geral@crivosoft.pt

(+351) 967 393 026

CrivosoftCrivosoftCrivosoftCrivosoft
Menu
  • Início
  • Blogue
  • Contactos

Publicidade em arte urbana, a recente estratégia das marcas

  • Início
  • Blogue
  • Publicidade Em Arte Urbana, A Recente...
Publicidade em arte urbana

Publicidade em arte urbana, a recente estratégia das marcas

CategoriasInbound Marketing
Mariana Costa dos Reis

Mariana Costa dos Reis

13 Maio, 2018

7 0

Share this post

A arte urbana percorreu um longo caminho desde o graffiti e a ilegalidade, conquistou a moda, chegou às galerias e agora com a publicidade em arte urbana, chama cada vez mais a atenção em Portugal e no mundo.

As marcas reconhecem as qualidades da arte urbana e utilizam-nas para se destacarem.

O outdoor dá lugar ao mural publicitário nas paredes das cidades

Todos os dias estamos expostos a milhares de logotipos e anúncios na rua ou na televisão.

À população, já tão habituada, muitos anúncios passam até despercebidos e é por isso que as marcas procuram chamar a atenção para se diferenciarem dos concorrentes e despertarem interesse.

As marcas têm agora uma alternativa à fotografia e um novo suporte – a pintura de arte urbana nas paredes, o mural.

Nas grandes cidades, a publicidade e a arte urbana formam a paisagem urbana atual da mesma forma como estão presentes online, no entanto, são encaradas de formas distintas – uma evitada, a outra partilhada.

Passado de disputa pelo espaço público

A arte urbana tem um passado de oposição à publicidade onde a luta era constante e algo passivo-agressiva pelo direito de estar no espaço público.

Esta oposição ia desde a vandalização de anúncios, ao subvertising onde imitavam a forma e/ou conteúdo de um anúncio para manipular o seu sentido.

No entanto, parece que tais animosidades estão agora apaziguadas, embora ainda presentes, e surgem em forma de murais urbanos publicitários.

A publicidade em arte urbana vem agora beneficiar das qualidades desta e por outro lado, ao usar a arte urbana, antes vista como contracultura, acaba também por promover a sua integração e aceitação.

Diferenças entre mural publicitário e artístico

Nem sempre é fácil distinguir, num primeiro olhar, um mural artístico de um publicitário, dado serem bastante semelhantes e ser esse mesmo o objetivo.

Estudos confirmam que não se sente uma diferença significativa entre os dois tipos de mural, podendo ambos inclusive terem em si a presença de hashtags ou redes sociais, remetendo de alguma forma para o artista ou para a marca.

No entanto, observando com atenção reparamos na presença do logotipo e o uso das cores da marca.

Embora os objetivos sejam diferentes – comunicar para vender ou não, os artistas acabam também por promover o seu trabalho.

Marcas como a Vigor, Santini ou o canal Hollywood já recorreram a esta nova forma de comunicar, diferente dos tradicionais suportes publicitários do espaço público.

Conclusão

Num mundo saturado de anúncios, recorrer ao que era considerado um movimento de contracultura poderia parecer arriscado, mas é um risco calculado. No fundo as empresas chamam a atenção com a arte urbana artística, mas nela incluem a identidade e os objetivos da marca – publicidade em arte urbana.

Na era da fotografia e onde a vida tem a sua expressão online, o potencial do mural urbano publicitário intensifica-se, ao passar do analógico para o digital e a internet combate a efemeridade e as limitações geográficas.

A arte urbana precisa da sua expressão digital e vice-versa, pois das ruas somos transportados para o digital, através dos logotipos redes sociais, websites, hashtags ou QR codes presentes nos murais.

A arte urbana como mural publicitário, desperta o interesse voluntário que conduz até à marca e à vontade de saber mais, objetivos também perseguidos pelo inbound marketing.

Se lhe agrada a ideia de conduzir o potencial cliente até si e de saber mais sobre inbound marketing, faça download do ebook grátis “O essencial do inbound marketing”, clicando no banner abaixo.

O essencial do inbound marketing

Tags: Publicidade em arte urbana

Conteúdos Relacionados:

10 MARçO, 2019

Planos de Marketing Digital

A inclusão de planos de marketing digital na estratégia de marketing das empresas tem...

660

20 FEVEREIRO, 2019

Uso de Chatbots

Com a evolução constante da tecnologia, muitas têm sido as inovações que vieram para...

520

13 DEZEMBRO, 2018

Como implementar marketing...

As empresas procuram cada vez mais personalizar as suas estratégias de forma a...

90

Deixe um Comentário Cancel Reply

Procurar…

Artigos por Topico

  • Atrair Clientes (16)
  • Automatização de Marketing (8)
  • Comportamento do Consumidor (3)
  • Comunicação Empresarial (11)
  • Email Marketing (1)
  • Empreendedorismo (16)
  • Engagement Marketing (1)
  • Gestão de Eventos (5)
  • Inbound Marketing (39)
  • Indústria 4.0 (3)
  • Instituições Financeiras (7)
  • Inteligência Artificial (1)
  • Marketing de Conteúdos (7)
  • Marketing de Nostalgia (1)
  • Marketing Digital (6)
  • Marketing Intelligence (1)
  • Marketing Pessoal (2)
  • Marketing Reputacional (1)
  • Marketing Tribal (1)
  • Proteção da Informação (3)
  • Redes Sociais (3)
  • Relações Públicas (1)
  • Transformação Digital (9)
  • Video Marketing (1)

Artigos Recentes

  • Design da Experiência do Utilizador (UX)
  • Estratégia de Personalização ou Customização
  • Marketing Pessoal em Teletrabalho
  • Marketing Tribal e Storytelling
  • O que é o Growth Hacking?
  • Os Elementos duma Marca
  • O que é o Marketing Intelligence
  • Inteligência Artificial para Marketing
  • Marketing de Nostalgia
  • Impacto do COVID-19 no comportamento do consumidor
RSS

Quem Somos

A Crivosoft é uma Agência de Marketing Digital especializada em Inbound Marketing e Marketing Automático.
Facebook
Instagram
Linkedin
Pinterest
Twitter
Youtube
Tiktok

Trabalhos Recentes

Supremo Tribunal Administrativo Risa Consulting Casa 9a Isla Santarém Agriexport APPP-FN Sucatas de Angola Cerveja RIMA APPACDM de Santarém

Contactos

  • Crivosoft, Lda,
    Largo Infante Santo, CIES,
    2009-002 Santarém, Portugal
  • (+351) 967 393 026
  • geral@crivosoft.pt

Endereços Úteis

  • Blogue
  • Contactos
  • Início
  • Política de Privacidade
RSS

Copyright © 2018 Crivosoft, Todos Direitos Reservados. | Política de Privacidade