frase
Com o Frase as empresas podem rapidamente otimizar a sua estratégia de conteúdo e criar conteúdos valiosos e úteis para o seu público-alvo, tendo em conta o que o mesmo deseja e procura.
Este software promete ajudar as empresas numa fase em que os consumidores têm vindo a mudar o seu comportamento de pesquisa por informação, querendo obter respostas e, por isso, fazendo a sua pesquisa por questões.
Com o Frase haverá um auxílio na criação de conteúdos uma vez que o software analisa, previamente, que questões são feitas pelo seu público-alvo, ou seja, que informações e conteúdos é que o cliente alvo procura e deseja receber.
Após esse processo é gerado automaticamente um briefing com os conteúdos encontrados com o intuito construir uma linha orientadora para o processo de criação dos conteúdos da empresa.
Por último, mas não menos importante, será a análise da viabilidade e da capacidade de otimização dos conteúdos criados.
Para além da componente de criação de conteúdo para ser distribuído em múltiplas plataformas de comunicação, a Frase oferece ainda um serviço de Chatbot que utiliza igualmente inteligência artificial (IA).
Com este serviço é oferecida às empresas a capacidade de responderem instantaneamente ao consumidor e dessa forma criarem uma boa imagem e relação para com o mesmo.
Através de uma recolha do conteúdo presente no website é criada uma base de dados que será constantemente atualizada de forma automática, o que irá permitir que as repostas do chatbot sejam sempre precisas e atualizadas.
Os serviços, do Frase, têm um custo associado, existindo, no entanto, um período experimental gratuito para os novos utilizadores.
Phrasee
A aplicação Phrasee beneficia da inteligência artificial para poder oferecer um serviço de copywriting às empresas.
Sendo o copywriting um componente importante na estratégia de conteúdos, uma vez que apresenta um forte peso sobre a forma como as informações são transmitidas, é igualmente importante analisar e obter bons copys.
Quando bem aplicado um copy pode rapidamente convencer o potencial cliente a realizar uma ação, seja ela uma compra ou deixar o seu contacto.
Posto isto, a Phrasee é então um software que auxilia na criação de copy para diversos canais de comunicação, entre eles:
- E-mail;
- Social media;
- Landing pages;
- SMS.
Ou seja, com este software os copys são criados automaticamente para que sejam eficientes nas campanhas de Facebook e Instagram, campanhas de e-mail marketing, display ads, entre outros.
Com esta ferramenta as empresas beneficiam de vantagens como a otimização do tempo, isto porque o software produz automaticamente o conteúdo a transmitir (copy), bem como a probabilidade acrescida de obter um melhor resultado nas campanhas, uma vez que a mensagem é pensada estrategicamente.
A Phrasee afirma já existirem vários casos de sucesso, como o eBay e Domino’s, que beneficiaram deste software na otimização dos seus negócios.
Cortex
A aplicação Cortex permite que as empresas tenham a perceção do que o seu público-alvo gosta, bem como compreendam algumas dicas que impulsionem os resultados da empresa, por exemplo, as conversões.
Segundo a Cortex já existem empresas a retirar proveito desta aplicação, como o Marriott, a L’Oreal, a Heineken, a Toyota e o The Ritz Carlton.
Para além da análise ao seu público alvo a Cortex permite ainda que as empresas tenham a noção do papel dos seus concorrentes no mercado.
Desta forma, a Cortex ajuda as empresas a obter uma maior eficiência tendo em conta algumas das suas funcionalidades, tais como:
- Auditoria do conteúdo;
- Vocabulário visual;
- Análise de mercado;
- Estudos criativos.
Com estas quatro funcionalidades as empresas conseguem criar anúncios e campanhas cada vez melhor direcionadas para o seu público-alvo.
E-mail Marketing
A Automizy tem como intuito auxiliar as empresas na prática de e-mail marketing, sendo que o principal objetivo é aumentar a taxa de abertura dos e-mails.
Para além disso, a ferramenta oferece às empresas, as seguintes possibilidades:
- criar formulários;
- gerir contactos;
- enviar campanhas;
- criar e-mails automatizados com testes A/B;
- usufruir dos múltiplos templates que estão aprovados para atingir uma maior eficácia nas campanhas de e-mail marketing.
