Ser Empreendedor e ser um Startupper
Quem faz a opção pessoal e profissional para ser um STARTUPPER, obrigatoriamente deve ter claro e definido um perfil focado no EMPREENDEDORISMO. No entanto o fato de possuir um perfil EMPREENDEDOR não é um elemento determinante para que se venha a ser um bom STARTUPPER.
O advento das Startup’s e sua boa aceitação na sociedade se dá de forma geral em função da busca pelo consumidor de práticas comerciais pautadas por posturas inovadoras, uma vez que as grandes empresas, pelo seu formato verticalizado de produção, não foram capazes de diagnosticar os ventos que sopram em torno das novas exigências e expectativas de consumo.
Esse novo formato mercadológico ainda está longe de ser compreendido em sua integralidade face à alta complexidade de sua dinâmica em que aos poucos estamos aprendendo a manusear, onde o Minimalismo e o Disruptivo são tónicas constantes decorrentes da percepção dos anseios e desejos do consumidor, aliada a permanente conectividade, elemento este que acaba alavancando a celeridade do crescimento dos negócios. Aí temos a tão desejada Escalabilidade.
Os especialistas diariamente se debruçam na tentativa de compreender o que está acontecendo no mercado, onde grandes marcas surgem com uma rapidez nunca vista, enquanto outras historicamente estabelecidas estão vislumbrando um horizonte de poucas perspectivas.
As Startups estão muito além de uma bolha de crescimento da internet, elas de fato extrapolaram os “limites” da rede, elas são uma realidade que veio para ficar, mudando conceitos e paradigmas sociológicos em função de um cenário mundial onde a empregabilidade sofre transformações e o empreendedorismo será a tónica no decorrer das próximas décadas.
Mas como em tudo na vida só sobrevivem os grandes, os fortes, os competentes e ousados, ou seja os visionários.
– Pergunta de amigo: Você possui estas qualidades?
– O Sucesso da sua Startup será fruto de uma mente preparada e nunca de mera sorte, porque “sorte” se tem um dia ou outro. O sucesso de sua startup será fruto de conhecimento, obstinação, dedicação, paciência e uma compreensão clara de que o seu projeto será bem sucedido.
A desejada Escalabilidade e necessidade de Mobilidade são características que dificultam o desenvolvimento de teses e teorias sobre as Startups. Diria que esse sonho do “Olimpo” se constitui como uma conquista que se deve renovar a cada momento de interação com o consumidor, para que as suas experiências impactem em um desejo de beber novamente na mesma fonte.
Neste artigo pretendo trazer luzes sobre a compreensão do perfil de “Startupper Vocacionado”, que diverge abruptamente daquele que se caracteriza por ser um aventureiro, uma pessoa que entende equivocadamente o fenómeno como um modismo.
Se fizermos uma análise pormenorizada a respeito das Startup´s que obtiveram sucesso em sua trajetória ao longo dos primeiros dois anos, encontraremos com muita propriedade as características abaixo de um Startupper vencedor em sua equipa.
- Nenhuma startup provavelmente vai alcançar a tão desejada Escalabilidade em seu negócio se a empresa e seus dirigentes tiverem um foco apenas no ganho financeiro. Uma das características que fazem a startup ser vencedora é a capacidade de mostrar aos seus clientes que a sua existência se dá com foco na possibilidade de proporcionar uma experiência mercadológica ÚNICA, na qual o produto ou serviço ofertado consiga ser efetivamente capaz e também afetivamente de prover melhorias na qualidade de vida das pessoas.
Os consumidores não querem apenas mais um produto ou serviço, se fosse assim as empresas tradicionais e estabelecidas no mercado já estariam suprindo todas as necessidades do consumidor.
A monetização é um passo que se dará em função da efetiva capacidade de CONQUISTA e SEDUÇÃO, desenvolvida de forma honesta e ética junto ao seu cliente. Será essa capacidade de seduzir de forma contínua, permanente e inovadora que fará com que o seu negócio galgue um patamar diferenciado junto ao mercado consumidor.
- A capacidade de entrega ao projeto, de mergulhar em suas entranhas é um desafio que muitos que pretendem ser um CEO de uma Startup precisam enfrentar para serem vitoriosos, pois muitas vezes o que há de fato é apenas uma ideia INOVADORA, (diga-se como sendo um fato de suma importância) do seu idealizador, mas muitas vezes essa ideia precisa de outras pessoas que o ajudem para que ganhe concretude.
A saga desafiadora da embrionária Startup parte da premissa de que ninguém chega ao olimpo sozinho, encontrar outras pessoas que estejam em sintonia com o idealizador é fundamental, isso é necessário mesmo no caso daqueles que possuem os recursos financeiros para colocar o produto ou serviço no mercado.
