Um novo LMS para Inbound Learning
A constante digitalização do Ensino implica alterações ao tipo de tarefas a desenvolver por Professores e Alunos, para que todos possam retirar proveito das novas tecnologias, mas também para ajustar as competências a desenvolver, às necessidades futuras.
Novas ou adaptadas metodologias de Ensino que ponham o Aluno no centro do processo educativo, que lhe permitam evoluir de acordo com as suas aptidões, ritmo de aprendizagem, gostos pessoais e que o preparem para um futuro onde a criatividade, o empreendedorismo e a inovação serão fatores críticos de sucesso, parecem ser cada vez mais necessárias.
Mas será que existem LMS (Learning Management Systems) ou outras plataformas suficientemente eficazes para operacionalizar estas metodologias e retirar plenamente proveito do Digital para desenvolver as competências de Alunos/Formandos?
Metodologia Inbound Learning
A metodologia Inbound Learning está virada para um Ensino em que o Aluno/Formando está no centro do processo educativo, ajudando-o a progredir de acordo com as suas necessidades e interesses, valorizando os seus skills individuais e incentivando a sua criatividade e iniciativa através de um ambiente de aprendizagem transparente, inclusivo e divertido.
Para uma melhor compreensão, alguns dos princípios diferenciadores da Metodologia são, segundo Pereira, P & Lima, V. (2021):
- O Inbound Learning é uma metodologia que visa aprofundar as aptidões dos Alunos/Formandos em vez de os impedir de progredir devido às suas incapacidades (Carvalho, 2020);
- Oferece um ambiente de aprendizagem em que os Alunos/Formandos terão iniciativa e autonomia na aquisição de parte dos conhecimentos, incluindo certificações extracurriculares e acesso, em contexto, à Base de Conhecimento existente na Instituição;
- Com o Inbound Learning os Alunos recebem todo o tipo de material de Ensino adequado aos seus interesses, preferências, aptidões, ritmo e dificuldades, que serão determinados pelo seu comportamento de pesquisa e aprofundamento de conhecimento e/ou na gama de interesses em que tenha mostrado aptidão;
- Tudo isto é possível através de processos de automação de envio de conteúdos aos Alunos e Professores, segundo os seus interesses, com ou sem validação do Professor/Orientador. Claro que o automatismo deve ser inteligente, isto é, serem progressivamente enviados conteúdos mais profundos à medida que os alunos forem ultrapassando check-points ou avaliações;
- O Professor e a Instituição de Ensino, para além de certificarem, devem ser Produtores e Curadores de conteúdo/conhecimento a ser disponibilizado aos Alunos/Formandos nas aulas e na Base de Conhecimento, orientando-os nas suas dificuldades e interesses e estimulando a sua curiosidade, criatividade e pensamento crítico;
- Professores e Alunos/Formandos podem contribuir para a Base de Conhecimentos da Instituição, sendo sinalizados os conteúdos verificados pela Instituição;
- Deve implementar naturalmente técnicas de gamificação, existindo estatísticas de sucesso e atribuição de badges à medida que os alunos/formandos atinjam determinados objetivos;
O que é um LMS?
Em termos gerais, um LMS é uma plataforma informática que ajuda a formalizar atividades de formação e desenvolvimento, em toda a organização, de uma forma estruturada e acessível.
Trata-se de um sistema como uma tecnologia que pode tornar a aprendizagem mais rápida, produtiva, económica e acima de tudo mais rastreável.
Um LMS típico permite fazer upload de conteúdos de aprendizagem, apoiar as aulas, trocar mensagens e partilhar dados e este é um progresso assinalável.
Exemplos de LMS’s
Criada pela Adobe esta LMS beneficia da Gamificação e do streaming de vídeo para um maior envolvimento com o utilizador, para além de ser de fácil utilização e apresentar processos simplificados.
Com um bom motor de avaliação e pesquisa de conteúdos, o LMS eFront oferece uma plataforma multilingue com uma componente de relatórios e avaliação de competências.
Além disso, beneficia também de ferramentas de comunicação e Gamificação.
Recorrendo à gestão de avaliação e ferramentas de anotação, o Schoology destaca-se pela capacidade de dar formação através de Gamificação e da aprendizagem síncrona.
O Schoology beneficia também de uma biblioteca de conteúdos.
A fácil navegação, interface persuasiva e intuitiva são vantagens desta LMS.
Além disso, destaca-se a sua capacidade de usar vídeos do YouTube como suporte de aprendizagem das várias formações.
Este LMS tem capacidade para desenvolvimento de cursos e avaliações, permitindo personalizar a sua aparência.
Muito útil é o repositório Digital e o portfólio, assim como a possibilidade de criação de salas virtuais para uma melhor aprendizagem, realização de trabalhos e debates.
As suas principais funcionalidades são capacidade de importação e da criação de grupos de utilizadores, plataforma multilingue, criação de cursos online, impressão e visualização de relatórios do processo, possibilidade de ter um fórum de utilizadores, anunciar cursos e visualizar um calendário.
