Regras para Publicar na Página de Fãs do Facebook
Para que exista retorno positivo do investimento efectuado na presença de uma empresa no Facebook, deveremos ter cuidado com os conteúdos que vamos partilhar e com a interacção que estabelecemos com a nossa audiência tipo, na página de fãs.
Neste artigo pretendemos ajudá-lo a escolher o tipo de página de fãs adequado à sua empresa e a observar as regras de etiqueta de publicação no Facebook, condições mínimas para uma presença bem sucedida.
As regras para publicar na página de fãs do facebook, que lhe propomos, não esgotam o tema e devem ser sempre confrontadas com as especificidades do seu negócio e com a estratégia de comunicação da sua empresa..
Que Tipo de Página de Fãs (Fan Pages) Escolher?
Uma empresa não deve ter apenas uma página de perfil, mas deve ter também uma página de fãs, para não ficar limitada no número de amigos e para ter acesso a estatísticas e funcionalidades de marketing, só disponíveis nestas últimas.
O facebook dá-nos a possibilidade de escolher entre 6 tipos diferentes de páginas de fãs, devendo optar por aquele que se adapte melhor ao negócio da sua empresa.
Para o ajudar nessa tarefa, juntamos síntese das principais diferenças:
Local Business or Page
Se tem uma loja física e pretende que as pessoas a visitem, deve escolher o tipo de Página de Fãs, Local Business or Page.
Na lista de categorias de negócios, que o Facebook lhe apresenta, se nenhuma se adaptar ao seu negócio, escolha Local Business.
Inclua as suas horas de abertura, opções de parqueamento e possibilidade das pessoas fazerem check-in usando o Facebook Places.
Company, Organizations or Institution
Se possui um negócio ou loja online e o seu produto é apenas vendido por si e em online, deve escolher o tipo de Página de Fãs, Company, Organization or Institution.
Se nenhuma categoria de negócio de adaptar à sua, escolha uma genérica que se aproxime.
Brand or Product
Se possui um negócio ou loja online, mas o seu produto é vendido através de múltiplos websites, ou revendido por diversos revendedores, deve escolher a Página de Fãs tipo Brand or Product.
Se nenhuma categoria de negócio se adaptar à sua, escolha uma genérica que se aproxime.
Artist, Band or Public Figure
Se estamos a falar de um artista, banda musical ou figura pública, a escolha acertada é o tipo Artist, Band or Public Figure.
Neste caso, a escolha da categoria reveste-se de maior importância, porque a informação seguinte vai depender dessa escolha.
Entertainment
Se pretende promover um livro, ou se o seu negócio pode ser classificado como entretenimento, TV Show, filme, estação de rádio ou revista, deve escolher o tipo de página de fãs Entertainment.
Cause or Community
Se está a defender uma causa então deverá optar pela Página de Fãs tipo Cause or Community.
Ter em atenção que se for uma empresa sem fins lucrativos ou uma associação de caridade, poderá ser mais adequado escolher o tipo Company, Organizations or Institution.
Neste tipo de Página de Fãs não existem categorias para escolher.
Regras Gerais a Seguir nas Publicações na Página de Fãs
Escolhido o tipo de Página de Fãs, que entende mais adequado ao seu negócio, haverá agora que começar a publicar conteúdos.
Juntam-se algumas regras simples, que o poderão ajudar a ser bem sucedido.
1. Seja Positivo
Procure nas suas comunicações passar mensagens positivas, porque essa atitude atrai mais pessoas e é mais propícia à realização de negócios.
2. Publique Conteúdos Variados
Não se limite a publicar conteúdos sobre os seus produtos ou serviços, nem o faça recorrendo sempre ao mesmo tipo de conteúdo.
Conteúdos variados têm tendência a atrair mais interacções, mas tenha cuidado para assegurar a consistência das suas publicações.
3. Responda aos Comentários dos seus Fãs
Não existe interacção, se não responder aos comentários que os seus fãs vão fazendo no seu mural.
A interacção aproxima as pessoas e cria o clima apropriado para a realização de negócios.
4. Publique Regularmente
É importante publicar regularmente para poder prender a atenção da sua audiência.
No entanto, publicar regularmente não significa fazê-lo com frequência excessiva, porque isso pode aborrecer os seus fãs.
5. Publique nos Horários Adequados
Deve assegurar que as suas publicações são feitas fora das horas normais de trabalho do seu público alvo.
Para garantir o timing certo da publicação, recorra às funções de agendamento.
6. Inclua Imagens nos seus Posts
Tenha o cuidado de incluir pelo menos uma imagem nos seus posts, porque está provado que as imagens aumentam os resultados de forma significativa.
7. Não se Esqueça de Incluir a Descrição do Post
A descrição dos posts deve ser cuidada e apelativa.
Invista algum tempo na elaboração das descrições dos seus posts, para que sejam encontrados pela sua audiência tipo.
8. Use Hashtags
As hashtags são essenciais para o seu conteúdo ser encontrado, mas não inclua mais que duas em cada publicação.
Conclusão
Criar e escolher o tipo certo de Página de Fãs e observar algumas regras para a publicação dos seus conteúdos, será o primeiro passo para conseguir atrair clientes no Facebook.
Para além disso, as Páginas de Fãs permitem que as empresas avancem para um patamar mais profissional de comunicação com a sua audiência alvo no Facebook, o que também contribuirá para melhores resultados.
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