O que é o Growth Hacking?
Compreender o que é o Growth Hacking pode ser importante para as empresas que procuram inovar e aumentar as receitas dos seus negócios.
Compreender o que é o Growth Hacking pode ser importante para as empresas que procuram inovar e aumentar as receitas dos seus negócios.
As empresas procuram cada vez mais personalizar as suas estratégias de forma a assegurarem melhores resultados, sendo para isso importante possuírem conhecimento sobre como implementar marketing personalizado.
Está hoje ao alcance de qualquer empresa reduzir o tempo gasto a idealizar, criar e acompanhar campanhas de marketing online, caso optem por usar plataformas de marketing automático. Para além desse ganho de competitividade, existem outras vantagens associadas a estas plataformas, como a melhoria do controlo das campanhas, a redução da carga administrativa, a redução da necessidade de intervenção dos técnicos de informática, entre outras. Neste artigo apresentamos-lhe algumas das vantagens do marketing automático, em detalhe.
Estamos perante uma nova revolução, que implicará a transformação digital das empresas que queiram acompanhar os recentes progressos nas tecnologias de informação e comunicação, assim como as alterações nos processos de compra dos consumidores. Esta adaptação torna-se mais difícil nas organizações mais antigas porque para além do seu legado de processos e soluções informáticas que constituem muitas vezes obstáculo à inovação, enfrentam ainda um mundo de restrições orçamentais que muitas vezes limitam a sua capacidade para acompanhar essas novas tendências. Este artigo mostra como as plataformas de marketing automático podem garantir a necessária evolução estratégica, sem pôr em causa as eventuais restrições orçamentais para investimentos em soluções informáticas e de marketing.
Um dos grandes desafios que as empresas atualmente enfrentam no mercado online, é conciliar a necessidade de responder às alterações de comportamento de compra de um consumidor que se informa cada vez mais nas redes sociais, blogues e outras plataformas online, com as dificuldades de recolha de informação sobre essas interações. Embora existam algumas plataformas de automatização de marketing que permitem ultrapassar essas dificuldades, a grande realidade é que as grandes empresas, apesar de normalmente mais dotadas de recursos humanos e financeiros, parecem tardar em acompanhar esta nova realidade. Para ajudar quem pretenda avançar, juntamos algumas reflexões sobre como usar o marketing automático em instituições de crédito, seguradoras e outras grandes empresas, bem como alguns mitos associados ao seu uso.
Um dos problemas enfrentados pelas organizações com sistemas de informação e processos complexos, é a adoção de novas soluções informáticas que lhes garantam presença na linha da frente da competitividade e a natural superação dos seus concorrentes. As grandes organizações, como é normalmente o caso das Instituições Financeiras, para além de enfrentarem esses problemas, têm ainda de ter especiais cuidados com a segurança dos seus sistemas informáticos e com a proteção dos dados dos seus clientes. A decisão de adquirir soluções externas de marketing automático parece pois, numa primeira análise, pouco adequada, mais ainda porque para além dos aspetos referidos, sobre estas organizações pesa muitas vezes a falsa imagem de conservadorismo e aversão à inovação. Neste artigo avançamos com a tese contrária, defendendo que as grandes empresas, incluindo as Instituições Financeiras, podem conciliar marketing automático e CRM (Customer Relationship Management), mesmo que em plataformas distintas e que o podem conseguir sem pôr em risco a segurança de sistemas e dados.
Ter conteúdos únicos, atualizados e de qualidade, para publicar nos diversos canais, não é um processo simples, porque a sua produção ou curadoria exige conhecimento, bem como algum tempo, recursos que raramente abundam nas pequenas e médias empresas. Se a opção subcontratação não é encarada, mas não se quer perder o acesso ao imenso mercado online, resta tentar minimizar o problema recorrendo a plataformas de automatização de marketing para melhorar a produtividade e tornar viável a gestão interna do processo. Existem muitas plataformas de marketing automático no mercado, a esmagadora maioria oferecidas em SaaS (software as a service), que variam em termos de preço e integração de funções. Para ajudar quem esteja interessado em ferramentas de automatização de marketing, vamos abordar algumas das características que essas plataformas devem possuir para assegurar uma boa criação e gestão de conteúdos.
Dashboard, Tableau de Bord, ou Painel de Controlo são designações equivalentes para descrever o lugar onde se pode controlar o desempenho dos nossos esforços de marketing digital, em termos de contactos, páginas de aterragem, posts do blogue e emails. Apesar de ser um conceito de monitorização da atividade muito antigo, simples e eficaz, poucas empresas possuem um dashboard para acompanhar o marketing digital, em grande parte porque não possuem plataformas integradas de automatização de marketing. Para apoiar quem queira alterar esse estado de coisas, vamos seguidamente descrever as particulariedades de um bom dashboard, bem como as características que as plataformas de automatização de marketing devem possuir para as suportar.