- Ética, Honestidade, Transparência são valores que todo e qualquer consumidor defenderá em qualquer modelo mercadológico e estes estão na base de sucesso de toda e qualquer Startup. Quando se é um Startupper, há uma necessidade de inovação e atualização dos processos, assim como estar em sintonia com as plataformas tecnológicas, isto deve ficar muito mais em evidencia do que quando se é um empreendedor de um segmento convencional e já assimilado pelo mercado.
”O grande desafio para o Startupper é o de se manter todos os dias na “Crista” da onda, fazendo a melhor manobra, obtendo a melhor performance, entrando no maior tubo e fazendo tudo com uma alegria que contagia a equipa. Aí sim ele é um Startupper.”
- A “Equipa”, esse é outro parceiro desafiador diário na convivência do Startupper, as necessidades, os compromissos e agilidade na tomada de decisões, requer a existência de um ser humano maduro, centrado, emocionalmente equilibrado e possuidor de uma capacidade de forma eficiente de fazer uma rápida leitura estratégica, que derive por um outro lado em um rápido reposicionamento de mercado. Há um termo que certamente consegue sintetizar com boa margem de aproximação todas estas características, “RESILIÊNCIA”.
Essa característica se você não a possui, procure pelo menos detectar com rapidez e aceitar sua limitação e se cerque de pessoas sérias que a possuam e procure adquirir esta caraterística. Os destinos da Startup estão em suas mãos. Os louros do sucesso serão compartilhados com muitos, mas não se esqueça que o ónus do fracasso possui apenas um destinatário, “VOCÊ”.
- Uma das características que são bastante destacadas nos Startupper é a sua capacidade de perceber, com rapidez, erros e equívocos decorrentes durante todas as etapas do processo. Essa leitura rápida, essa habilidade que possibilite fazer diagnósticos com rapidez e precisão derivam no geral de duas caraterísticas fundamentais. Uma já citei em um tópico anterior, ser uma pessoa emocionalmente equilibrada e a outra é ter a capacidade de tomar decisões mediante análise de dados científicos.
Esses dados científicos como são obtidos, boa pergunta!!!
Resposta: TESTES
Os dados objetivos e subjetivos colhidos em cada teste, cada feedback gerado pelo pitch que foi feito para uma mesa analisadora, pelos clientes, pelos investidores.
O sucesso de uma Startup não é uma jogada de sorte. Sorte temos algumas vezes na vida, nunca tenha isso como fator determinante, o que faz um empreendedor vencedor no mundo das plataformas digitais é a sua engenhosidade se reinventando, inovando, antecipando, sem perder a sua essência e sem se descaracterizar.
“Testar é antes de tudo a capacidade e a grandeza de se deparar com o erro sem ter medo de reiniciar o processo. Por isso é que a sua equipa deve ser tratada com todo o respeito e atenção, pois eles serão os seus olhos e os sentidos, sua capacidade sensorial no cotidiano.”
- Por fim quero trazer em destaque uma das mais importantes características que devem compor o leque dos predicados de um Startupper vencedor, é a Liderança. Boa parte das Startups que decolaram trazem consigo a marca de seu CEO atrelada à trajetória de sucesso do negócio, ele é a personificação do negócio. Aí está a chave do sucesso.
Ser um Líder em uma Startup é uma das vivências mais desafiadoras no mundo empresarial, pois é lidar com um mar de incertezas, dúvidas, desafios e desconfianças vindas de todos os lados. Muitas vezes tudo isso vem de quem dorme ao seu lado e de quem você ama. Um líder terá de ser capaz de influenciar e transformar, saber escutar críticas e fazer auto reflexão. Nada mais absurdo e desprezível, alguém sem um “tostão” e ainda por cima ser arrogante, intolerante e sem humildade.
- O sucesso dos Startupper em geral não se notabiliza apenas no plano profissional. Ser um Startupper de sucesso é uma empreitada humanamente impossível se não for acompanhada por transformações no plano pessoal com revisões conceituais profundas a respeito da forma de compreender e valorizar o outro.
Dentro do contexto ora apresentado, o sustentável, o ecologicamente correto, políticas éticas com a equipa de trabalho, honestidade e transparência com o consumidor são características que não são encontradas em todos os seres humanos com razoável facilidade, mas em um Startupper de sucesso SIM.
No mundo sempre tivemos muita gente querendo chegar ao cume da montanha, mas só alguns de fato conseguem. Só estes tem histórias para contar no final, em um palco onde muitos desejam escutar as suas histórias desenvolvidas em sua trajetória de vida e gostariam de estar.
Se tudo isso mexeu com você, comece pelo menos com uma grande meta de vida, se esforce em ter disciplina e planejamento.
Não será a sua inteligência e nem o seu projeto inusitado e infalível que te levarão ao sucesso.
Normando Vitorino
CEO da IDH Business & Consultoring
+55 83 98645-8691
consultorianvr@gmail.com