A Automizy possui uma API que poderá servir para integração com outras aplicações.
Social Media
Lookalike Audience do Facebook
Esta funcionalidade, que está inserida no Facebook, permite aos negócios que realizam campanhas ou que têm páginas na rede social Facebook, determinar os públicos semelhantes ao da sua persona.
Ou seja, com esta funcionalidade os negócios podem alargar a sua estratégia de distribuição tendo em conta diversas variáveis: demográficas, comportamentais, entre outras.
Para além de atingir um maior número de pessoas, esta componente irá permitir que as empresas distribuam melhor as suas campanhas, através do planeamento dos públicos alvo desejados.
Sprout Social
A Sprout Social é uma aplicação focada no monitoramento e gestão de redes sociais – Instagram, Facebook, Pinterest, Youtube, LinkedIn e Twitter -, sendo que possui quatro ferramentas distintas:
- Interação;
- Publicação e agendamento;
- Análise;
- Listening.
Com estas funcionalidades as empresas têm um serviço completo e podem ter uma presença forte no mercado online, uma vez que têm acesso a todas mensagens, menções e comentários de múltiplas redes sociais numa só plataforma.
Para além disso, podem criar e agendar os seus conteúdos, criar uma estratégia de conteúdos ao publicar de forma eficaz e otimizada, analisar a performance das campanhas e dos conteúdos publicados e, por último, podem ainda beneficiar da vertente de listening.
Apesar de desvalorizada por muitas empresas, a verdade é que é necessário ouvir e compreender o que se diz no mercado – listening -, ou seja, analisar e observar as tendências, observar (ouvir) o que diz o público-alvo, e analisar o share-of-voice. Estes são exemplos do que as empresas podem usufruir na aplicação Sprout Social com o intuito de melhorar os seus resultados.
Empresas como a Havas, City of Las Vegas, Loews Hotels e Shopify são algumas das que já beneficiam desta aplicação para gerir as suas redes socias.
Yext
A plataforma Yext oferece às empresas um vasto conjunto de ferramentas e benefícios, tais como:
- a adaptação e compreensão da linguagem natural do website que irá colocar respostas dinâmicas e diretas para ajudar os consumidores a converter durante as suas pesquisas;
- a possibilidade de observar e compreender o que dizem sobre uma determinada marca tendo a capacidade de responder e trabalhar nas estratégias de marketing, bem como a capacidade de posicioná-la corretamente.
Para além disso, a Yext permite ainda que as empresas trabalhem nas suas landing pages e em outras componentes visuais importantes do website, que bem executadas podem gerar conversões.
Por último, com o intuito de complementar a oferta diversificada, a Yext disponibiliza ainda a capacidade de analisar tudo aquilo que é executado com o propósito de assegurar a eficácia de todos os projetos. Por exemplo, não só comunica o desempenho real dos websites, plataformas, entre outras, como analisa o consumidor.
Segundo a Yext, algumas empresas de renome já utilizam este software como é o caso da BBVA, Ben&Jerry’s, Key Bank e Marriott.
Brand24
A Brand24 é uma aplicação focada n0 monitoramento online que permite às empresas um controlo sobre as menções – recomendações, opiniões, feedbacks, notícias, entre outras – realizadas pelos consumidores, referentes a uma determinada marca, ou até um produto.
Numa só plataforma as empresas têm a capacidade de analisar, de forma organizada e simplificada, o que dizem sobre um assunto, seja ele um produto, serviço ou marca, em múltiplos canais de comunicação como as redes sociais, blogs, imprensa online, fóruns, podcasts e a web.
O acesso a esta informação, disponível tanto no dashboard da Brand24, como em relatórios em PDF e em Excel, permite desde logo uma otimização de tempo, bem como auxilia na construção de uma imagem institucional mais forte.
Os comportamentos e as exigências dos consumidores têm vindo a alterar-se e, nos dias de hoje, o mesmo valoriza a presença ativa da marca e as opiniões e feedbacks de outros consumidores sobre um produto ou serviço, o que significa que atualmente as compras são cada vez mais ponderadas.
