Uso de influencers no marketing digital
O recurso a personalidades influentes foi desde sempre uma ferramenta utilizada pelo marketing, sendo uma evolução natural o atual uso de influencers no marketing digital.
Aqui, o conceito de influencer assume outros contornos associados a uma forte reputação online capaz de influenciar consumidores.
Recorrer a influencers como ferramenta de marketing boca-a-boca representa uma forma de aumentar o alcance de uma marca, fazendo-o de forma orgânica, embora com algum custo associado.
Produção de conteúdos em crescimento
Existe uma crescente produção de conteúdos, pelas marcas, por influencers e pelo indivíduo comum, o que conjuntamente com os bloqueadores de publicidade e a diminuição do alcance orgânico das publicações nas redes sociais, torna cada vez mais difícil alcançar o público pretendido.
Com a constante saturação publicitária, a permeabilidade às mensagens publicitárias diminui. No entanto, atualmente os consumidores encontram-se cientes dos estímulos presentes e procuram recomendações de terceiros, atribuindo-lhes credibilidade e quebrando assim o bloqueio aos meios tradicionais.
Um produto ou serviço e o seu valor agregado não são suficientes para que se consiga a visibilidade pretendida, uma vez que o consumidor valoriza também a experiência obtida através do contato e o influencer operacionaliza e humaniza este processo.
Influencers estão associados a grande exposição e elevado número de seguidores
Um influencer (influenciador digital) é já hoje uma profissão, tal como um jornalista, um marketeer, ou um designer gráfico.
Não correspondendo necessariamente a indivíduos com elevada exposição mediática nos meios de comunicação social, estes possuem um grande impacto e capacidade de influência dentro dos seus seguidores.
Por norma direcionados para um tópico em particular como viagens, fitness, ou moda, comunicam as mensagens das marcas com quem colaboram fazendo-o de uma forma subtil e integrada no seu perfil, resultando numa linguagem próxima do público através de empatia e afinidade.
Na realidade os influencers são produtores de conteúdos, quer estes se apresentem na forma de vídeos, fotografias ou textos. São denominados ‘prosumers’ por estudos científicos – consumidores que se tornaram produtores.
Alguns autores apontam traços comuns entre os influencers, tais como:
- elevada exposição e partilha em áreas específicas;
- elevado “share of voice” – frequência com que comunicam;
- efeito “eco” – capacidade de alcance e de suscitar reações de maneira a formar opiniões.
Cuidados a ter na escolha de Influencers
Os influencers incluem o produto/serviço das marcas com que colaboram na sua narrativa de forma por vezes tão simples como mencionar o nome, ou utilizar a hashtag criada pela marca.
Esta técnica de marketing digital exige um alinhamento com a estratégia definida pela marca pelo que a escolha do influencer deve ser cuidada, uma vez que é crucial.
Ao recorrer a um influencer, este funciona como uma ponte entre marca e os consumidores, transmitindo confiança ao público alvo e contribuindo para a construção de uma relação, pois um bom influencer não se traduz apenas no seu número de seguidores, mas sim e principalmente, na interação que alimenta.
É necessário observar como o influencer comunica com o seu público: de que forma, com que conteúdos e com que sucesso.
É também importante compreender de que maneira trabalha com marcas e se a sua imagem e áreas a que se dedica se adequam, ou colidem com a nossa marca.
60% dos utilizadores têm em conta opiniões/recomendações vindas das redes sociais ao fazerem compras
O uso de influencers no marketing digital assume especial relevância quando se pretende atingir um público jovem, uma vez que alguns estudos indicam que pessoas acima dos 45 anos preferem um influenciador tradicional.
Um estudo realizado pelo Twitter revelou que 49% dos consumidores procura ativamente conselhos de influencers através desta rede social e que nesta sequência 20% destes se sentem motivados para partilhar as próprias opiniões acerca de um produto ou serviço, após terem lido um tweet de um influencer.
10 Vantagens para as marcas na utilização de influencers
Eis algumas vantagens da utilização de influencers para as marcas:
- Veicular conteúdos de comunicação da marca, à audiência certa;
- Expandir o alcance da marca, antes limitado pelo uso de meios tradicionais;
- Criar buzz numa campanha, de modo a aumentar e estimular a expectativa;
- Aumentar o valor agregado à marca, por associação a uma personalidade prezada;
- Gerar credibilidade, o que funciona para ambos os lados, legitimando também o influencer;
- Beneficiar da confiança entre clientes já estabelecida entre influencer e o seu público;
- Captar novos clientes através de recomendação;
- Fidelizar clientes com o reforço positivo por parte do influencer associado;
- Adicionar a utilização de influencers (mais um meio) à utilização de outros meios dentro de uma mesma campanha;
- Observar impacto positivo sobre as vendas, como resultado da ação.
Conclusão
O uso de influencers no marketing digital recorre ao poder do fenómeno boca-a-boca em massa, em grande escala.
Os influencers, devido ao poder do fenómeno boca-a-boca em massa, têm a capacidade de driblar as limitações dos conteúdos publicitários e também o potencial para gerar confiança na marca, leads, vendas e o consequente envolvimento e retenção de clientes.
A melhor forma de fazer uso de influencers numa campanha é integrar a comunicação da mensagem nos conteúdos do próprio influencer, para assim se alcançar o êxito pretendido.
No entanto é necessário ser criterioso na altura de optar pelo influencer mais adequado à marca, uma vez que se precisa que este tenha:
- influência sobre o público que se pretende atingir;
- um alcance significativo;
- um poder de ação eficaz, que corresponde à capacidade do influencer conduzir o público até à marca.
Neste sentindo, os influencers tornaram-se parte integrante do inbound marketing atraindo o consumidor de forma mais orgânica e sem intrusão.
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