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Uso do TikTok por empresas

Uso do TikTok por Empresas

CategoriasRedes Sociais
Patrícia Pereira

Patrícia Pereira

4 Agosto, 2020

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Apesar de ser uma rede social recente e das notícias tensas em que se viu envolvida por força da guerra comercial entre os EUA e a China e da recente intenção de compra pela Microsoft, é cada vez mais frequente o uso do TikTok por empresas.

O TikTok foi inicialmente projetado como um aplicativo de partilha de vídeos curtos e engraçados para fins de entretenimento, mas o seu sucesso chamou a atenção dos responsáveis de marketing que lhe descobriram potencial como novo canal para as suas campanhas.

Este interesse das empresas resulta do crescente número de utilizadores do TikTok, da capacidade que tem demonstrado para atrair um público maioritariamente jovem e feminino, mas também por ser uma app gratuita e muito fácil de utilizar.

Aspetos a considerar no TikTok

Tal como acontece com a presença noutras redes sociais, também no TikTok as empresas devem ter um perfil cuidado, bem como a preocupação com o conteúdo publicado e partilhado.

Dado o seu cariz de entretenimento, o TikTok tem um grande potencial para as empresas que procuram inovar e dialogar com o consumidor da geração Z, tipicamente mais disponível para receber e visualizar publicidade apresentada neste formato.

De seguida apresentamos alguns aspetos sobre os quais as empresas devem refletir, caso decidam investir nesta rede social:

Target

Apesar de associado a um público jovem é importante compreender que o target do TikTok está bastante repartido o que permite às empresas uma boa segmentação, sendo possível atingir também um público mais adulto.

Humor

Nesta rede social reina o humor e o entretenimento, devido às suas características irreverentes, por isso, as empresas que procuram desafiar e interagir com o consumidor através de um papel divertido, jovem e por vezes improvisado, têm mais sucesso no TikTok.

Conteúdo viral

No TikTok assiste-se muito à ascensão de conteúdos virais o que para as marcas é um fator importante na obtenção de resultados.

Para intensificar estes conteúdos, os gestores de social media devem estar atentos ao que se passa na sua área envolvente e procurar o que é trendy, isto é, o que está atualizado e na moda.

Conteúdo audiovisual

Os consumidores mostram grande interesse por conteúdos audiovisuais e este é o conteúdo rei na rede social TikTok.

As marcas anunciantes podem rapidamente atingir grandes resultados, com vídeos de curta duração, podendo o uso de uma banda sonora conhecida e hashtags nas descrições, reforçar ainda mais os resultados obtidos.

Estratégias no TikTok

Investir no TikTok pode de facto ser uma mais valia para as empresas, mas será importante estabelecer uma estratégia coesa tendo em conta as oportunidades que a rede social proporciona.

Pode investir no TikTok de três formas distintas:

  1. Criar um perfil próprio para a empresa produzir e partilhar os conteúdos que deseja. Independentemente de ser um perfil novo o algoritmo do TikTok irá fazer chegar os conteúdos aos seus utilizadores;
  2. Recorrer aos múltiplos influenciadores presentes no TikTok e comunicar a sua empresa através deles. A escolha de um bom influenciador e a prática de influencer outreach, ou marketing de influência, irá permitir às empresas um alcance ainda mais rápido devido aos seguidores e à atividade do tiktokers;
  3. Investir em TikTok Ads e publicitar através de anúncios pagos.

Vejamos de seguida o que pode fazer com o TikTok Ads.

TikTok Ads

Se a estratégia que decidir adotar para a sua presença na rede social TikTok for a criação de TikTok Ads, poderá recorrer aos seguintes formatos:

TopView

Com um vídeo até um minuto e num formato que capta 100% da atenção do utilizador, em tela cheia e na vertical, é possível comunicar conjugando a imagem, o som e a narrativa.

Brand Takeover

Num formato vertical e de tela cheia esta opção de anúncio permite conjugar uma imagem estática com um vídeo de três a cinco segundos.

In-Feed

Com um formato de anúncio igual ao TopView, o anúncio In-Feed surge aos utilizadores no separador “Para você” podendo estes partilhar, comentar, gostar, bem como gravar um TikTok com o áudio utilizado.

Hashtag Challenge

Num formato diferente e que permite um maior tráfego para a marca anunciante, este anúncio desafia o utilizador a participar e criar conteúdos para os desafios e as hashtags criadas pela marca.

Branded Effects

Aproveitando a funcionalidade disponibilizada pelo TikTok, neste tipo de anúncio, as marcas podem criar filtros, stickers e efeitos personalizados que rapidamente podem ser utilizados pelo utilizador.

À semelhança do anúncio baseado em hashtag, este também permite uma interatividade acrescida com os tiktokers.

Alguns exemplos de Empresas que usam TikTok

Segundo a Marketeer, existiam à data da publicação deste artigo 1,8 milhões de utilizadores em Portugal, um crescimento exponencial aparentemente impulsionado pela pandemia.

Apesar destes números, são poucas as empresas em Portugal a fazer marketing no TikTok, contrariamente ao que acontece noutros países onde existem já vários casos de sucesso na sua utilização como canal de marketing.

As estratégias usadas nesta rede social vão da exploração da criatividade e humor, à interação mais pessoal com o público, às abordagens por trás dos bastidores, ou simplesmente ao mostrar um lado diferente das empresas.

Eis alguns case studies encontrados na internet, para sua inspiração:

WallMart

A Walmart incentivou os utilizadores a postar vídeos de si mesmos, mostrando como as economias da Black Friday, nas suas lojas, fizeram com que se sentissem com vontade de dançar.

NBA

A NBA usa o TikTok para publicar destaques de jogos, com montagens de música e citações inspiradoras.

Washington Post

O Washington Post usa a sua conta para publicar vídeos bem humorados dos bastidores da redação, com apontamentos musicais e usando alguns dos efeitos especiais do TikTok.

Guess

A Guess incentivou os utilizadores a fazerem filmes deles próprios, em lugares interessantes, usando a nova linha de jeans da marca.

Zoo San Diego

O Zoo de San Diego explorou o gosto que todos temos de assistir a vídeos engraçados e agradáveis sobre animais.

Calvin Klein

A Calvin Klein usou o TikTok como experiência para aumentar sua presença on-line da maneira mais orgânica possível, recorrendo a influenciadores.

Conclusão

Apesar de em Portugal ainda existir indecisão sobre o investimento na rede social do momento, a verdade é que nos Estados Unidos da América e noutros países como a Espanha e Alemanha, o TikTok já é uma aposta para inúmeras marcas.

Casos de sucesso como os referidos neste artigo, a que podemos juntar os da Universal Pictures, Vodafone e Nike, atingiram resultados gigantescos em pouco tempo devido à grande adesão dos consumidores às iniciativas lançadas pelas marcas.

Com um futuro promissor, interliga vários fatores valorizados pelo consumidor como a rapidez de consumo, conteúdos audiovisuais de curta duração e o entretenimento, existindo enorme potencial para o uso do TikTok por empresas.

No entanto, é importante relembrar que a gestão de redes sociais é fundamental para uma boa imagem no digital, devendo evitar-se os perfis desatualizados e com pouca dinâmica, assim como a escolha errada da rede social onde investir.

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Tags: TikTok para empresas

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