Posto isto, a Brand24 é então uma plataforma poderosa para as empresas pois permite ajudá-las na interação com os consumidores e potenciais consumidores – Social Selling -, no combate às fake news, bem como na análise e no planeamento de estratégias de marketing e de comunicação.
A Brand24 oferece um serviço bastante completo uma vez que, para além de recolher todas as menções sobre as palavras-chave estabelecidas, classifica-as como negativas, neutras ou positivas, permitindo desde logo às empresas compreender a sua imagem no mercado.
Além dessas funcionalidades, a Brand24 permite ainda analisar o Influencer Score – o grau de influência que a menção tem, tendo em conta a fonte e o autor -, o Social Media Reach que é o número de indivíduos que visualizaram os conteúdos, bem como permite interligar as contas Facebook e Instagram Business e páginas como o Booking, TripAdvisor e Yelp.
A beneficiar das principais vantagens da aplicação Brand24, estão empresas como o IKEA, a Intel, a OLX e a GSK.
Publicidade Online
Opteo
A ferramenta Opteo permite organizar todas as contas do AdWords num só software/aplicação.
Para além disso, esta plataforma disponibiliza ainda sugestões de melhoria, tendo como base os dados reais que foram obtidos, como também inclui diversas ferramentas que ajudam numa maior eficiência das campanhas através do controlo do desempenho das mesmas, navegação por segmentos e ainda monitorização dos orçamentos.
Análise da taxa de cliques e de conversões, pesquisa de palavras-chave, análise dos segmentos, monotorização de erros e a otimização dos anúncios do display são algumas das ferramentas que esta aplicação tem e que a tornam uma mais valia para as empresas, oferecendo-lhes benefícios como a rentabilização de tempo e um maior controlo e eficácia das campanhas realizadas.
A Opteo afirma que as empresas Domino’s, Decathlon e Spotify, já utilizam a sua plataforma.
Clearmod
A aplicação Clearmod permite às empresas aumentar o desempenho das campanhas de Facebook e Instagram, através de um processo bastante simples em que basta conectar o Facebook à Clearmod.
Beneficiando de um algoritmo que analisa os dados da campanha no Facebook e no Instagram, em tempo real, o mesmo disponibiliza às empresas recomendações que têm como intuito aumentar a rentabilidade da mesma, em CPC (custo-por-clique) por exemplo.
Nos nossos testes não conseguimos confirmar algumas das suas promessas, mas pode ter sido por não termos optado por subscrever.
Pesquisa / Search Engine
Smart Bidding da Google
A Google oferece às empresas um subconjunto de estratégias automatizadas, que se baseiam em machine learning, com o intuito de otimizar as conversões, o valor de cada conversão, o ROAS e o CPC (custo-por-clique).
Esta funcionalidade da Google permite ainda às empresas três vantagens primordiais, sendo elas:
- a possibilidade de personalizar os alcances de acordo com um determinado indivíduo tendo
em conta alguns elementos como o dispositivo, local, listas de remarketing, idioma, navegador,
entre outros; - controlo flexível que permite às empresas definir as metas das campanhas, para que
haja um equilíbrio entre o desempenho dos alcances e a sua otimização; - e, por último, o acesso a relatórios e atualizações que permite às empresas auxiliar na análise do desempenho das campanhas.
RankBrain da Google
O RankBrain é uma ferramenta do algoritmo da Google que permite recolher os resultados mais relevantes interpretando o significado das frases na sua íntegra, em vez das palavras-chave individuais.
Ou seja, esta é uma ferramenta focada no processamento dos resultados de pesquisa, sendo que ajuda na entrega dos conteúdos aos utilizadores tendo em conta os seus comportamentos.
Para os conteúdos serem relevantes e aparecem nos resultados de pesquisa dos utilizadores existem vários fatores associados, como por exemplo:
- A otimização dos conteúdos (SEO);
- Uso de linguagem própria e natural, criação de conteúdos relevantes e úteis para o seu público tendo em conta o que ele pesquisa;
- Investimento na mensagem dos snippets, uma vez que são muitas das vezes a resposta ao que o público alvo procura.