O Blackboard é um LMS que permite editar conteúdos e fazer uma boa gestão de grupos, além de ter uma forte componente colaborativa o que permite uma aprendizagem dinâmica.
De modo a impulsionar a aprendizagem este LMS atribui aos seus utilizadores selos e prémios quando conseguidas boas avaliações.
Como complemento permite criar sondagens, personalizar o dashboard e ainda conectar vários intervenientes – administradores, alunos e encarregados de educação.
Igualmente importante destaca-se a sua capacidade de criar uma rede comunitária que ajuda numa melhor comunicação e numa aprendizagem mais dinâmica.
Apesar do seu processo complexo na atribuição de classificações, destaca-se a capacidade de gravar e enviar mensagens de vídeo, bem como partilhar conteúdos.
Além disso, esta plataforma permite a integração com plataformas externas e possui uma API aberta, sendo que também é possível, com este LMS, editar conteúdos de acordo com as necessidades.
Bastante utilizado por várias organizações, este LMS destaca-se por ser multilingue, permitir a integração de conteúdos e ainda ter ferramentas de colaboração.
Para além disso, permite criar múltiplos cursos online e fazer avaliações one-to-one.
Importante é também a realização de backups diários e o processo de autenticação altamente seguro.
Com vertente de Gamificação e API, o LMS Docebo aparenta ter um bom mecanismo de integração e UI (User Interface).
Além disso, permite a emissão de relatórios, criação de salas virtuais e geração de tarefas automatizadas que ajudam numa melhor mobilidade do utilizador.
Com espaço de armazenamento ilimitado e o percurso de aprendizagem flexível para cada utilizador, este LMS permite ainda a importação dos utilizadores via CVS, ou por API.
Além disso, tem integração com Zoom e Microsoft e é possível também fazer uma gestão do calendário com acesso a reuniões, webinares e workshops.
O LMS ProProfs permite criar uma comunidade para partilha de conhecimentos o que gera desde logo uma maior comunicação e interação entre os utilizadores.
É possível também criar salas virtuais para a realização de projetos e tarefas, bem como disponibiliza de uma biblioteca com vários cursos podendo estes imitir relatórios com ritmo de aprendizagem, taxas de conclusão e outras métricas importantes.
Por último, à semelhança de outras LMS, também recorre à Gamificação e à capacidade de criar quizzes para uma maior interação e conexão com o utilizador durante o processo de aprendizagem.
Este LMS permite acompanhar e analisar o processo e o desempenho do aluno/formando durante a aprendizagem, bem como permite a personalização através de cores, logotipos e emails automáticos personalizados.
Como benefícios destaca-se ainda o Centro de Recursos, processo de registo, capacidade de ser multilíngue, possibilidade de integração com aplicações de terceiros e ainda a capacidade de criar cursos e conteúdos com relatórios em Tempo Real.
Com uma boa gestão de cursos e um bom catálogo, esta plataforma permite ainda realizar a importação e exportação de dados.
Para além disso, é possível realizar videoconferências e realizar cursos e planos individuais o que permite uma melhor aprendizagem, tenho sempre em consideração métricas de avaliação.
Um Novo LMS
No entanto, para fazer face às metodologias de Ensino/Formação que colocam o aluno no centro do processo educativo, é preciso, provavelmente, um pouco mais, nomeadamente:
- Conhecer com maior detalhe o Aluno, para ir ao encontro das suas necessidades, o que só se consegue se toda a interação for centralizada e registada;
- Criar condições para uso frequente da plataforma, o que só se consegue se ela for intuitiva e útil;
- Permitir a utilização da plataforma antes, durante e depois das aulas o que exige planeamento e disponibilidade de conteúdos;
- Permitir certificações nos temas disponibilizados pela organização, sem necessidade de intervenção de Professores/superiores hierárquicos;
- Permitir acesso a todo o tipo de conteúdos, de forma autónoma e quando necessária, a todos os Alunos/Formandos, o que exige um banco de conteúdos da organização;
- Alertar Alunos e Professores para a ocorrência de eventos que implicam a sua ação ou que dela devam ter conhecimento (ex: trabalhos distribuídos, trabalhos concluídos, etc);
- Existência de plano, sempre disponível, de todas as tarefas do aluno, independentemente da unidade curricular;
- Envio de conteúdos adequados aos interesses de Alunos/Formandos, ou Professores/Chefias;
- Possibilidade de uso de novas tecnologias digitais para apoiar todo o sistema.
Tal implica alterações aos LMS existentes, ou mais provavelmente a existência de um novo LMS para Inbound Learning.
Conclusão
Apesar dos vários exemplos de bons LMS, podemos concluir que ainda não existe nenhum capaz de garantir os principais requisitos da metodologia de Inbound Learning.
Na Crivosoft estamos a desenvolver um projeto piloto com várias Instituições de Ensino e Formação Profissional, tendo em vista lançar as bases de um novo LMS para Inbound Learning.
Se pretender saber mais sobre este projeto, seguem-se os contatos:
Vitor Lima
vitor.lima@crivosoft.pt
+351967393026