Análise de Dados
Defined Crowd
A Defined Crowd, recorrendo a machine learning oferece aos seus clientes as seguintes componentes distintas:
- Data;
- Workflows.
Na componente Data a Defined Crowd disponibiliza às empresas a oportunidade de criarem uma base de dados na sua plataforma, sendo que apresenta uma grande vantagem uma vez que estes dados podem ser em áudio, texto ou imagem.
Com grande relevância para as empresas, as bases de dados e os softwares a si associados são uma mais valia dado que podem beneficiar de vantagens como a otimização de tempo na análise de dados, margem de erro baixa, segundo a empresa “taxa de erro inferior a 5% na maioria dos conjuntos de dados”, bem como a diversidade de idiomas.
A componente Workflows com foco na IA de conversão associa-se ao reconhecimento de voz, tradução automática, computer vision através de recursos visuais e audiovisuais e, por último, ao processamento de linguagem natural.
Estas duas componentes da empresa permite oferecer a múltiplos clientes, que estão interessados em otimizar os seus negócios através da IA, soluções focadas no auto atendimento através de chatbots e de assistências virtuais de voz, bem como modelos de texto-voz e voz-texto (modelos TTS e STT) e o reconhecimento automático de voz (modelo ASR).
Para usufruir dos serviços da Defined Crowd é necessário contactar previamente a empresa e apresentar as intenções de negócio, ou então demonstrar interesse em compreender de que forma pode a IA ser útil na unidade de negócio em questão.
Narrative Science
A Narrative Science disponibiliza às empresas a plataforma Quill que permite organizar os seus dados num só dashboard.
Dada a utilidade da plataforma e este benefício que a IA traz à área do marketing, a mesma destina-se a empresários e a grandes analistas, que através da Quill vêem o seu trabalho mais simplificado.
Com a Quill as empresas podem rapidamente analisar resultados e tendências de mercado através de um processo muito simples e rápido, tendo apenas de submeter os dados na plataforma e de seguida fazer a sua leitura e análise.
Datagran
A Datagran permite às empresas a utilização de IA na área da análise de dados, possibilitando assim aos profissionais uma otimização de tempo e a tomada de decisões cada vez mais ponderada e assertiva.
A grande vantagem da Datagran é que permite às empresas conectar diversas aplicações à plataforma e através disso executar machine learning e autonomizar os negócios, tudo isto sem a utilização de código.
Para além de analisar os insights, ou seja, os dados, com esta plataforma as empresas podem ainda programar e organizar processos para associar a outras aplicações.
Esta última funcionalidade realiza-se através da ferramenta Pipeline, integrada na Datagran, onde as empresas podem programar qualquer processo escolhendo os dados a recolher e como se desencadeia o processo.
Segundo a Datagram, estas funcionalidades estão já a ser usadas por empresas como a Discovery Channel, a Unilever e a Kia.
InData Labs
A empresa InData Labs destaca-se no mercado pelo seu serviço de processamento de linguagem natural sendo que ajuda as empresas a analisar os dados e as informações disponíveis nos social media, bem como a descodificar informações valiosas sobre o seu público-alvo.
A InData Labs promete, após o processo de análise, detetar o sentimento, idade, género e outros aspetos como os interesses e a localização dos utilizadores a partir de textos e posts.
Para além deste serviço, a InData Labs têm um outro produto que é destinado ao reconhecimento facial, no entanto, para o acesso de qualquer serviço, é necessário um contacto prévio com a empresa.
Conclusão
No presente, não será concebível tentar gerir a posição online de uma organização, mesmo que de pequena dimensão, sem recurso a soluções de inteligência artificial.
O número de aplicações a oferecer serviços de inteligência artificial não pára de crescer, sendo a relação que apresentamos neste artigo, uma pequeníssima amostra das possibilidades existentes.
Apesar disso, a amostra que apresentamos poderá servir de base para aqueles que estão à procura de encontrar soluções para o seu caso particular.